Na maioria das organizações, a pessoa que tem posição adquire um poder incrível. No exército, os líderes utilizam sua influência e, se tudo o mais falhar, podem jogar os subalternos numa cela. Em empresas, os chefes têm grande poder sobre os salários, benefícios e bonificações. A maioria das pessoas que segue o líder é muito cooperativa, especialmente quando o seu sustento está em jogo.

Entretanto, em organizações de voluntários, a única coisa que funciona é a liderança em sua forma mais pura. Os líderes têm somente a influência para ajudá-los, ninguém pode ser forçado a cooperar. Se o líder não tiver controle sobre eles, significa dizer que não irão segui-lo.

Portanto, se você é um empresário e realmente deseja descobrir se a sua equipe é capaz de liderar, faça com que passem um tempo como voluntários. Se conseguirem fazer com que as pessoas os sigam, então saberão que realmente têm influência e capacidade de liderança.

Entre os maiores exemplos de líderes que, mesmo sem nenhum poder, conseguiram influenciar nações estão: Martin Luther King, que liderou um movimento pela liberdade e igualdade dos negros nos Estados Unidos; Mahatma Gandhi, que através de seus ensinamentos liderou uma revolução pacífica, libertando a Índia do domínio imperialista inglês; Madre Tereza de Calcutá, que levou milhares de pessoas a fazer o bem seguindo seus passos; e Jesus Cristo, o maior líder de todos os tempos, que abriu mão de qualquer poder e continua influenciando multidões até hoje.

Liderar é influenciar! As organizações necessitam de pessoas capazes de exercer a liderança em sua forma mais pura, isto é, sem forçar ninguém a cooperar. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.