PIRÂMIDE DE MASLOW NO PROCESSO COACHING

Corpo e mente precisam trabalhar em conjunto para que os deveres diários sejam cumpridos e as metas estabelecidas sejam alcançadas. Mas, para isso, a pessoa precisa se sentir emocionalmente capaz e fisicamente bem, o que é difícil. Estudioso dos pensamentos humanos, o psicólogo norte-americano Abraham Harold Maslow hierarquizou as necessidades em cinco eixos distintos sendo que, para chegar ao primeiro, os quatro anteriores precisam estar equilibrados.

Nasceu assim, na década de 40, a Pirâmide de Maslow. Este conceito coloca na base da estrutura todas as necessidades básicas do ser humano, como o ato de respirar, comer e se hidratar, para, gradativamente, chegar ao topo. Nele devem estar ações que levam o indivíduo à realização pessoal, como a espontaneidade, a solução dos problemas e os valores morais.

A pirâmide - da base ao topo:

.

Fisiologia

Refere-se a ações básicas para a sobrevivência de qualquer pessoa. Como, por exemplo, beber, comer, reproduzir, descansar e se vestir.

.

Segurança

Se proteger e manter aquilo que conquistou ao longo da vida. São as seguranças física, financeira, bem-estar e proteção contra imprevistos.

.

Interação sociais e vida amorosa

Atendidas as duas primeiras necessidades, o indivíduo parte para a terceira camada da pirâmide, que são as amizades, a intimidade, a convivência social, a relação com a família e com as organizações. Sem elas, as pessoas tornam-se solitárias, ansiosas e depressivas.

.

Estima

É a busca pela autoestima, confiança, conquista e respeito, dos outros e para os outros. A estima deve ser almejada após alcançar a necessidade fisiológica de segurança e de interações sociais e amorosas. Sem ela, o indivíduo desenvolve baixa autoestima e complexo de inferioridade.

.

Realização pessoal

A última etapa só é alcançada se todas as anteriores tiverem sido conquistadas. Refere-se ao interesse de buscar a desenvolver todo o potencial, explorando suas habilidades a fim de garantir a satisfação plena da natureza humana.

A pirâmide de Maslow e o processo coaching

Esses dois conceitos estão altamente relacionados. Afinal, para motivar uma pessoa a encontrar seu foco e conquistar seus objetivos, é preciso que ela esteja bem consigo mesma. Por isso, é importante que o coach entenda o perfil do seu cliente para auxiliá-lo em suas buscas. Ou seja, é preciso compreender se ele está saudável, feliz e bem relacionada com as pessoas próximas, confiante, e quais são seus objetivos futuros: se o interesse está em suprir necessidades básicas ou ir além.

É desta forma que as empresas poderão compreender e saber o que esperar do seu colaborador. O processo de coaching funciona auxiliando a pessoa a conquistar as etapas mais primitivas da pirâmide para que, ao longo do tempo, seus objetivos sejam mais promissores.

Nas grandes organizações, isso resulta em melhor desempenho, comprometimento e, consequentemente, em resultados.

Quem deve ser o coach?

O especialista em coaching é um profissional cada vez mais demandado no mercado corporativo. As grandes empresas já entendem a importância deste auxílio e como o treinamento pode resultar em melhorias no ambiente do trabalho, na relação entre os colaboradores e suas motivações.

No Brasil, a referência na formação deste tipo de profissional é a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching), responsável pela manutenção de um verdadeiro centro de pesquisa, instalado em São Paulo.

São mais de 15.500 pessoas treinadas e capacitadas através dos melhores professores do país. Sua graduação, que também é MBA, é a única no país reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), sem contar os inúmeros cursos especializados que a SLAC oferece.

Além de ensinar as técnicas para ser um bom coach, a escola também é procurada para auxiliar grandes organizações, instaladas no território nacional, a buscar melhorias nos seus quadros colaborativos através dos profissionais indicados. Entre as empresas que já apostaram no conhecimento da SLAC Coaching estão a Rede Globo, o Grupo Bandeirantes, Oi, Vivo, Casas Bahia, Correios, Bradesco, entre várias outras.

Conheça mais o trabalho da SLAC Coaching

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.