Coaching é uma metodologia eficaz na busca de resultados baseados nas qualidades do cliente. Como o cliente pode descobrir quais qualidades possui? Como o coach ouve e identifica essas qualidades e os sentimentos por traz de cada palavra ou expressão esboçada pelo cliente? Sabe-se que as perguntas utilizadas no momento certo, com as palavras adequadas e tonalidade necessária pelo profissional coach, produzem no cochee uma gama de possibilidades e insights, levando-o a refletir sobre quem ele é e quais são as suas principais motivações e qualidades.

A ACP (Abordagem Centrada na Pessoa) é uma técnica desenvolvida e defendida pelo psicólogo americano Carl Rogers. Essa abordagem ajuda o coach a ter uma escuta ativa e perceptiva de sentimentos e motivações que não foram expressas de forma clara pelo cliente. É utilizada com os critérios de empatia, escuta ativa, acolhimento, não julgamento, não aconselhamento e respeito, valores que todo profissional de coach deve possuir.

É bom lembrar que coaching não é terapia. Um processo de coaching pode ajudar uma pessoa a resolver determinados assuntos de forma semelhante a um processo terapêutico. Um processo terapêutico é feito por profissionais preparados da área em que atuam.

Este texto trata-se de uma observação da ACP inserida nas relações pessoais e profissionais, que leva a um melhor entendimento entre partes de forma expressiva. A Abordagem Centrada no Cliente pode ser utilizada por qualquer pessoa, seja profissional da área ou não, que queira compreender melhor o outro e aprender a ouvir de forma empática seguindo os valores expressos acima.

A empatia: se colocar no lugar do outro é uma atitude que gera confiança e abertura para o desenvolvimento, entendimento e, por fim, crescimento do coachee em atingir os seus resultados.

A escuta ativa: é o ato de ouvir de forma profunda, interessada e acompanhando cada palavra expressa pelo cliente. É ouvir o que não foi dito, ler o que não foi escrito e perceber o não perceptível, devolvendo o conteúdo expresso em forma de reflexo para o cliente. Dessa forma o coachee percebe que o coach está acompanhando-o e isso pode produzir mais insights e comprometimento da parte do cliente.
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O acolhimento: leva a uma percepção melhor de que o profissional está interessado no sucesso do seu cliente que é acolhido a partir do primeiro contato, seja por telefone ou pessoalmente.

O não julgamento e não aconselhamento: são essenciais para que o coach não interfira nas decisões do coachee e nem se demonstre insatisfeito com as suas escolhas pessoais, que na visão do cliente é o que ele percebe de acordo com o momento. Isso é demonstrar respeito para com o seu coachee.

Com a utilização da ACP, que visa o maior entendimento dos sentimentos e emoções expressadas pelo cliente, em conjunto com a metodologia de coaching, que utiliza perguntas que levam o coachee a compromete-se consigo mesmo em busca de resultados eficazes, pode transformar o processo inteiro em mais satisfatório entre as partes e com um alto desempenho.

Sugestão de leitura: ROGERS, Carl R; KINGET, G. Marian. Psicoterapia & Relações Humanas 


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Daniel Alexandre Araújo

Graduado em Marketing; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Especialista em Docência do Ensino Profissional e Superior; Analista de Perfil Comportamental DISC; Master Coach; Professional Assess Certification; Analista de Inteligência Emocional; Palestrante; Professor: Administração; MBA em Psicologia Organizacional.contato@daresultados.com.br /