Abertura de relacionamento em coaching
A abertura é considerada um ponto crítico dentro de um relacionamento de coaching. Os coaches precisam reconhecer que ela é o fator mais difícil de obter na construção do relacionamento. Mais até do que a honestidade.
O processo de coaching requer honestidade completa, mas apenas se apossa da abertura. Então, há julgamento a se fazer. Apossar-se significa que todas as informações que o coachee tem ficam disponíveis como partes da discussão.
Isso inclui todos os pensamentos, ideias e crenças necessárias para progredir no assunto tratado no processo de coaching. Outras coisas, no entanto, não precisam entrar nas sessões se não são necessárias ao progresso.
É provável que o coachee tenha pensamentos, ideias e crenças que nunca revelaria a ninguém, muito menos a um colega de trabalho. Ou pode simplesmente ter prometido confidencialidade sobre um determinado assunto.
Se surgir uma situação em que o coachee não pode se abrir, e isso for explícito, isto é, ele for honesto sobre isso, então temos um sinal de que o relacionamento é saudável. Talvez apenas precise achar outro coach – ou conselheiro – para aquele assunto em particular.
Transparência na sessão de coaching
Transparência significa que as intenções, no contexto do coaching, são completamente claras para a outra parte e, quase com certeza, de forma explícita. Transparência é uma forma rápida de construir a confiança num relacionamento.
Com o desenvolvimento do relacionamento em coaching, há geralmente menos necessidade de que a transparência esteja presente de forma explícita. Afinal, os parceiros confiam nas boas intenções de cada um.
Transparência, numa sessão de coaching, vinda do coach, toma uma forma similar ao que pode ser expresso nas seguintes afirmações:
- “Minha intenção ao lhe dar esse retorno é ampliar sua compreensão.”
- “Preciso compreender melhor essa parte. Você pode falar mais sobre ela?”
- “Sinto muito, acabei perdendo a concentração…”
- “Gostaria que você tentasse este exercício de visualização. Acredito que isso vai ajudar a esclarecer o que você realmente quer.”
- “Tenho uma sugestão para você. Você a quer?”
Modelo GROW
Em nome da transparência costumo apresentar o modelo GROW a novos clientes e também busco mostrar o espectro de estilos de coaching na primeira reunião. Entendo que isso é importante para que saibam o que estou fazendo na sessão.
Para compreender melhor a importância da transparência, pense apenas no impacto que não compreender a intenção do coach pode ter no coachee. Dou a entender que ele acharia difícil confiar no coach, ser honesto e aberto. Não haveria coaching.
Mas o que é exatamente o modelo GROW? Essa abordagem permite que o gerente de linha ou coach estruture um diálogo de coaching e apresente um resultado significativo. A prática do coaching eficiente já ocorria antes de o modelo GROW ser descoberto.
É preciso compreender que os praticantes iniciais do coaching trabalhavam de forma mais ou menos intuitiva. Durante esse tempo, ficou claro que, nas sessões de maior sucesso, havia uma certa sequência de estágios-chave.
Esse padrão foi discutido e formulado no modelo GROW, formado com base na melhor prática, e não na teoria. Para muitos, no entanto, ele pode soar estranho, sobretudo no início da utilização. Nesse modelo, a primeira letra de cada etapa forma a sigla GROW.
A sequência de perguntas de acordo com o modelo GROW
Suponha que alguém procure você para receber coaching. De acordo com o modelo proposto, a sequência de perguntas deve ser a seguinte:
- “Sobre o que você quer conversar comigo? ” (Goal, a meta ou tópico)
- “O que está acontecendo? ” (Reality, a realidade)
- “O que você poderia fazer sobre isso? ” (Options ou obstacles, as opções ou obstáculos)
- “O que você vai efetivamente fazer sobre isso? ” (Way forward, o caminho a seguir)
Esse seria o caminho natural a se tornar. O único elemento faltante, sob a perspectiva do modelo, é o objetivo. Vamos ver o primeiro estágio do modelo, que é a etapa inicial em qualquer conversa de coaching. Não é uma descrição detalhada do assunto.
O que você quer entender é o território em que está, a força e a importância do objeto e, eventualmente, o significado emocional para aquele que está sendo orientado. Às vezes, é útil estabelecer uma visão de longo prazo do cliente ou seus objetivos para o objeto.
Nesse ponto, a intenção do coach é entender especificamente sobre aquilo que o coachee quer conversar. Vamos ver um exemplo desse primeiro estágio com a utilização de questões seguindo o modelo GROW. Confira abaixo:
Coach: Sobre o que você quer conversar?
