Feedback: o modelo de coaching 3×3

O modelo de coaching usa a regra 3×3, um processo de dar que desenvolvi para usar quando eu não tinha feedback de áudio ou de vídeo disponível. É curto, suave, equilibrado e particularmente apropriado para líderes que querem ir direto ao assunto.

O modelo deve dar três pontos fortes (manter) e três pontos fracos (melhorar) ao analisar performance e comportamento. Ele o força a dar um feedback equilibrado, porque você está dando três fatores positivos juntamente com três áreas nas quais trabalhar. Em qualquer situação, se você realmente parar para pensar, existem literalmente dezenas de prós e contras em relação ao comportamento de alguém. Com o modelo 3×3, você enfatiza somente as primeiras que lhe vierem à cabeça. Elas não precisam ser as mais importantes, nem as mais profundas – apenas as primeiras que lhe ocorrerem. Se elas lhe forem favoráveis, provavelmente são as mesmas que são favoráveis para a maioria das pessoas e, assim, tornam-se as mais importantes em termos práticos.
Muitas pessoas se sentem à vontade ao dar os pontos positivos e mal ao dar os pontos negativos. Algumas pessoas podem ser extremamente críticas, deixando poucos traços de encorajamento para a pessoa que está recebendo o feedback. O feedback 3×3 cria uma escolha forçada. Se você é forçado a dar uma avaliação 3×3 equilibrada, então a pessoa se sente apoiada ao mesmo tempo em que obtém lições valiosas com as quais trabalhar. Isso é tão importante para o líder como para qualquer outra pessoa.
Três é um número bom. Não peça uma dúzia de pontos fortes e uma dúzia de pontos fracos. Isso é demais para as pessoas darem e demais para quem recebe se lembrar. Para o melhor aprendizado e desenvolvimento de aptidões para você e para os outros, lembre-se apenas da regra 3×3.
Pode-se dar o feedback três por três em praticamente qualquer situação. O líder pode pedi-lo durante ou após um discurso ou reunião. O consultor de carreira pode dá-lo a um líder de forma sistemática. Ele pode ser focada em certas características ou dado em termos gerais e amplos. É flexível e adaptável. É de extrema utilidade quando você o solicita para si próprio e o dá para os outros com frequência.
Receber três pontos de feedback por vez permite que as pessoas façam correções de curso, como um míssil teleguiado, enquanto seguem adiante e para cima. Elas continuamente recebem feedback, continuamente atualizam a consciência de suas aptidões e hábitos e continuamente atualizam a consciência de suas aptidões e hábitos e continuamente fazem correções de curso. Essa é a melhor maneira de atingir o alvo.
Marshall Goldsmith em Coaching: o exercício da liderança, editora Campus, 2003.
Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias