A importância do feedback no coaching: saiba como usá-lo

No universo do coaching, a importância do feedback dentro do processo é algo inquestionável. Preparar executivos para receber e usar o feedback é considerado um ponto central para garantir que estejam dispostos a melhorar.

As sessões de coaching frequentemente ocorrem em ambientes fora do escritório tradicional. Isso proporciona um espaço livre de distrações e permite que os executivos se abram para o processo. Trata-se de um ponto importante para a metodologia.

O coach tem papel crucial ao facilitar o fluxo de feedback de forma que os executivos compreendam os dados e controlem suas reações. Para que o feedback seja eficaz, no entanto, é imperativo eliminar determinadas barreiras.

Construir uma relação de confiança e segurança é fundamental para o êxito do processo. As sessões de coaching podem variar entre abertas e diretas, usando perguntas e exercícios, ou veladas, observando as reações sutis do coachee.

É essencial que as pessoas estejam preparadas para receber feedback, pois a falta de preparo pode resultar em mal-entendidos e resistência. O objetivo primordial do coaching é auxiliar empresários, executivos e colaboradores a alcançar metas pessoais e profissionais.

Muitos buscam o coaching devido à sua ambição e insatisfação com suas situações atuais, desejando avançar na carreira. A metodologia também é valiosa para aqueles que buscam orientação na escolha de uma carreira, oferecendo habilidades específicas para o sucesso.

Em muitas organizações, a falta de comunicação eficaz e feedback entre líderes e funcionários pode levar a equívocos no dia a dia. A ausência de feedback frequentemente leva os funcionários a inventarem seus próprios cenários.

É importante superar a cultura de temor ao feedback, construindo relações de confiança e de maneira profissional. O feedback é uma ferramenta valiosa para o avanço nas carreiras. Transformar metas em realidade requer um plano de ação eficaz.

Esse plano é fundamental e envolve definir metas claras, traduzi-las em ações específicas, executá-las e monitorá-las. Um plano de ação bem elaborado previne problemas, apresenta soluções, facilita decisões conscientes e resulta em realizações mais rápidas e eficazes.

Feedback no coaching - Profissional recebe feedback durante processo de coaching

A relação do feedback no processo de coaching

Preparar os executivos para o feedback é fundamental para garantir que estejam disponíveis. Afinal, eles devem ouvir, aceitar, se abrir e passar para o planejamento das ações. Por isso, as sessões devem acontecer fora do ambiente normal de escritório.

Tal iniciativa é importante para que eles fiquem relaxados, livres de interrupções e rotas de fuga. O coach deve tornar fácil o processo de fluxo de feedbacks para que o executivo entenda os dados e modere suas reações negativas.

É crucial que eles consultem os requisitos do negócio, os atributos de liderança e os resultados esperados, comparando-os ao desempenho atual. Assim, o feedback focaliza os objetivos-chave do empreendimento.

Em geral, o feedback reafirma regras, revê objetivos do coaching e do contexto empresarial. Também descreve como interpretar os resultados, dá a oportunidade para analisá-los, discute surpresas e frustrações e enfatiza forças.

Além disso, o feedback identifica as necessidades de desenvolvimento, descobre áreas de melhoria e inicia o processo de planejamento do desenvolvimento. Já o plano de ação deve ter foco em comportamentos que contribuem para os resultados de negócios específicos.

Feedback no coaching - Profissional recebe feedback durante processo de coaching

Foco na desconstrução de barreiras

Para que haja êxito na comunicação do feedback, não pode haver barreiras. Portanto, deve ser criada uma relação de confiança e segurança. A sessão pode ser aberta, óbvia e direta, feita por meio de perguntas e observação, durante a realização de exercícios e testes.

Ou pode ser velada, quando o foco são as reações do ouvinte a estímulos externos. Os feedbacks velados obtêm informações por meio das expressões, posições, movimentos, atitudes sutis e demais expressões inconscientes do coachee.

As pessoas precisam de feedbacks para alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva, identificar falhas e determinar novos rumos para um objetivo. Contudo, é difícil dar feedback em quem não está preparado para recebê-lo ou não sinta sua necessidade.

