As perguntas na sessão de coaching são poderosas ferramentas para se obter informações, desconstruir pensamentos, identificar limitações e criar novas opções e escolhas.
Normalmente, o cliente responde com uma linguagem genérica e superficial, utilizando palavras como sucesso, felicidade e liderança, que tendem a omitir a ação do processo, mas tudo isso é relativo.
Para alguns, sucesso é sinônimo de bens materiais, viagens e hobbies, para outros, significa ser milionário. Quando o coach identifica esses padrões, inicia um processo de desconstrução para que o cliente consiga entender o que ele está dizendo a si próprio.
Qual o Significado de Sucesso para Você?
As perguntas têm o objetivo de avaliar o comprometimento do cliente, verificar o nível de responsabilidade, estimular ações, levantar necessidades, gerar esclarecimento, levantar recursos, gerar opções, mudança do estado emocional e segmentar o objetivo.
Entre alguns exemplos de perguntas, estão:
O que significa sucesso para você?
Você está saturado em relação ao que, exatamente?
O que te limita?
Quais são os obstáculos que te impedem executar esta meta?
O que você pode fazer para transformar essa vivência negativa em aprendizado?
De zero a dez, qual o seu nível de comprometimento com sua tarefa?
O significado de sucesso para o coach certamente é diferente do que significa para o coachee, por isso deve ser perguntado como o cliente define sucesso. Daí a importância da pergunta bem feita no processo de coaching, porque, uma vez identificada a estrutura dos significados, o cliente entra num processo de construção, consegue descobrir o que realmente almeja. Cada pergunta deve ser aplicada conforme o contexto, sendo que cada questionamento possui finalidades específicas.
Além de indagar o cliente sobre o que ele espera alcançar até o final do processo de coaching, o profissional precisa compreender o cliente de maneira profunda, como quais foram os momentos mais e menos especiais da sua vida, qual destes momentos reviveria, entre outras informações. A sessão deve ser desenvolvida conforme as necessidades identificadas pelo coach, com o uso de ferramentas estratégicas para o desenvolvimento e evolução do cliente.
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