Benchmark com coaching, qual é a relação desses dois conceitos?

Benchmark com coaching e empreendedorismo

O termo benchmarking foi criado ainda nos primórdios da atividade de carpintaria e da fabricação de armários. Originalmente, a expressão se referia ao banco utilizado pelos carpinteiros para marcar dimensões e comprimentos de suas peças.

Posteriormente, eles seriam usados como medida padrão para comparar com outros pedaços de madeira. Essa prática permitiu um trabalho consistente nos produtos finais. O conceito foi introduzido no mercado em meados da década de 1970 pela empresa Xerox.

Com isso, passou a designar o processo de comparação de produtos, serviços e práticas organizacionais pré-estabelecidas. Trata-se de um importante instrumento de gestão.

 

A importância do benchmarking para empresas

O benchmarking é realizado por meio de pesquisas em que uma empresa determina, de forma sistemática, a competitividade dos seus processos frente aos dos concorrentes. Isso é feito por meio da comparação com outras organizações do setor em que ela atua.

Segundo a American Society for Quality (ASQ), benchmarking é o processo de medição e comparação de uma empresa em relação às organizações líderes em qualquer parte do mundo. Isso é feito de modo a colher informações relevantes.

Elas vão ajudar essa organização a empreender ações destinadas à melhoria de sua performance. Ou seja, o benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina.

Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, de acordo com especialistas. Deve-se levar em conta ainda que se trata de um instrumento que contribui para melhor o desempenho da empresa ou organização.

Benchmark com coaching e empreendedorismoO benchmarking aplicado na metodologia de coaching

No campo do coaching, o benchmarking pode ser usado como um processo que consiste em retroceder de uma habilidade ou competência. A ideia é modelar os componentes críticos de sucesso, estabelecendo padrões sensoriais ou empíricos.

Além disso, cria-se uma escala para níveis dessa competência. Nesse sentido, não apenas mede e estabelece critérios de excelência. Também fornece um meio para que possamos tirar ideias, crenças, sentimentos, intenções e outros estados internos intangíveis.

O objetivo é traduzi-los para o mundo empírico como ações práticas.

Benchmark, uma estratégia para pesquisa de mercado

Em resumo, benchmark é um processo de pesquisa de mercado, que consiste na comparação de produtos, serviços e práticas empresariais.

Com o aumento da competitividade nos últimos anos, a estratégia se tornou não apenas um diferencial das empresas de sucesso, mas um instrumento altamente eficaz para gestores.

Como fazer benchmarking?

O benchmark é realizado por meio de pesquisas que comparam as ações executadas por cada organização. O objetivo da pesquisa é aprimorar as funções e processos de uma determinada empresa, para alcançar a sua concorrência.

Uma vez que o benchmark analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado. O procedimento consiste em um processo de melhoria contínua, aprendido com as outras empresas.

É sempre um trabalho de grande intensidade e requer planejamento, tempo e disciplina. Além disso, o conceito de benchmarking pode ser aplicado a qualquer processo já existente e pode ser considerado muito relevante para qualquer organização.

Afinal, trata-se de um instrumento que vai contribuir para o desempenho de qualquer empresa. Podemos afirmar que o benchmark é uma análise comparativa de produtos/serviços da concorrência, para um produto existente.

Ou ainda para um setor de uma determinada atividade no quadro da concepção de um novo produto. Dessa maneira, o processo é utilizado como um marco para as empresas definirem padrões de qualidade, preço e outros indicadores relevantes.

O conceito de benchmark está diretamente ligado à ideia de empreender. Quem deseja criar uma empresa precisa conhecer a fundo esse importante instrumento de melhoria de performance. Mas, afinal, como podemos definir a tarefa de empreender?

Benchmark com coaching e empreendedorismoO que é empreendedorismo?

Na prática, empreender é mais do que abrir um negócio e gerenciá-lo com eficiência. É mais do que ser o tradicional chefe. A definição atual de empreendedor inclui ser um líder inovador e gestor estratégico de pessoas.

