Os quatro pilares para ser um coach de sucesso
Frequentemente sou perguntado sobre o que considero relevante na formação de um profissional em coaching. Costumo comparar o processo de formação de um coach de sucesso com a teoria dos pilares da sabedoria.
Existem 4 pontos fundamentais da teoria que se aplicam de forma integral e que considero relevantes para determinar o quão eficiente você será em sua carreira como coach. Estes pilares são: dados, informações, experiência e conhecimento.
A questão mais relevante e que devemos observar é que esses termos são frequentemente usados de forma alternada, como se tivessem o mesmo significado ou aproximado. Porém, é preciso “desconstrução”, ou melhor dizendo, “entendimento”.
Devemos buscar entender o que de fato esses termos nos dizem. Eles quase poderiam funcionar como termos idênticos, mas a verdade é que eles são totalmente distintos. E todos eles são e têm um significado específico e diferente um do outro.
Identificando dados
Os dados podem ser, mas não são, necessariamente, a informação por completo. E isso deve ser destacado. Quando observados os dados, é importante sabermos identificar se eles nos informam uma estrutura ou uma configuração.
Sem esses dois pontos a serem considerados, o valor dos dados é limitado. Em uma formação de coaches, por exemplo, dados são tudo aquilo que um Master Coach Trainer (instrutor responsável pelo curso de formação) informa aos seus alunos.
Ou seja, trata-se do que é transmitido de forma verbal sobre o coaching e seus aspectos fundamentais. Com isso compreendido, podemos avançar.
Trabalhando a Informação
Da mesma forma, a informação não é conhecimento. Ela requer uma estrutura que sirva como referência para o processo de aprendizagem de novos conceitos. Isso significa que a estrutura aponta diversos aspectos, como: ver, ouvir e sentir (fazer).
Isso porque nós só podemos aprender novas ideias e conceitos com base em como eles se relacionam com o que já sabemos. E o que sabemos e aprendemos, enfim, nossas experiências, estão diretamente ligadas ao nosso sistema sensorial.
É por meio desse sistema que experimentamos o mundo e tudo o que acontece ao nosso redor. Isso é feito de modo que armazenamos todas essas experiências em nossa consciência, seja ela consciente ou inconsciente.
Experiência como coach
O processo de transmitir dados e informações acaba se tornando o conhecimento. Mas, para isso, precisamos atender as expectativas dos alunos em seu mais importante veículo, entre o que ensinamos e suas experiências sensoriais.
Tal ponto é relevante para que não se torne apenas um processo de comunicação. Neste processo de formação, o aluno (futuro coach) precisa pensar, ver, ouvir e experimentar. Aprender é preciso para converter os dados em informações úteis.
E, depois dessa etapa, experimentar resultados por meio da aplicação dos dados e informações. Aí, sim, podemos dizer que ele já tem a experiência sensorial fundamental para começarmos a construção do conhecimento.
Este processo é conhecido como transferência de conhecimento. O fluxo e a velocidade desta transferência intelectual são dependentes do nível de interesse e motivação do aluno.
Mas é necessário que este interesse e motivação sejam despertados.
Para isso, é preciso atingir a via preferencial de comunicação dos alunos, seja ela visual, auditiva ou cinestésica. Vamos conhecer tais processos com mais detalhes.
Adquirindo conhecimento
A forma mais rápida para a transferência de conhecimento é ter ideias reais, eventos e informações. Tudo isso deve existir e ocorrer em contextos considerados significativos daqueles que buscam uma formação em coach.
Eles devem associar o conhecimento à vida, transformando, assim, dados e informação (material do curso) em experiência (esta atribuída ao professor). Com isso, juntos, podem formar o conhecimento necessário que desperte a motivação e o interesse do aluno.
E quanto à sabedoria?
O salto final para a sabedoria está sempre nas mãos do aluno. Como o conhecimento novo é usado, somente pode ser determinado por aqueles que o possuem. Após vermos tudo isso, em suma, esses são os quatro pilares:
Dados e informações: Material do curso, como: apostilas, slides e tudo que pode ser transmitido.
Experiência: Está ligado ao conhecimento do Master Coach Trainer, responsável pelo curso de formação.
Conhecimento: Conhecimento prático através da experiência sensorial adquirida pelo aluno quando no curso de formação.
Sabedoria: A utilização criteriosa dos conhecimentos adquiridos em curso e após o desenvolvimento de prática pós curso. Palavras (dados, informação) permitem a compreensão teórica. A experiência permite que os dados e as informações sejam colocadas em prática, atestando sua validade. Sabedoria é o acúmulo de prática, o que permite um desenvolvimento a médio e longo prazo.
As ferramentas de coaching
O acúmulo da sabedoria é muitas vezes realizada por meio de sentimentos, instintos, intuição e experiências sensoriais adquiridas com a prática. Estas são as ferramentas da sabedoria e as ferramentas básicas do coach de sucesso.
Isto implica a repetição de todo o ciclo de aprendizagem e ferramentas de coaching. Muitas vezes, uma tarefa que realizou com paixão, persistência e paciência. Como você pode imaginar, existem muitos detalhes que se estendem por estes processos.
Conclusão
Desenvolver-se como um coach de sucesso exige uma compreensão detalhada dos pilares fundamentais: dados, informações, experiência e conhecimento. A diferenciação entre esses termos é crucial para o processo de formação.
Afinal, cada um representa uma etapa distinta no caminho para a sabedoria. A identificação correta e a interpretação dos dados são o ponto de partida. No contexto do coaching, os dados representam o material do curso, aquilo que é transmitido verbalmente pelo instrutor.
Mas sua verdadeira utilidade só é percebida quando contextualizada e interpretada de forma mais profunda. A transformação dos dados em informação ocorre através da experiência sensorial do aprendiz, conectando novos conhecimentos aos já adquiridos.
Essa ligação é essencial para a internalização dos conceitos, pois só assim a informação se torna conhecimento prático. O conhecimento se manifesta quando a informação é assimilada e aplicada de forma significativa na vida do aprendiz, sobretudo em coaching.
Esse estágio envolve transformar dados e informações em experiências concretas, criando um conhecimento que ressoa com a realidade do aluno. A sabedoria, etapa final e mais elevada, emerge quando o conhecimento é aplicado de forma ponderada e habilidosa.
O domínio da prática pós-curso é o que diferencia um coach comum de um coach verdadeiramente sábio. É a repetição do ciclo de aprendizado e a aplicação constante das ferramentas do coaching que geram a sabedoria.
Tudo isso fortalece a atuação do coach de sucesso. Este processo exige paixão, persistência e paciência para se aprimorar ao longo do tempo. Para conhecer o que o coaching pode oferecer para sua vida, acesse os cursos da SLAC Coaching.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.