Coachee: Como você sabe, preciso fazer uma apresentação para o Conselho Diretivo na semana que vem e estou um pouco preocupado em fazer um bom trabalho.
Coach:: Fale mais sobre isso.
Coachee: A equipe me pediu para fazer a apresentação do Projeto Blue, e não tenho a mínima ideia de como começar.
Coach: Certo.
Coachee: Sinceramente, estou bem nervoso de ficar diante do Conselho, que é muito duro com quem não faz boas apresentações.
Coach: É, eu sei. Mais alguma coisa sobre isso?
Coachee: Não. Bem, sim, na última vez em que fiz uma apresentação para um grupo de diretores mais antigos, não fui muito bem.
Coach: Então, temos um problema maior aqui, que é a sua capacidade em apresentações?
Coachee: Acho que sim.
Coach: Especificamente, então, qual é o tema dessa sessão?
Coachee: É sobre como fazer uma boa apresentação para o Conselho e também melhorar minhas habilidades de apresentação de forma geral.
Coach: Se você pudesse melhorar nessas habilidades, como seria?
Apenas o coachee pode gerenciar o conteúdo de uma conversa, entretanto, para ser eficaz no coaching, ele precisará lidar consigo mesmo e com a estrutura do processo. A noção de lidar consigo mesmo é um processo que dura a vida toda. Controlar a estrutura e o processo é algo mais fácil.
Como funciona o coaching?
O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um bom desempenho.
A metodologia de coaching está em expansão e é adotada por diversas áreas.
Uma quantidade crescente de organizações afirmam submeter seus executivos ao método. E os principais motivos para isso são:
- Aumento da produtividade
- Desenvolvimento de inteligência emocional
- Assertividade
- Foco na solução de conflitos.
- Redução do nível de estresse.
- Baixo absenteísmo.
- Alta produtividade.
- Ganhos de performance.
O processo de coaching na prática
O coaching é uma conversa, um diálogo que envolve você e o cliente, num contexto produtivo e orientado a resultados. A conversa é formada por perguntas e tem como objetivo encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situações por novos ângulos.
A ideia é que ele siga estratégias diferentes. O processo de coaching oferece um contexto seguro do qual os clientes podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.
O papel do coach
O coach é o profissional que apoia as pessoas na identificação de metas específicas para que as alcancem de forma mais rápida e fácil. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para que ele alcance o que almeja.
Além disso, realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir. Quem se torna coach pode, por meio da sua função, crescer pessoalmente, uma vez que quando você é responsável pelos resultados alheios, você também aprende.
O coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações. Para ser um coach basta ter vontade e motivação, profissionais de qualquer área podem ser um.
Conclusão
A abertura e a transparência são elementos cruciais para a eficácia do coaching. Vimos como a abertura do coachee, a disponibilidade para compartilhar seus pensamentos, ideias e crenças, é fundamental para um relacionamento de coaching saudável.
Sem essa abertura, o progresso pode ser prejudicado, e a confiança entre o coachee e o coach pode ser minada. A transparência, por outro lado, é importante para estabelecer a confiança desde o início, com o coach deixando claro suas intenções e objetivos.
Além disso, conforme analisamos, o modelo GROW fornece uma estrutura valiosa para o processo de coaching. Faz isso por meio de quatro estágios bem definidos: Goal (meta), Reality (realidade), Options (opções) e Way forward (caminho a seguir).
Esse modelo é relevante, pois ajuda a direcionar a conversa de coaching de uma forma bastante produtiva. Também permite que o coachee explore seus objetivos, a situação atual, as opções disponíveis e um plano de ação para seguir em frente.
Essa estrutura clara beneficia tanto o coachee quanto o coach na busca por resultados significativos. Destacamos ainda o papel fundamental do coach como facilitador do desenvolvimento pessoal e profissional do coachee.
O coach fornece apoio, orientação e feedback, ajudando o coachee a alcançar suas metas e superar desafios. Além disso, o coach pode ajudar o coachee a identificar e superar crenças limitantes, estimulando o crescimento pessoal.
Essa função de apoio e orientação é crucial para o sucesso do processo de coaching. O coaching é uma metodologia que vem ganhando destaque em diversas áreas, pois demonstrou contribuir para um aumento na produtividade.
É eficaz ainda no desenvolvimento da inteligência emocional, resolução de conflitos e redução do estresse. As organizações têm reconhecido os benefícios do coaching para o desenvolvimento de seus funcionários e o alcance de metas organizacionais.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.