Ações – Que opções você tem?
O propósito do estágio das OPÇÕES não é encontrar a resposta “certa’’, mas criar e listar o maior número possível de cursos de ações. A quantidade de opções é mais importante nesse estágio do que a qualidade e a adequação de cada um.
O processo estimulador do cérebro de reunir todas as opções é tão válido quanto a própria lista de opções, porque mantém a essência criativa fluindo. É dessa ampla base de possibilidades criativas que passos de uma ação específica serão selecionados.
Se preferências, censura, sarcasmo, obstáculos ou a necessidades de completude são expressos durante o processo de coleta, potencialmente, contribuições de valor serão perdidas e as escolhas serão limitadas.
Maximize suas escolhas
O propósito do estágio das OPÇÕES não é encontrar a resposta “certa”, mas criar e listar o maior número possível de cursos de ação. A quantidade de opções é mais importante nesse estágio do que a qualidade e a adequação de cada um.
O processo estimulador do cérebro de reunir todas as opções é tão válido quanto à própria lista de opções, porque mantém a essência criativa fluindo.É dessa ampla base de possibilidades criativas que passos de uma ação específica serão selecionados.
Se preferências, censura, sarcasmo, obstáculos ou a necessidade de completude são expressos durante o processo de coleta, potencialmente, contribuições de valor serão perdidas e as escolhas serão limitadas.
O coach fará tudo que puder para arrancar essas opções do orientando ou da equipe que ele esteja orientando/gerenciando. Para isso, ele precisa criar uma atmosfera em que os participantes se sintam seguros o bastante para expressarem seus pensamentos e ideias sem inibição ou medo de julgamento do coach ou de outros.
Todas as contribuições, ainda que aparentemente bobas, precisam ser anotadas, geralmente pelo coach, para o caso de elas conterem um embrião de ideia que possa se encher de significado à luz de sugestões posteriores.
Identifique assunções negativas
Um dos fatores que mais restringem a geração de soluções criativas para os negócios e outras áreas são as assunções implícitas que carregamos, das quais muitas vezes mal temos consciência, por exemplo:
– Isso não pode ser feito.
– Isso não pode ser feito dessa maneira.
– Eles nunca concordariam com isso.
– É limitado para custar tanto.
– Não podemos gastar tempo.
– Os concorrentes devem ter pensado nisso.
Há muitas outras. Observe que todas contêm uma negativa ou recusa. Um bom coach convidaria seus orientados a se perguntarem “E se…”. Por exemplo:
– E se você tivesse um orçamento suficientemente grande?
– E se você tivesse uma equipe maior?
– E se você soubesse a resposta? Qual seria?
– E se o obstáculo não existisse? O que você faria?
Como Estabelecer um Plano de Ação?
Através desse processo, que temporariamente acompanha a censura da mente racional, mas idéias criativas são liberadas e talvez se descubra que o obstáculo é menos intransponível do que sempre parecera. Talvez outro membro da equipe conheça um desvio para esse obstáculo em particular, de modo que o impossível torna-se possível pela combinação das contribuições de mais de uma pessoa.
Classifique as opções
Custos e benefícios: Uma vez gerada uma lista abrangente, à fase VAI do coaching pode ser uma simples questão de selecionar o melhor do grupo. Entretanto, em assuntos mais complexos, como há tantos no ramo dos negócios, pode ser necessário reexaminar a lista observando os custos e benefícios de cada um dos cursos de ação.
Isso deve mais uma vez ser feito pelo coaching e é aí que alguma combinação de duas ou mais ideias podem surgir como o melhor. Nesse momento eu às vezes convido o orientando a observar o quanto ele gosta de cada opção da lista, classificando-as em uma escala de 1 a 10.
Ensinamentos do coach
O que faz o coach se ele tem um determinado conhecimento, habilidade ou experiência quanto ao assunto em questão e o orientando não diz ao coach qual é a solução óbvia?
Em que estágio o coach deve oferecer sua sabedoria?
Certamente quando ele reconhece que o orientando esgotou suas possibilidades. Mas como ele pode passar seus ensinamentos sem diminuir o senso de responsabilidade do orientando?
Simplesmente dizendo: “Eu tenho algumas opções possíveis. Você gostaria de conhecê-las”?
Poucos orientandos dirão não, mas eles podem pedir ao coach que espere até que eles concluam uma corrente de pensamento. A quaisquer sugestões dadas pelo coach deve ser atribuída a mesma importância conferida a todas as outras OPÇÕES.
Esse texto possui informações extraídas do livro “Coaching para Performance” de John Whitmore, editora Qualitymark, 2006.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.