A preparação dos coaches: saiba como ter sucesso em coaching
Não há muitas opções disponíveis para o indivíduo que quer se tornar um coach. Você encontrará muito poucas possibilidades formais e organizadas. Uma olhada rápida revela três categorias amplas de atividades de preparação e desenvolvimento.
A primeira é aprender numa empresa que presta serviços de coaching. Uma segunda opção é se especializar numa disciplina associada. E, finalmente, procurar uma das poucas organizações que oferecem treinamentos e cursos de coaching.
Empresas que prestam serviços de coaching
Existe um crescente número de organizações que oferecem serviço de coaching executivo no mercado brasileiro. As mais antigas possuem programas de integração e capacitação desenhados para dar suporte ao coach novato.
Isso é feito por meio das fases de desenvolvimento até que faça parte de seu efetivo de pessoal. Em geral, esses programas são desenvolvidos dentro da organização, sem muito esclarecimento a respeito do que está acontecendo em outras partes do setor.
Além disso, muitas vezes não há a preocupação em passar as melhores práticas de uma geração para a seguinte. A maioria das organizações que oferecem o coaching executivo é relativamente pequena e a pressão para gerar resultados é bem grande.
Com isso, é comum que o novato não receba toda a atenção merecida e muitas vezes tenha que lidar, de forma ainda prematura, com o cliente. Apesar disso, acho que é justo dizer que, até agora, esse é o caminho mais produtivo para se tornar um coach profissional.
Especialização
Muitos dos que atuam nos dias de hoje como coaches saíram de algumas disciplinas afins, como a psicologia ou a psicoterapia. Nesta categoria, também incluo outras disciplinas e abordagens que são menos conhecidas entre a maior parte da população.
É o caso da programação neurolinguística, da tecnologia transformacional e do Jogo Interior. Todas essas disciplinas têm muito a oferecer ao coach executivo. Um alerta importante: nenhuma dessas disciplinas é o coaching em si e por si.
Digo isso porque muitos acreditam que a sua disciplina é o coaching, enquanto os modelos e as abordagens originais foram desenvolvidos com uma intenção diferente do coaching em si. Para constatar isso, basta apenas observar a duração dos cursos.
Em alguns casos, estamos falando de programas de um ano de coaching executivo, recomendados por muitas das abordagens com base na psicologia. Dito isso, um profundo conhecimento dessas disciplinas e de outras costuma fornecer uma base sólida.
Afinal, muitas das habilidades adquiridas podem ser facilmente transferidas para o desenvolvimento de um coach. Mais que isso, podemos afirmar que a disciplina original vai oferecer oportunidades adicionais ao profissional de coaching.
Um psicólogo ou psicoterapeuta vai reconhecer com muito mais rapidez quando um indivíduo tem necessidades mais “profundas”. Ou seja, ele saberá se o cliente (o coachee) possui questões que não podem ser satisfeitas no processo de coaching.
Programas formais
Programas formais são muito raros na área. Isso não surpreende, pois o mercado ainda é muito restrito. Em geral, esses programas são oferecidos por organizações que têm o intuito de desenvolver coaches ou o coaching de forma que atenda seus negócios.
Em alguns casos, as organizações desenvolvem relações com universidades e similares, que oferecem diferentes formas de certificação. O que se tem é muito amplo em termos de qualidade e de duração do programa, que pode variar de dois dias a um ano.
Na maioria desses cursos, o formato do programa é ditado muito mais pelo que os patrocinadores acreditam que o mercado comprará. Significa que são cursos moldados muito menos pelo que é necessário para desenvolver um coach competente.
Em cada uma dessas categorias, posso dizer que você encontrará níveis variados de compreensão, entendimento do assunto e itens associados. Isso também se estende à abrangência da capacitação. Trata-se de algo inevitável.
Entretanto, existe uma emergência em relação à profissão do coaching e o entendimento de seu lugar no papel do gerente de linha. Em razão disso, vai haver necessidade cada vez maior de qualidade e consistência no processo de preparação.
Segundo meu ponto de vista, é necessário haver elementos-chave em um processo eficaz para desenvolvimento de coaches competentes. O texto acima possui informações de “Coaching Eficaz”, do autor Myles Downey (Editora Cengage Learning, 3ª edição, 2010).
PECC® Professional Executive Coach Certification
Você deseja ir além na sua carreira como coach e ganhar cada vez mais dinheiro e reconhecimento por seu trabalho?
No mercado de Coaching Executivo você será contratado pelas empresas para criar um modelo de competências estruturado passo a passo e assertivo para desenvolver os colaboradores de acordo com a área desejada, sempre focando nos interesses da empresa.
A Certificação Internacional em Coaching Executivo, PECC® – Professional Executive Coach Certification da SLAC® Coaching é considerada a mais avançada Formação da América Latina e em Língua Portuguesa.
Com carga horária total de 80 horas, distribuídas da seguinte forma, 40 horas em 4 dias presenciais e 40 horas on-line, a Certificação Internacional em Coaching Executivo tem como objetivo maximizar o desempenho de profissionais para que, como líderes, gerentes, diretores ou executivos, sejam capazes de otimizar processos na empresa e atuar para seu próprio ganho de produtividade, bem como de seus pares e subordinados.
A Formação Internacional PECC® apresenta-se como uma metodologia eficiente para a preparação de profissionais de alto escalão, para que dirijam processos e pessoas de maneira eficiente, sempre levando em conta as metas traçadas pela empresa em que atua.
Com esta Certificação Internacional, você passará a ter acesso aos principais processos para avaliação de competências e otimização da performance humana no âmbito profissional.
Ao final do programa, você receberá o título de Professional Executive Coach e 5 certificações internacionais reconhecidas pelos principais institutos de Coaching do mundo, além de dominar os conteúdos de Coaching Executivo para alavancar a sua carteira de clientes, conquistando seu espaço no mundo dos negócios.
Conclusão
A rota para se tornar um coach é multifacetada e tem categorias distintas. A aprendizagem em empresas de coaching oferece uma integração no setor, embora a falta de padrões claros e a pressão por resultados possam deixar lacunas no desenvolvimento dos novatos.
Além disso, a especialização em disciplinas afins, como psicologia, psicoterapia, programação neurolinguística e outras, oferece uma base sólida para as habilidades do coach. Mas essas disciplinas não são estritamente equivalentes ao coaching.
Apesar disso, contribuem com valiosos conhecimentos e competências transferíveis. Os programas formais de coaching são escassos e variam amplamente em qualidade e duração. Muitas vezes, a estrutura desses cursos é determinada pelo que o mercado busca.
Com isso, deixam de focar nas necessidades essenciais para formar um coach realmente competente. Em todas as categorias de preparação para coaching, a diversidade de conhecimentos e a amplitude da capacitação são inevitáveis.
Ao mesmo tempo, existe uma crescente demanda por qualidade e consistência no preparo dos profissionais. Reconhecer o papel do coaching e sua integração com os gerentes é fundamental para garantir a melhoria contínua dessa profissão.
Nesse cenário, as exigências para o desenvolvimento de coaches competentes devem ser definidas. Além disso, os processos de preparação devem ser reavaliados para garantir uma formação mais eficaz e adequada para a complexidade desse papel.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.