Quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve

É momento de analisar se as coisas estão ocorrendo na velocidade esperada, se é preciso desacelerar ou até mesmo pisar mais forte no acelerador.

O primeiro trimestre do ano chegou ao final. É um momento oportuno para revisitar as metas estabelecidas para o ano, verificar se estão no rumo certo ou ainda se é preciso reconfigurar a rota. É momento de analisar se as coisas estão ocorrendo na velocidade esperada, se é preciso desacelerar ou até mesmo pisar mais forte no acelerador.
 
Tenho escutado opiniões muito distintas sobre os acontecimentos desse ano. Algumas pessoas dizem que o ano estão voando e daqui a pouco já é Natal outra vez. Há os que falam que gostariam que o ano acabasse logo e com ele as dificuldades econômicas dos últimos tempos. E por fim, outros falam que o ano começou agora que acabou o carnaval.
 
Para esses últimos, gostaria de informar que tem gente trabalhando duro para alcançar suas metas desde o dia primeiro de janeiro e que, portanto, estão quase 3 meses atrasados. Mas, é necessário dizer também que sempre é momento de traçar seus planos e seguir firme na direção do que deseja.
 
Para todos os casos citados antes, há um denominador comum e chama-se: META. Independente do momento em que você se encontra, pessoal ou profissionalmente, a vida é rodeada de coisas que queremos e/ou precisamos fazer, resultados que queremos e/ou precisamos alcançar e assim por diante.
 
Talvez você já tenha ouvido falar, mas uma das ferramentas que utilizamos em um processo de coaching é a formulação de metas S.M.A.R.T. É uma ferramenta poderosa e impactante, que possui como objetivo proporcionar clareza e foco para a meta que o cliente quer alcançar. Aqui daremos algumas dicas dessa ferramenta fantástica, para que você comece a otimizar seus resultados hoje mesmo. Pegue papel e caneta e mãos à obra!
 
Estratégia S.M.A.R.T para definição de metas:
 
Specific (Específica): Sua meta precisa ser específica. Apenas dizer que você quer fazer uma viagem ou parar de fumar, por exemplo, não é o suficiente, pois, podem existir inúmeras formas para realizar as mesmas coisas. Então quando for definir seus objetivos informe de que forma pretende alcança-los e estabeleça hierarquia de prioridades.
 
Measurable (Mensurável): Tendo os objetivos definidos, é momento de mensurar, ou seja, é necessário quantificar o resultado que você pretende alcançar. Para fazer a viagem, por exemplo, determine o quanto de dinheiro será necessário guardar para este objetivo.
 
Attainable (Alcançável/Atraente): Seu objetivo precisa ter elementos que o torne atraente para você. Desta forma, se sentirá desafiado (a) por ele e motivado (a) a alcançá-lo ou superá-lo. Encontre a razão pela qual perseguir esse objetivo é importante para você e faça uma lista com os itens, eles te mostrarão o propósito envolvido nessa busca.
 
Relevant (Realista/Relevante): Avalie se alcançar o objetivo desejado é real para você, se ele se encaixa nas atuais circunstâncias da sua vida. Reflita se há outras tarefas que você precisa executar antes de se dedicar inteiramente ao seu objetivo. O foco nesta etapa não é o de encontrar "desculpas" para não ir adiante, mas sim de descobrir tudo o que está envolvido em sua meta, ajustar o caminho e seguir alinhado com seu propósito.
 
Time (Tempo): E, por fim, defina o limite de tempo em que pretende realizar sua meta, para que você consiga mensurar o quanto está se aproximando da sua realização. Para fazer a viagem, por exemplo, determine até quando pretende ter a quantidade X de dinheiro e quando será a viagem. Você pode ajustar a sua meta sempre que necessário, mas ter um prazo em mente o ajuda a manter o foco e vencer a procrastinação.
 
Tendo realizado esses passos, lembre-se de registrar a sua meta e deixa-la disponível nos locais em que possa visualizar com frequência. A visualização é uma ferramenta poderosa para realizar qualquer coisa que realmente se queira alcançar.

Sempre é tempo de traçar as metas e corrigir o rumo. Definir um objetivo claro é o primeiro passo de toda realização!

Boa Sorte!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Graziana Borba dos Santos

Graziana Borba dos Santos

Life Coach

Life Coach & Coach de Carreira certificada pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching e IAC - International Association of Coaching. Analista de perfil comportamental DISC formada pela SLAC e Etalent. Especialista em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching pelo IPOG - Instituto de Pós Graduação. Psicóloga de Formação pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.