Nesses casos, a pessoa pode achar que isso não lhe será útil. Nossa cultura tem algumas normas contrárias à expressão de sentimentos pessoais aos outros. Uma pessoa acha que, se der feedback, pode ser mal interpretada ou sofrer retaliação.

E quem recebe pode crer se tratar de críticas pessoais. Por isso, é preciso, primeiro, romper a cultura de temor ao feedback, construindo uma relação de confiança. Trata-se de um valioso recurso para avançar nos objetivos de carreira.

Feedback no coaching - Profissional recebe feedback durante processo de coaching

O objetivo do coaching

O coaching tem como finalidade primordial auxiliar empresários, executivos e colaboradores corporativos a alcançar suas metas. Para isso, a metodologia oferece orientação e disciplina para quando esses profissionais são confrontados com desafios.

A grande maioria das pessoas que procura coaching demonstra ambição e insatisfação com sua situação atual. Também tem o desejo de avançar em suas vidas pessoais e carreiras. Mas, frequentemente, elas carecem de foco e disciplina para atingir seus objetivos.

Os indivíduos que buscam a orientação de um coach geralmente têm ambições elevadas e não se contentam com sua posição atual. Eles reconhecem que algo não está indo como planejado ou se sentem perdidos em algum ponto de suas vidas.

Isso vale para o âmbito pessoal ou profissional. São pessoas que estão determinadas a melhorar seus resultados. A metodologia do coaching também é altamente benéfica quando se trata de tomar decisões sobre qual carreira seguir.

Isso vale especialmente para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho e precisam desenvolver habilidades específicas para ter sucesso. Após passar por um processo de coaching, as pessoas costumam melhorar sua relação com o trabalho.

Mas não é só isso. Elas também se tornam mais competentes na gestão de suas equipes, o que resulta em resultados positivos. O coaching é uma verdadeira virada de jogo, que oferece ganhos que não se restringem a apenas promoções no trabalho.

Também há outros benefícios pessoais, como o controle do estresse, uma melhor gestão do tempo e um maior senso de satisfação pessoal. Muitos profissionais até mesmo retomam atividades esportivas, administrando suas rotinas de forma mais organizada.

Outras prioridades que as pessoas costumam estabelecer incluem maior flexibilidade nas relações pessoais e nos negócios. Melhorias nas relações afetivas, desenvolvimento da criatividade e um compromisso mais sólido são outros pontos positivos.

O processo de coaching também viabiliza uma comunicação mais eficaz, processos mais eficientes e uma maior organização pessoal. Como podemos constatar, são muitos os benefícios proporcionados pela metodologia.

Algumas das vantagens mais destacadas incluem a capacidade de alcançar resultados mais rapidamente e com maior clareza de ideias. O aumento da fonte de renda por meio de conquistas profissionais significativas também é um benefício associado.

Outro aspecto fundamental é o foco nas soluções em vez dos problemas. Isso muitas vezes distrai as pessoas e as impede de encontrar soluções de forma eficaz. O coaching é ainda uma fonte de motivação para realizar as ações para tomar decisões relacionadas à carreira.

Todos esses processos são orientados por um plano de ação eficaz, que é desenvolvido com base nas necessidades e metas estabelecidas pelo cliente. Todo o trabalho é realizado com o apoio do coach, que auxilia na visualização dos objetivos.

Feedback no coaching - Profissional recebe feedback durante processo de coaching

Com que frequência deve-se dar feedback?

Muitas empresas não adotam a prática de fornecer feedback aos profissionais, e a justificativa comum é falta de tempo. Para ilustrar esse descompasso, compartilharei uma prática pessoal que utilizo para identificar problemas ligados ao feedback.

Eu faço apenas duas perguntas. A primeira é: “você forneceu feedback recentemente?” A resposta é quase sempre “sim”.

A segunda pergunta é: “você recebeu feedback recentemente?” A resposta para essa pergunta costuma ser “não”.

Se essas respostas refletissem a realidade, chegaríamos à conclusão de que há apenas uma pessoa na empresa responsável por receber todos esses feedbacks. E essa pessoa deve estar trancada em algum porão.

