Se você já desistiu de tornar projetos em realidade, procrastinou alguma atividade ou mesmo não se sentiu uma pessoa merecedora de ocupar seu cargo ou de assumir uma promoção, precisa entender o que é autossabotagem.
Isso nada mais é do que quando criamos obstáculos para executar nossos próprios planos. É um processo mental que nos faz acreditar consciente ou inconscientemente que devemos desistir de algo.
O que fazer para sair do ciclo de autossabotagem?
Analise sua vida e veja se você tem sofrido com a autossabotagem. Tente ter um olhar atencioso não somente com sua carreira e seus projetos profissionais, mas em todas as áreas da sua vida. A desistência frequente de objetivos pessoais como dietas, viagens ou mesmo de relacionamentos, pode indicar que algo precisa mudar.
Para isso, veja três dicas que são capazes de mudar sua vida com muito mais domínio próprio:
1. Analise onde está e onde quer chegar
Autoconhecimento é a chave para a mudança. Primeiro, estabeleça dois pontos: onde está e onde deseja chegar. Entre um e outro existe um caminho, certo?
Este espaço deve ser preenchido com tudo o que vai levar você até o seu alvo, ou seja, as melhores estratégias. Porém, antes de criá-las lembre-se de que possíveis obstáculos podem surgir, levando você novamente à autossabotagem. Entenda de uma vez por todas como superar esses obstáculos e se livrar da temida autossabotagem a seguir!
2. Identifique os estímulos que levam você a se autossabotar
Agora que você sabe que precisa fazer algo para não sabotar seus sonhos e metas, pense em tudo o que pode acontecer entre o ponto em que está e onde quer chegar. Nesse espaço livre, você vai listar tudo o que poderia impedir você de alcançar seu objetivo.
Quais os pensamentos comuns que fazem você desistir? Que gatilhos são os motivos da sua procrastinação? Pense em tudo o que pode ser um empecilho interno: pensamentos, maus hábitos, etc - ou externo: interferência social.
Compreendendo tudo o que pode tirar você do foco, chegou a parte decisiva: aquela que leva você ao domínio próprio, a da criação de novos hábitos.
Seu cérebro está acostumado a fazer a autossabotagem. Para ele, é normal procrastinar e desistir, pois tornou esses processos uma rotina e algo normal para sua mente. Porém, com base em tudo o que identificou, a melhor estratégia é decidir criar novos hábitos.
Sim, é uma decisão. Você precisa buscar maneiras de tornar os obstáculos em alavancas para criar uma nova rotina, com práticas mais saudáveis e recompensas para elas.
Por exemplo, ao identificar que você parou de querer uma promoção no trabalho por não se achar capaz de progredir, a tática é fazer uma substituição de crenças. Ao invés de apoiar os próprios pensamentos negativos, você pode se estimular com mais motivação. Como um novo hábito que vai fortalecer seus pensamentos positivos, invista em capacitação e terá mais reforço para acreditar que está no caminho certo. O que acha?
Agora é só colocar em prática tudo o que aprendeu. A SLAC® Coaching está à sua disposição para ajudar nesse processo. Confira conteúdos sobre Coaching e os cursos disponíveis para impulsionar e potencializar seu crescimento pessoal e profissional!
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF