Você se sabota?

Reflexões sobre autossabotagem, ações que a revelam, bem como as formas de identificá-la e o que fazer para superá-la.

Você já teve a sensação de que sabe o que quer, sabe até o que tem que fazer para alcançar seus objetivos, mas sente como se tivesse algo dentro de você que sobrepõe sua vontade e seus esforços? Por que será que isso acontece?

A sensação é ainda semelhante a uma briga com o ima, você de um lado atraindo seu objetivo e de outro lado, puxando-o para longe.

Os principais sinais de autossabotagem são a procrastinação – quando você adia ao máximo uma atitude que te aproxime do objetivo, o sentimento de não merecer o sucesso ao alcançar o que se quer, quando consegue iniciar suas ações mas não as conclui inventando desculpas, ou quando se sente incapaz de comprometer-se em fazer o que for necessário com receio do fracasso.

E aí? Se identificou com alguma ação autossabotadora?

Isso tudo parece contraditório, mas entenda que somos imediatistas e muitas vezes não conhecemos o que internamente nos limita.

Nos motivamos por fontes de prazer e de dor, e se associamos nossas atitudes necessárias para o alcance de metas e objetivos à dor e, ao mesmo tempo, associamos ao prazer atitudes imediatas que me impedem de alcançar o mesmo objetivo, tendemos a não fazer o que tem que ser feito!

Optar por caminhos conhecidos e “previsíveis” por vezes alivia a angústia de buscar novos rumos, mesmo que para se ter o resultado que se busca.

Então, como solucionar isso? Pois na maioria das vezes, sabemos, lá no fundo, quando isso ocorre. Como atuar ao seu favor?

Tenha claro para você o que você realmente quer para a sua vida à curto, médio e longo prazo. Trace suas metas e coloque tempo para se obter os resultados bem como formas de avaliar seu próprio desempenho.

Identifique o que ganhará e o que deixará de ganhar ao se atingir seus objetivos e ao NÃO se atingir seus objetivos.

Conheça suas crenças, no que você acredita e valoriza, mas não descarte que há crenças que nos limitam!

Busque o autoconhecimento através de metodologias empoderadoras, que resgatam suas mensagens internas e te inspirem, a partir de suas próprias habilidades, a ampliar a autoconsciência e a buscar a superação.

Você pode começar esse trabalho interno sozinho, identificando o que tem feito em relação ao que se quer para a sua vida. Quais tem sido suas ações, pensamentos e sentimentos? Peça alguém de sua confiança e convívio para lhe ajudar. Esse é o primeiro passo.

Lidar com os leões internos não é fácil, mas há como superá-los.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Bárbara da Cruz  Maciel

Bárbara da Cruz Maciel

Life Coach

Atuação em consultório particular para atendimento clínico e em orientação profissional/Carreira; Atuação em empresas de prestação de serviços - gestão de pessoas, reestruturação de RH, avaliação psicológica, atuação estratégica, planejamento e desenvolvimento.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.