Embora isso seja altamente improvável, é fácil concluir que as pessoas não estão sendo completamente honestas. Isso não ocorre porque estão mentindo, mas talvez porque aqueles que recebem o feedback não percebam que o estão recebendo.

Outra possibilidade é que o processo de fornecer feedback seja tão raro que simplesmente não seja levado a sério. É importante entender que nosso sistema mente-corpo funciona de maneira semelhante a um sistema cibernético comum.

Isso significa que ele requer feedback para funcionar de modo adequado. Um exemplo de sistema cibernético é um míssil guiado. Esses dispositivos exemplificam a necessidade de obter uma resposta para direcionar com precisão ao alvo desejado.

Feedback no coaching - emoticons em fundo amarelo

A importância do feedback para as organizações

Nas organizações, muitos executivos não se aproximam de seus colaboradores. Como resultado, os funcionários também não se sentem à vontade para se comunicar com esses líderes. A consequência de não receber feedback é que as pessoas tendem a inventá-lo.

Com frequência, quem não recebe feedback assume que seu trabalho não está à altura e não merece a devida atenção da liderança. Há algumas desculpas comuns utilizadas por líderes para justificar a falta de comunicação com seus subordinados sobre o desempenho.

Surgem frases como “não sou responsável por isso” ou “se alguém não consegue fazer seu trabalho, não deveria estar aqui”. Ou ainda “não faz parte da cultura da empresa”, “não tenho tempo” e “não tenho informações suficientes”.

Outras variações incluem “quem sou eu para julgar alguém”, “não quero desencorajar ninguém” e “não quero magoar ninguém”. É importante deixar claro ainda que não existe feedback negativo ou positivo; há apenas feedback.

Em alguns casos, o feedback pode ser interpretado incorretamente como um julgamento. Isso pode inibir ações e fazer com que o feedback seja temido pelos colaboradores. No entanto, isso não contribui para os resultados desejados.

O papel do coach é oferecer dados imparciais, permitindo que a pessoa avalie e tome decisões durante o processo como um todo. No entanto, é quase impossível comunicar apenas os dados ao dar feedback.

O receptor também perceberá alguma parte da intenção e da carga emocional do fornecedor do feedback. Devemos distinguir cuidadosamente três aspectos do feedback:

Os três aspectos do feedback

O primeiro aspecto são os dados. Eles precisam ser de alta qualidade, específicos e diretos. Informações de baixa qualidade frustram as pessoas e dificultam a melhoria dos resultados.

O segundo aspecto é a intenção. O coach deve ser claro sobre sua intenção ao fornecer feedback. Se a intenção for provar que está certo ou superior ao receptor, isso não funcionará. A única intenção legítima é aumentar a conscientização.

Por último, mas não menos importante, está a carga emocional. Por mais que tentemos, parte de nosso estado emocional será transmitida ao receptor do feedback. Isso é natural, mas é importante minimizar a intensidade com que a mensagem é comunicada.

Estabelecendo um plano de ação

Para transformar objetivos em realidade, é fundamental criar um plano de ação eficaz. Essa ferramenta é amplamente utilizada no mundo corporativo e pode ser aplicada com sucesso em diversos aspectos da vida pessoal.

Um plano de ação é um documento que define metas com clareza e os passos necessários para alcançá-las com eficiência. Vamos explorar as vantagens de criar um plano de ação:

– Prevenção de problemas

– Apresentação de soluções

– Coleta de informações relevantes

– Facilitação da tomada de decisões conscientes e estratégicas

– Possibilidade de feedback e aprendizado contínuo

– Realização de metas de maneira mais rápida e eficaz

Como criar um plano de ação:

No mundo dos negócios, nenhum empreendimento de sucesso é resultado de impulsos aleatórios. O planejamento adequado é fundamental, seja para uma empresa ou para a vida pessoal.

