3 Técnicas de coaching altamente eficazes
Alguns procedimentos precisam ser levados em conta numa sessão de coaching, para que o ambiente se torne favorável. Por exemplo, ele deve ser seguro o suficiente para deixar o cliente confortável e confiante com seu coach.
O processo de coaching demanda confiança e empatia para permitir ir ao encontro do cliente, na concepção que ele tem do mundo. Quando estabelecido, é uma espécie de dança na qual as duas pessoas espelham seu comportamento verbal e não verbal.
Aprenda algumas técnicas eficazes para suas sessões:
Entre em sintonia com o coachee
Ajuste a respiração para o mesmo ritmo da respiração do cliente e readapte seu corpo para combinar com a postura do corpo do outro. Você pode imitar gestos com elegância e sutileza, levantar as sobrancelhas, apertar os lábios, adequar a tonalidade da voz.
O coach é capaz de detectar predicados usados pela outra pessoa e usá-los na própria linguagem. Além disso, também pode utilizar a fala com discrição e usar frases e expressões usadas pela outra pessoa, igualando-se ao estilo de falar dela.
Conquiste a confiança sabendo ouvir
Acompanhe e conduza os movimentos, estabelecendo a confiança e a empatia com o cliente. Esse processo é uma maneira eficaz de se aproximar de um resultado em comum, basta prestar atenção na outra pessoa.
Além disso, é preciso ser flexível o suficiente no comportamento para responder ao que se vê, ouve e sente em relação ao outro. Basta acompanhar e conduzir. Muitas vezes é preciso deixar o cliente divagar por vários assuntos.
Isso é algo estratégico para conseguir compreender o cerne da questão a ser trabalhada. Também é necessário respeitar os silêncios, pois eles permitirão ao cliente pensar e são estímulos para que ele continue a verbalizar.
Ouvir bem mais do que falar
Durante a sessão, foque em pontos específicos. Por exemplo, o cliente deve ter 80% do tempo para falar e o coach ficar com 20% para escutá-lo ativamente. Com isso, deve identificar como usar perguntas poderosas, que causem movimento ou conscientização.
Visão geral do coaching
O processo de coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente). O foco é o alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional.
Tal auxílio é embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento. As normas pelas quais o processo de coaching é medido na SLAC® Coaching reforçam e apoiam o desenvolvimento do papel do coach.
Isso é feito levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento pessoal. Neurociência e psicologia positiva são exemplos, acompanhados de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard.
Atualmente, tais conhecimentos servem como os principais pilares da metodologia. A primeira parte do processo de certificação em coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9h às 19h, de quinta a domingo.
Este é o ÚNICO curso oficial de coaching, no Brasil, reconhecido por meio dos principais órgãos de coaching do mundo.
O que define a psicologia positiva?
A psicologia positiva trata de pontos teóricos e práticos para ampliar o otimismo, a motivação e a resiliência. Eles são fatores necessários, de acordo com essa abordagem, para desenvolver um estado de bem-estar psicológico.
O psicólogo norte-americano Martin Seligman, autor de “Felicidade Autêntica” e “Florescer”, utiliza em suas obras os termos felicidade e bem-estar de modo intercambiável. Tais conceitos descrevem os objetivos de todos os esforços da psicologia positiva.
Isso inclui sentimentos como êxtase, conforto, absorção e dedicação. De acordo com a psicologia positiva, existem diferentes maneiras de enriquecer as nossas emoções positivas. Por isso, Seligman as divide em três espécies.
Há aquelas voltadas ao passado, ao futuro e ao presente. Satisfação, contentamento, orgulho e serenidade são exemplos de emoções orientadas para o passado. Já otimismo, esperança, confiança e fé são emoções orientadas para o futuro.
As emoções positivas voltadas para o presente, por sua vez, dividem-se em duas categorias essencialmente diferentes: os prazeres e as gratificações. A psicologia positiva classifica os prazeres em físicos ou maiores.
Os prazeres físicos são emoções positivas momentâneas. Além disso, elas vêm por meio dos sentidos: cheiros, gostos, visões e sons agradáveis, uma boa movimentação do corpo, sensações sexuais. Já os prazeres maiores são mais complexos que os sensoriais.
Embora também sejam momentâneos, eles podem ser definidos pelos sentimentos que despertam. Exemplos disso são êxtase, emoção, alegria, encantamento, divertimento, entusiasmo, conforto, relaxamento e outros do gênero.
Os prazeres do presente e as emoções positivas sobre o passado e o futuro são a base dos sentimentos subjetivos. Dentro da psicologia positiva, as emoções têm ricos significados. Entendê-los nos ajuda a desenvolver mais consciência e inteligência emocional.
Conclusão
Como observamos, o coaching eficaz requer habilidades complexas que vão além da mera comunicação. A sintonia e empatia, por exemplo, são fundamentais para estabelecer uma conexão profunda entre o coach e o cliente (coachee).
Esta sintonia vai desde a linguagem corporal até a capacidade de ouvir ativamente, permitindo a condução e compreensão do cliente em um espaço seguro e confiável. O processo de coaching não é meramente sobre a transmissão de informações.
Trata-se de um envolvimento profundo com a experiência e a escuta ativa como alguns dos recursos. Deixar o cliente falar, explorar e divagar por diferentes tópicos é estratégico para compreender a questão essencial a ser trabalhada.
Isso permite ao cliente refletir e verbalizar suas necessidades de maneira mais consciente. A essência do coaching reside no equilíbrio entre falar e ouvir. Durante as sessões, o cliente deve ter a maior parcela de tempo para se expressar.
Por sua vez, o coach deve dedicar-se a ouvir ativamente e conduzir a conversa para identificar o cerne do problema e formular perguntas poderosas. O coaching, como metodologia de transformação, é respaldado em teorias científicas e estudos acadêmicos.
Áreas como a neurociência e a psicologia positiva são suas bases. A busca por bem-estar psicológico é fundamentada na psicologia positiva, uma abordagem que enfoca o otimismo, a motivação e a resiliência como elementos essenciais para o desenvolvimento.
A psicologia positiva, disseminada pelo psicólogo Martin Seligman, enfatiza a diversidade de emoções positivas, dividindo-as em três categorias. Existem aqueles sentimentos orientados ao passado, ao futuro e ao presente.
Ao compreender e trabalhar com essas emoções, os profissionais do coaching podem fundamentar seu processo em bases científicas. Tudo isso enriquece a abordagem para promover o bem-estar psicológico dos coachees.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.