Benefícios do coaching: entenda os tipos e técnicas

Você conhece os benefícios do coaching? O coaching, uma prática integradora de filosofia, psicologia positiva, e gestão, está transformando o mercado. Descubra como esse processo pragmático pode impulsionar seus objetivos.
Por meio de diversas técnicas e ferramentas, o curso de coaching é capaz de mudar o estado atual (presente) do indivíduo e levá-lo ao seu estado desejado (futuro). Ou seja, a técnica permite que o indivíduo aprimore sua atuação em inúmeras frentes, como, por exemplo:
- Definição e planejamento de negócios ou carreira
- Integração dos negócios e vida pessoal em busca do equilíbrio
- Potencialização de desempenho no trabalho
- Tomada de decisões importantes
- Gestão de negócios
Dinâmica do coaching: apoio, direcionamento e desempenho
O coach (profissional que conduz o processo) fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece ainda diretrizes, feedback e orientação para assegurar um bom desempenho.
Confira a palestra: o processo de coaching no Brasil e no mundo, perspectivas distintivas, com Sulivan França.
Benefícios do coaching
A metodologia de coaching está em expansão e é adotada por diversas áreas. Um estudo recente indica que 68% das organizações dizem submeter seus executivos ao método. E os principais motivos para isso são:
- Aumento da produtividade
- Desenvolvimento da inteligência organizacional
- Desenvolvimento de inteligência emocional
- Assertividade
- Foco na solução de conflitos
- Redução do nível de estresse
- Baixo absenteísmo
- Alta produtividade
- Ganhos de performance
Tipos de coaching
Dentro da abordagem do coaching, existem algumas subdivisões importantes, como o coaching de vida, o coaching executivo, o coaching de carreira, entre outros. Vamos conhecer resumidamente cada uma delas, ver suas aplicações e entender os benefícios do coaching em cada área.
Coaching de vida
Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida. Como o próprio nome indica, o coaching de vida pode ser utilizado tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida. Em geral, é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.
Coaching executivo
Destinado a alcançar objetivos corporativos, o coaching executivo é voltado para a alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.
Coaching de carreira
O coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientados para novas oportunidades. Os benefícios do coaching de carreira são inúmeros e a abordagem é capaz de fazer real diferença entre o êxito e fracasso na área profissional do indivíduo.
Leader coach
Treinamento voltado para líderes e desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas. Entre elas a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.
Team coach
O team coach ou coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.
Business coaching
O business coaching é um processo de coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos, se aprofundando nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.
Processo de coaching na prática
1 – O coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e o cliente, em um contexto produtivo e orientado a resultados.
2 – A conversa é formada por perguntas e tem como objetivo encorajar e apoiar o coachee (cliente) para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.
3 – O processo de coaching oferece um contexto seguro do qual os clientes podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.
O papel do coach
O coach é o profissional que apoia as pessoas na identificação de METAS específicas para que as alcancem de forma mais rápida e fácil. Fornece ao coachee ferramentas, perspectivas e estruturas necessárias para que o cliente (coachee) alcance o que almeja.
Em paralelo, realinha as crenças limitantes e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir. Além disso, a pessoa que se torna coach pode, por meio da sua função, crescer enquanto pessoa, uma vez que quando você é responsável pelos resultados alheios, você também aprende.
O coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos.
Para ser um coach basta ter vontade e motivação, profissionais de qualquer área podem ser um!
Venha com a gente e se torne um coach!
Números do coaching no Brasil
98,8% dos alunos da SLAC® consideram o coaching como o seu principal aprendizado de vida, trazendo diversos impactos positivos para a vida pessoal e profissional.
Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Coaching – CPDC
83% dos líderes que passaram pelo processo de coaching relatam a importância da metodologia, trazendo maiores resultados da sua gestão.
Fonte: BBC
35% dos profissionais que têm em seu currículo a formação em coaching recebem 35% a mais do que outros profissionais.
Fonte: Datafolha
Por que o trabalho de coaching é importante?
O processo de coaching passou a ser popular em 1990. Atualmente, ele é um dos principais processos de desenvolvimento humano. Tem seu funcionamento centrado em três pontos fundamentais e é visto como uma profissão promissora que cresce muito no país:
Empatia:
O coachee e coach viram uma equipe e passam a atuar em conjunto para alcançar um resultado que o coachee não conseguiria sozinho.
Estrutura:
Com um coach, o coachee passa a ter mais ação, pensar grande e começa a trabalhar com foco na solução.
Atuação:
O coach sabe como orientar seus coachees (clientes) a fazer mais, tomar melhores decisões, definir melhor seu foco visando à máxima produtividade.
Quem procura um processo de coaching?
Como estamos vendo, os benefícios do coaching são variados e podem atender as necessidades de pessoas das áreas mais distintas. Observe o perfil dos principais indivíduos que procuram o coaching para alcançar resultados excelentes, seja na área pessoal ou profissional.