No empreendedorismo corporativo, por exemplo, a pessoa não precisa ter aberto uma empresa para empreender. Na verdade, para se enquadrar como empreendedor, a pessoa precisa usar suas competências empreendedoras na empresa que trabalha.

Características dos empreendedores

Mas, afinal, o que significa empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Com a evolução do capitalismo e da tecnologia, a definição sofreu alterações ao longo da história. O conceito mais clássico de empreendedorismo é de 1945.

De acordo com o economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950), o empreendedor é acima de tudo uma pessoa versátil. Pioneiro ao considerar a inovação como propulsor do crescimento econômico, Schumpeter afirmava que quem empreende precisa:

  • Saber produzir
  • Organizar operações internas
  • Reunir recursos financeiros
  • Realizar vendas dos produtos ou serviços da empresa

Já para o austríaco Peter Drucker (1909-2005), considerado um guru da administração moderna, o empreendedor é quem vislumbra as oportunidades de negócios. Assim, quem empreende tem a capacidade de transformar ideias inovadoras em ações que geram lucros. O conceito de empreendedorismo do pesquisador canadense Louis Jacques Filion, referência na área, atrela o ato de empreender ao ato de inovar.

Professor de empreendedorismo na escola de negócios HCE Montreal, Filion defende que o empreendedor é alguém visionário que cria, desenvolve e realiza visões. Ainda segundo ele, o empreendedor cria a partir da congruência entre criatividade e imaginação.

Empreendedor é…

Para o brasileiro Idalberto Chiavenato, ser empreendedor é assumir riscos em meio a uma economia em transformação e crescimento constantes.

Referência em administração, o autor enfatiza que empreender é mais do que produzir mercadorias, oferecer serviços e gerenciar uma empresa.

Já para Robert D. Hisrich, renomado autor do livro “Empreendedorismo”, os riscos que os empreendedores assumem vão além dos financeiros. Incluem também riscos sociais e até mesmo psicológicos, para ficarmos em alguns exemplos.

O escritor define ainda o empreendedorismo como a criação de algo diferente e com valor. Nesse processo, o empreendedor dedica seu tempo e realiza todos os esforços necessários. E tem como recompensa a satisfação econômica e também pessoal.

Benchmark com coaching e empreendedorismoConclusão

O benchmarking e o coaching são dois conceitos distintos, mas que estão relacionados. Podemos afirmar que ambos desempenham papéis complementares no mundo dos negócios e no desenvolvimento pessoal.

O benchmarking é uma ferramenta de gestão que envolve a análise comparativa de produtos, serviços e práticas organizacionais em relação a outras empresas líderes no mercado. Essa prática visa melhorar o desempenho e a qualidade.

Faz isso, identificando oportunidades de aprimoramento e inovação. Por outro lado, o coaching é uma metodologia que visa o desenvolvimento de competências, habilidades e desempenho de indivíduos, equipes e organizações.

O coaching pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar o processo de benchmarking. Afinal, ajuda a identificar e desenvolver as competências necessárias para implementar as melhorias identificadas por meio do benchmarking.

No contexto do benchmarking, o coaching pode ser fundamental na capacitação das equipes para implementar as mudanças recomendadas. Por meio do coaching, os profissionais podem adquirir algumas habilidades e competências necessárias.

Com isso, são capazes de alcançar os padrões de desempenho identificados no benchmarking. Além disso, o coaching pode ajudar a superar os desafios emocionais e comportamentais associados a mudanças organizacionais.

Entre esses desafios, podemos citar resistência à mudança e falta de motivação, por exemplo. O benchmarking e o coaching são, portanto, duas ferramentas complementares que podem impulsionar a excelência nas organizações.

O benchmarking fornece insights valiosos sobre as melhores práticas e padrões do setor. Por sua vez, o coaching capacita as pessoas a atingir esses padrões e a liderar com sucesso a implementação das melhorias.

Quando combinados, esses dois conceitos podem levar a um crescimento organizacional bastante significativo. Além disso, também possibilitam ampliar e consolidar o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

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