O coach: analise os resultados e desenvolva um plano de ação
Inicialmente, a maioria dos gerentes se vê assoberbada pelo volume de informações fornecidas no relatório sumário. Existem percentis, comentário por escrito, médias da empresa e resumos por categoria. A primeira responsabilidade do coach é ajudar o gerente e analisar as informações em busca de temas. Quais aptidões de liderança e competências centrais as pessoas visualizam como sendo os pontos fortes desse gerente? Será que se trata de uma agradável surpresa, ou é assim que a pessoa se vê? Quais áreas são vistas como oportunidades para melhoria?
Responda aos stakeholders e faça um acompanhamento
O coaching contínuo
Jim Bolt, presidente da Executive Development, especializada na concepção de programas de desenvolvimento personalizado de apoio a mudanças estratégicas, reconheceu esse problema. No trabalho que realizamos com Jim, durante os dois últimos anos, ele inclui o coaching contínuo nos programas que desenvolveu, Os coaches seguem o formato esboçado acima, só que em vez de dizerem “tchau, boa sorte e telefone se tiver alguma dúvida” ao encerrar-se a sessão de feedback do coaching, eles mantêm com o receptor do coaching um relacionamento contínuo. Permanecem em contato mensalmente por e-mail e por telefone. O coach se encontra disponível para responder as perguntas que invariavelmente surgem, fornecer informações adicionais, sugerir abordagens alternativas e ajudar na manutenção do enfoque sobre o plano de ação de desenvolvimento.
O custo desse coaching complementar é uma “bagatela”, em geral apenas 1% a 2% adicionais, em comparação com o custo de programas sem o coaching contínuo. O impacto é enorme. Todas as organizações que incluíram o coaching contínuo como parte do processo de feedback obtiveram uma melhoria drástica na proporção de líderes que fizeram um acompanhamento e, como conseqüência disso, a percepção da eficácia na liderança melhor. A seguir, é apresentado um estudo de caso do California Public Employees Retirement System (CalPERS), onde 92% de toda a equipe executiva apresentou melhoria em liderança num estudo sobre acompanhamento com quatro meses de duração.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.