- Empresários
- Gestores
- Líderes
- Executivos
- Pessoas que desejam alcançar metas ou melhorias na vida pessoal
- Profissionais em transição de carreira
- Quem deseja aprender a identificar um perfil comportamental
Fundamentos do coaching
Os principais fundamentos do coaching foram idealizados e elaborados para permitir mais entendimento sobre as práticas e os tratamentos utilizados na profissão. São fundamentais para o desempenho profissional competente de qualquer profissional de coaching.
1. Determinando os fundamentos
Em coaching, o cumprimento de diretrizes éticas e padrões profissionais é algo essencial. Diante disso, torna-se importante tanto a compreensão de valores éticos e de parâmetros em coaching quanto a sua capacidade de aplicação em todas as situações que envolvam o coach e o cliente.
O coach deve compreender os padrões de conduta determinados pela SLAC® Coaching e apresentá-los em seus comportamentos no cotidiano da profissão. Para saber quais são eles, é necessário verificar o Código de Ética.
O profissional deve entender o cliente e argumentar de forma eficiente com ele os rumos e os padrões específicos do relacionamento de coaching. Entre tais pontos estão a programação, o preço, a inclusão de outras pessoas, etc.
2. A criação de um relacionamento
O profissional de coaching necessita estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Isso se traduz na habilidade do coach em criar uma atmosfera segura, que inspire apoio e respeito.
Outra tarefa da profissão é a de fornecer suporte contínuo e encorajar o cliente a desenvolver novas ações e novos comportamentos, englobando os que impliquem riscos e medo do fracasso.
Durante todo o processo, o profissional precisa se mostrar flexível, em conformidade com cada momento e aplicado. Deve utilizar seus recursos intuitivos e depositar confiança no conhecimento interior de seu cliente.
Além disso, o profissional necessita ter confiança para alterar um ponto de vista e apostar em diferentes cenários para sua atuação. Nesse sentido, é importante não se deixar dominar ou envolver com os sentimentos do cliente.
3. Uma comunicação efetiva
Um coach deve sempre praticar a chamada escuta ativa. Trata-se da capacidade de manter o foco integral naquilo que o cliente está afirmando, mas, também, nas coisas que ele não está dizendo.
O coach deve sempre ouvir as metas, os valores, as crenças e as preocupações de seu cliente, tanto do que é possível quanto do que não é possível. Precisa distinguir as palavras, a linguagem corporal e o tom de voz, enfim, compreender a essência da comunicação do cliente e apoiá-lo para chegar diretamente ao ponto.
O coach precisa se expressar com eficiência durante o processo, é fundamental utilizar uma linguagem que estabeleça o impacto positivo em seu cliente. É necessário que sejam feitos questionamentos abertos, capazes de gerar possibilidades ou aprendizados novos.
4. Facilitar o aprendizado e os resultados
No processo de coaching, criar conscientização é valioso. Para isso, deve-se buscar a integração e a avaliação de fontes de informações variadas. Também é necessário procurar interpretações que apoiem a conscientização do cliente.
É importante que o profissional auxilie o cliente a observar os diferentes pontos interrelacionados que causem impacto nele e em seus comportamentos, como pensamentos ou sentimentos.
Também é papel do coach identificar pontos fortes e áreas para aprendizado e crescimento, ou seja, aquilo que é mais importante para tratar durante o coaching. O coach tem que promover experiências e autodescoberta no cliente quando ele aplica o que foi discutido e aprendido nas sessões em seu trabalho ou em sua vida.
É preciso desafiar as suposições e os pontos de vista do cliente para provocar novas ideias e encontrar outras possibilidades para ação. O planejamento e a definição de metas são pontos do trabalho do coach.
É a capacidade de elaborar e manter um planejamento de coaching que seja verdadeiramente eficaz com o cliente. É necessário consolidar os dados coletados, determinar um plano e desenvolver objetivos com o cliente que abordem preocupações e áreas para aprendizagem e desenvolvimento.
O que é coaching de performance?
O coaching de performance, mais conhecido como coaching de carreira, trabalha nas pessoas o autodesenvolvimento e o autoconhecimento. O coach apoia a identificar os comportamentos necessários para você ser capaz de atuar em alta performance, conquistando todos os objetivos traçados.
As habilidades que você aprende podem ser aplicadas para o seu crescimento pessoal e empresarial. Não obstante, o coaching de performance traz uma série de benefícios, como, por exemplo:
- Olhar empreendedor para abrir novos negócios
- Foco na solução de problemas
- Planejamento de ações de forma mais eficaz
- Conscientização do que precisa ser feito
- Motivação para traçar caminhos maiores
O que é uma sessão de coaching?
Todas as sessões de coaching são importantes. O coach, por meio de perguntas e ferramentas, faz com que o cliente acesse seu potencial interno. Também permite que a pessoa compreenda o que precisa fazer para alcançar sua meta e adote um plano de ação que precisa ser realizado até a próxima sessão.
Durante o processo de coaching, a pessoa passa a identificar toda sua potencialidade, o que precisa desenvolver, como as suas crenças prejudicam a realização das suas metas e como tornar essas crenças em fortalecedoras.
Coach: o que é e quais são as funções?
