Como utilizar a programação neurolinguística no dia a dia?
Os pensamentos controlam nossas emoções e eles funcionam conforme você determina. A programação neurolinguística (PNL) pode ser utilizada para uma vida melhor, a começar por manter bons relacionamentos com as pessoas à nossa volta.
Com isso, é capaz de fazer com que elas se simpatizem conosco em segundos. Na relação consigo mesmo, técnicas de PNL são ideais para a pessoa se conhecer melhor, eliminar crenças limitantes, culpa e outros padrões que levam a resultados indesejáveis.
É possível atingir os objetivos diários evitando frustrações e mal-estar. Quando a pessoa acordar pela manhã ela deve se perguntar se está disposta a dar o melhor de si para garantir um bom dia e ter suas próprias respostas.
É preciso visualizar coisas positivas que acontecerão no dia: sentar-se com os olhos fechados e se ver cumprindo tarefas de forma tranquila e eficiente. Para isso, a pessoa deve determinar a felicidade como um objetivo. Fazer uma lista de como alcançá-la no dia.
Mantenha boas atitudes diante as adversidades
Outra dica importante é buscar sempre manter seus objetivos de uma maneira positiva e afirmativa. Quem afirma que não quer se chatear no trânsito não terá o mesmo efeito de quem quer a calma diante de qualquer obstáculo.
Pense em como você pode realizar as metas diárias, deixando a imaginação passear por diferentes possibilidades, ainda que pareçam impossíveis. Após traçada essa estratégia em partes curtas e exequíveis é possível projetar como um dia perfeito impactará na semana.
Depois, no mês, no ano, além de observar como isso tem impactado também o cotidiano das pessoas ao redor. Acredite que você tem capacidade de transformar seu dia para melhor, sempre, e perceba como essa nova atitude permite o fluxo de novas ideias.
Ao manter boa atitude diante das adversidades, a pessoa deve ignorar a negatividade, assumindo o controle do humor. Os passos devem ser repetidos por semanas. Ao aprender um caminho mais fácil para a felicidade, o cérebro não vai querer voltar para a negatividade.
Como o PNL funciona na prática?
Como vimos, a PNL consiste em um processo de conhecimento e de estruturação dos padrões de pensamentos. Para que seja aplicado, todo processo se vale de algumas fases que, nesse caso, estão relacionadas à aprendizagem.
Isso porque a programação neurolinguística tem como objetivo promover mudanças através de novas informações repassadas ao nosso cérebro. Ou seja, estamos falando sobre a aquisição de conhecimento. E que fases são essas?
Podemos definir em quatro os estágios do processo aprendizagem em PNL. São os seguintes:
- Incompetência inconsciente
- Incompetência consciente
- Competência consciente
- Competência inconsciente.
Em geral, eles são percorridos com o auxílio de um profissional qualificado em PNL, que pode atuar como coach ou psicoterapeuta. Significa que a técnica pode aparecer tanto como ferramenta de um processo de coaching como numa abordagem psicoterápica.
Aliás, esses dois métodos são distintos, é bom frisar. Definidas junto ao cliente ou coachee, as sessões de PNL costumam ser realizadas presencialmente, no caso do coaching. Os intervalos costumam ser entre sete e 15 dias, tendo duração de pelo menos uma hora.
A quantidade de sessões necessárias vai depender do objetivo desejado e também do período necessário para que o cliente complete cada etapa com excelência. Passar da incompetência inconsciente para a incompetência consciente pode ser bastante rápido.
Afinal, isso implica na tomada de consciência sobre uma limitação ou competência ainda não adquirida. Se o objetivo é conquistar uma vaga de trabalho no exterior, por exemplo, será preciso aprender uma nova língua.
Mas esse aprendizado pode esbarrar na falta de certas habilidades comportamentais, como ausência de foco e de disciplina para os estudos. Antes de se aprofundar nesse propósito, a pessoa estará vivenciando a incompetência inconsciente.
Ou seja, ela não sabe que precisa adquirir essa competência para alcançar o seu sonho de fato. Então, o primeiro passo será reconhecer essa necessidade, passando para o estágio da incompetência consciente, quando o indivíduo sabe que não sabe.
Não por acaso, um processo de coaching tem no autoconhecimento sempre o seu ponto de partida, pois é preciso reconhecer o que hoje o afasta ou o aproxima de seus objetivos. A partir dessa conscientização, é possível avançar para a competência consciente.
Tal fase é mais trabalhosa, uma vez que exige dedicação e empenho para desenvolver a nova competência. Em nosso exemplo, essa etapa pode envolver aulas de idiomas e adaptação na rotina para ter mais contato com a língua que se deseja aprender.
Em paralelo, também pode envolver técnicas para manter o foco, vencer a introspecção e outras. Depois do terceiro estágio, o processo se completa, pois o cliente conquista a competência inconsciente. Nesse momento, ele realmente domina o novo idioma.
Quando necessário, acessa uma área específica da mente e fala, escreve, lê ou traduz a nova língua. Vale dizer que utilizamos o exemplo do idioma, mas que qualquer realização pode ser alcançada com a PNL, seja uma meta simples ou um sonho ousado.
Conclusão
A programação neurolinguística (PNL) oferece ferramentas poderosas para aprimorar diversos aspectos da vida cotidiana. Ao aplicar suas técnicas, é possível fortalecer relações, eliminar crenças limitantes e alcançar objetivos diários de maneira mais eficaz.
No lado pessoal, a PNL contribui para o autoconhecimento, permitindo identificar a superação de padrões prejudiciais, como a culpa. A preparação para um dia positivo inicia-se pela manhã, questionando-se sobre a disposição para oferecer o melhor de si.
A visualização de resultados positivos e a definição da felicidade como um objetivo ajudam a criar uma mentalidade positiva. Manter objetivos formulados de modo afirmativo, assim como visualizar diferentes possibilidades, potencializa o impacto positivo na rotina diária.
Ao enfrentar adversidades, a PNL sugere a manutenção de uma atitude positiva, ignorando a negatividade e assumindo o controle do humor. A repetição dos passos por semanas cria caminhos que favorecem a manutenção de uma mentalidade positiva diante de desafios.
Ao aprender um caminho mais fácil para a felicidade, o cérebro tende a resistir ao retorno à negatividade. A aplicação da PNL envolve quatro estágios: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente e competência inconsciente.
Esses estágios são percorridos com o auxílio de profissionais qualificados em PNL. As fases de aprendizado são personalizadas conforme os objetivos da pessoa, proporcionando um processo estruturado para adquirir novas competências e superar limitações.
A PNL, ao se integrar à rotina diária, oferece ferramentas para o desenvolvimento pessoal, e possibilita a conquista de metas e sonhos. Como vimos, a PNL destaca-se como uma abordagem eficaz para promover mudanças positivas e duradouras na vida cotidiana.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.