Para criar um plano de ação eficaz, é necessário ter foco, disciplina e organização. O plano é composto pelas seguintes etapas:

Fase inicial: defina suas metas com clareza e foco

Nesta etapa, a chave para o sucesso é ter uma compreensão profunda e clara de suas metas. O que você deseja alcançar? Com essa informação em mente, é mais fácil desenvolver os passos necessários para transformar o plano em realidade.

Além disso, é importante identificar quaisquer obstáculos que possam surgir durante o processo e antecipar soluções. Esta etapa também envolve a definição de prazos realistas e a estimativa de custos para a execução das ações planejadas.

Fase de planejamento: traduza seus objetivos em ações

Nesta fase, seus objetivos começam a se tornar realidade, mas ainda estão no plano das ideias. O planejamento requer uma visão clara de todo o processo e a tradução dessa visão mental em tarefas específicas e prazos.

Isso envolve:

– Elaborar um cronograma

– Identificar as colaborações necessárias (por exemplo, especialistas, profissionais, professores)

– Projetar os custos

– Criar planos secundários (por exemplo, para se tornar líder na empresa, desenvolver habilidades de liderança).

Manter o foco nas etapas do plano é essencial para evitar distrações e garantir que o objetivo principal seja alcançado.

Fase de execução: coloque seu plano em ação

A fase de execução é quando as tarefas planejadas começam a se tornar realidade. Agora, as etapas planejadas começam a ser realizadas conforme o cronograma, incluindo alocação de recursos, envolvimento de pessoas e cumprimento de prazos.

Durante a execução, é possível identificar desafios, obstáculos, erros e desvios em relação ao plano original. Esta fase é fundamental para o aprendizado e o ajuste do plano, conforme necessário.

Monitoramento: acompanhe o progresso e ajuste conforme necessário

O monitoramento é uma etapa crítica para garantir que o plano permaneça no caminho certo. Qualquer desvio em relação ao plano original deve ser registrado para que as correções possam ser feitas.

Durante o monitoramento, é importante:

– Detectar falhas

– Identificar suas causas

– Propor soluções

– Registrar todos os desvios

– Ajustar etapas do plano, se necessário

Encerramento: avalie e aprenda

Após concluir as etapas do plano de ação, é importante fazer uma avaliação imparcial de todo o processo. Revise cada etapa e considere o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.

Este é um momento valioso para aprender com eventuais falhas e gerar feedback para futuros planos de ação. Com esta abordagem, é possível criar planos mais eficazes e alcançar metas de maneira mais assertiva.

Conclusão

O feedback é a essência do coaching eficaz. Ao preparar executivos para abraçar essa prática, garantimos um ambiente favorável ao crescimento. As sessões, realizadas longe do escritório, oferecem um refúgio onde as barreiras podem ser derrubadas.

Desbloquear as barreiras da comunicação é a chave para o sucesso. Os feedbacks, sejam abertos ou velados, revelam percepções valiosas. Abandonar o medo de expressar sentimentos pessoais é o primeiro passo para uma cultura de feedback eficaz.

No cerne do coaching está o desejo de alcançar metas, seja na vida pessoal ou na carreira profissional. Aqueles que buscam a orientação de um coach estão em busca de direção e disciplina para superar desafios e conquistar seus objetivos.

Nas organizações, o feedback é a cola que mantém as relações eficazes entre líderes e funcionários. A falta de feedback pode resultar em equívocos e suposições prejudiciais. Superar a resistência ao feedback é essencial para atingir os resultados desejados.

Um plano de ação bem elaborado é a ponte que conecta metas a conquistas tangíveis. Prevenir problemas, facilitar decisões e permitir ajustes são vantagens desse processo. É a chave para transformar sonhos em realidade, seja no mundo do trabalho ou vida pessoal.

O feedback construtivo ajuda o profissional a entender melhor os aspectos em que deve se aprimorar. Ter a visão de outra pessoa onde você precisa melhorar é algo muito valioso. Por isso esse tipo de feedback é considerado de enorme importância.

Para as empresas é essencial que as equipes enxerguem os pontos de melhoria possíveis a partir dos feedbacks construtivos. Em razão disso, os gestores devem ser sempre orientados e incentivados a oferecer feedback pessoal aos seus liderados.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

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