Coach é o profissional que utiliza das ferramentas presentes na metodologia de desenvolvimento e maximização de performance humana, conhecida como coaching.
O papel do coach poderá auxiliar o cliente (também conhecido como coachee) durante o processo de coaching para que possa alcançar as metas determinadas por ele, desde o início do projeto.
Quando falamos da metodologia, tudo aquilo que envolve o passado não pode e nem deve ser considerado durante as sessões. O coach avalia o estado atual do indivíduo para que ele chegue ao estado desejado, além disso trabalha a inteligência emocional das pessoas.
A palavra coach significa treinador. Essa metodologia surgiu por meio do esporte, por meio do conhecimento dos coaches esportivos que trabalham focados no desenvolvimento humano e de em alta performance do atleta.
Coaching e sua etimologia
Existem diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas. Alguns estudos indicam que a origem da palavra está no verbo inglês coax, que significa persuadir ou aliciar.
O termo foi disseminado pelo esporte, em especial, o futebol, e contempla o tipo de profissional que, no Brasil, chama-se técnico. Nos países de língua inglesa, porém, o coach, mesmo no esporte, sempre teve uma outra conotação.
Ela está mais relacionada à atuação no sentido do aspecto psicológico dos atletas e da construção de estratégias e táticas do que propriamente ao aperfeiçoamento de técnicas. Portanto, nesse contexto, a definição possível para coach é do profissional que atua como estimulador externo, que desperta o potencial interno das pessoas.
Para tanto, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas e métodos. O coach está incumbido de acessar os recursos internos (emoções, valores, talentos, etc.) e externos (força, habilidades mecânicas, carisma, etc.) do coachee (aluno) e, com isso, melhorar seu desempenho.
O início da profissão coach
Com a desaceleração da economia na década de 1990, quando as organizações que apoiavam longos “programas abertos” descobriram que não podiam mais se dar ao luxo de percorrer esse caminho dispendioso e, assim, começaram a exigir soluções mais personalizadas de quem fornecia treinamento.
Ao mesmo tempo, tanto as organizações como seus gerentes começaram a verificar os benefícios de uma abordagem mais individualizada do desenvolvimento pessoal. As pessoas precisavam de algo que permitisse que as questões fossem discutidas em profundidade e as soluções obtidas pelo debate, pela reflexão e pela descoberta ao longo de um período de tempo.
Levando esse cenário em conta, no final da década de 1990 um dos principais coaches executivos, foi questionado sobre o que ele fazia para ganhar a vida. Ele respondeu, com algum orgulho, que era um treinador executivo. No entanto, o questionador, um profissional sênior de RH, ficou sem entender que profissão era aquela a que o coach se referia.
Como o coaching pode apoiá-lo
Como foi possível observar, os benefícios do coaching são diversos. A abordagem visa aprimorar indivíduos em processos pragmáticos e na busca por objetivos. Ela é resultante da síntese entre gestão de negócios, filosofia, psicologia positiva e terapia cognitiva.
Com técnicas que alteram o estado presente para alcançar o desejado, esse campo se destaca por diversas abordagens. Entre elas, podemos incluir o coaching de vida, executivo, de carreira, leader coach, e de equipe.
Cada um deles é focado em aspectos específicos do desenvolvimento pessoal e profissional. O coaching opera como um diálogo orientado a resultados, fornecendo suporte, feedback e direcionamento para otimizar o desempenho do cliente.
Sua metodologia, em expansão e adotada por organizações, promove aumento da produtividade, desenvolvimento de inteligência emocional, assertividade e gestão eficaz de conflitos, resultando em benefícios significativos para o bem-estar e a performance.
O coach desempenha um papel crucial no processo de coaching, auxiliando na definição de metas e fornecendo as ferramentas necessárias para alcançá-las. Além de realinhar crenças limitantes, este profissional facilita a evolução do desempenho.
Conclusão
O coaching pelo bem-estar e aprendizado do cliente, sem lidar com problemas mentais clinicamente significativos. A prática ética e a criação de uma relação de confiança são componentes fundamentais para um coaching realmente eficaz.
Marcadas por diálogos estruturados, as sessões de coaching utilizam modelos como o GROW, buscando diferentes níveis de interação. Isso vai desde o aprendizado até mudanças comportamentais e estratégicas, por exemplo.
A variedade de diálogos, como o técnico, tático e estratégico, atende às diferentes necessidades do coachee. Com isso, promove uma abordagem holística para o desenvolvimento, tanto no campo pessoal como no profissional. Esses são alguns dos principais benefícios do coaching.
Amplamente reconhecido no Brasil e no mundo, o coaching revela números de satisfação e eficácia. Com crescente aceitação em diversos setores, tornou-se uma ferramenta valiosa para empresários, líderes, executivos e indivíduos em busca de desenvolvimento pessoal.
Seus fundamentos éticos, foco na solução e abordagens diversificadas evidenciam o papel vital do coaching na promoção do crescimento humano e profissional. Quando o assunto é coaching, conte sempre com toda a experiência da SLAC Coaching.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.
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