Coach: o que é e quais são as funções?

Coach é o profissional que utiliza as ferramentas da metodologia de desenvolvimento e maximização de performance humana, conhecida como coaching. O papel do coach é o de auxiliar o cliente (também conhecido como coachee) durante o processo.
O objetivo é apoiar o cliente a alcançar as metas determinadas por ele mesmo, desde o início do projeto. Quando falamos da metodologia, tudo aquilo que envolve o passado não pode e nem deve ser considerado durante as sessões.
O coach avalia o estado atual do indivíduo para que ele chegue ao estado desejado, além disso trabalha a inteligência emocional das pessoas. A palavra coach significa treinador. Essa metodologia surgiu por meio do esporte.
Originalmente, foi elaborada por meio do conhecimento dos coaches esportivos que trabalham focados no desenvolvimento humano e em alta performance do atleta. Vamos entender melhor o significado do termo coaching e como surgiu.
Coaching e sua etimologia
Existem diversas teorias sobre como o termo coach foi elaborado e evoluiu no contexto do desenvolvimento de pessoas. Alguns estudos indicam que a origem da palavra está no verbo inglês coax, que significa persuadir ou aliciar.
O termo foi disseminado pelo esporte, em especial, o futebol, e contempla o tipo de profissional que, no Brasil, chama-se técnico. Nos países de língua inglesa, porém, o coach, mesmo no esporte, sempre teve uma outra conotação.
Ela está mais ligada à atuação em relação ao aspecto psicológico dos atletas e da construção de estratégias e táticas do que ao aperfeiçoamento de técnicas. Portanto, a definição para coach é do profissional que atua como estimulador externo.
Porém, ele é alguém responsável por despertar o potencial interno das pessoas (o cliente durante o processo de coaching). Para tanto, ele utiliza uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas e métodos.
Assim, o coach está incumbido de acessar os recursos internos (emoções, valores, talentos, etc.) e externos (força, habilidades mecânicas, carisma, etc.) do coachee (aluno). E, com isso, consegue melhorar seu desempenho.
O início da profissão coach
Com a desaceleração da economia na década de 1990, as organizações perceberam que não podiam mais se dar ao luxo de apoiar longos “programas abertos” de treinamento. Esse caminho dispendioso foi substituído por soluções mais personalizadas.
Em paralelo, tanto as organizações como seus gerentes começaram a verificar os benefícios de uma abordagem mais individualizada do desenvolvimento pessoal. Era preciso algo que permitisse que as questões fossem discutidas em profundidade.
Além disso, as soluções deveriam ser obtidas pelo debate, pela reflexão e pela descoberta ao longo de um período de tempo. Levando esse cenário em conta, no final dos anos 1990 um dos principais coaches executivos, foi questionado sobre o que ele fazia para ganhar a vida.
O homem respondeu, com algum orgulho, que era um treinador executivo. No entanto, o questionador, que ocupava um cargo como profissional sênior de RH, ficou sem entender que profissão era aquela a que o coach se referia.
Surgimento do coaching executivo
Bem-aceito e cada vez mais divulgado, o processo ganhou uma vertente específica para aplicação em organizações: o coaching executivo. Inicialmente, atendia grandes empresas por meio da preparação de executivos, presidentes, diretores e gerentes.
No entanto, com o passar dos anos o coaching foi se expandindo para o mercado de médias e até pequenas empresas. Os resultados dos processos de coaching ganham destaque porque têm sido comprovados.
Como profissão, também entrou definitivamente para o mercado de pequenas e médias empresas. O modelo padrão de coaching com foco no desenvolvimento de competências tornou-se um excelente modelo de desenvolvimento.
Nesse sentido, o principal objetivo era profissionalizar empresas de menor porte. Atualmente, muitas pessoas procuram um coach como uma espécie de personal trainer mental, para si mesmas e seus colaboradores.
A partir desse movimento inicial surgiu a separação entre o coaching de vida e o coaching executivo. Foram desenvolvidos também os processos de leader coach e team coaching, segmentos das vertentes supracitadas.
Papéis do coach
Entre os principais papéis de um coach está o apoio ao cliente e as metas estabelecidas por ele. Com a utilização de técnicas e ferramentas, o profissional auxilia o coachee (cliente) na conquista de habilidades, competências ou recursos pessoais.
O coach dá suporte para as diretrizes de desenvolvimento a fim de assegurar que o objetivo do cliente seja atendido. O profissional deve apoiar as pessoas para identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápido e facilmente.
Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais. O coach não dá soluções prontas, mas oferece instrumentos ao coachee (cliente) para ele descobrir suas próprias respostas.
Essa autodescoberta é o que dá vida e poder ao processo decisório durante todo o processo. Se os clientes querem saber o que devem fazer com suas vidas, é fundamental que essas respostas venham deles próprios.
Coaching como uma profissão é algo relativamente novo que sintetizou o que existe de mais eficiente na gestão estratégica e de negócios. Também reúne aspectos advindos da filosofia, da psicologia positiva, da terapia cognitiva e de outras áreas do saber.
Sua utilização visa a beneficiar a todos que desejam processos de otimização de performance de uma maneira pragmática e estruturada. O foco é no alcance de metas e objetivos, sejam estes pessoais ou profissionais.
Como atuam os coaches em cada segmento
Coaching de vida
Ao trabalhar com um coach de vida, o cliente também se concentra no que quer focalizar e aprende a trabalhar e construir uma estrutura a partir disso. Se ele não sabe o que quer em sua vida, logo, não saberá aonde chegar nem se chegou, se é que vai chegar.
Por sua vez, se ele sabe o que quer, já começa a fazer novas escolhas e criar novos hábitos comportamentais. Com isso, irá reduzir e, em alguns casos, eliminar a paralisia comportamental.
Coaching executivo
Esse coach dá suporte para resultados comerciais factíveis. Assim, é capaz de ampliar o volume de negócios, produtividade, aumentar a satisfação no trabalho e o valor da organização. A empresa pode acompanhar os resultados desse processo.
Para isso, faz avaliação antes e depois da realização do coaching, para mensurar o retorno sobre o investimento (ROI). O coach também pode apoiar, organizar e implementar o leader coaching, programa que inspira gestores a se tornarem líderes de sucesso.
Para ser estratégico basta ter entendimento tático
É difícil ser estratégico sem entendimento tático. Quanto mais elevado é o nível do diálogo, mais profundo será seu impacto sobre o indivíduo. Fora da cadeia do diálogo, situa-se a conversa normal de interação, predominante na maioria dos contatos no trabalho.
O coach eficiente deve entender o nível de diálogo que é apropriado ao papel específico e ter consciência de sua capacidade de trabalhar em cada aspecto. É pequena a quantidade de profissionais de coaching que trabalham com competência no âmbito integrativo.
Um problema para a execução do coaching é que, enquanto o coach precisa, de fato, funcionar no plano do diálogo integrativo, muitas pessoas que alegam ser competentes nesse papel não são capazes de avançar mais além do nível tático ou estratégico.
Na base de cada uma das sete camadas da conversa no coaching estão alguns princípios básicos, descritos a seguir:
- Ouvir para entender, esperando que seus pressupostos e opiniões habituais sejam desafiados e modificados à medida que sua escuta se aprofunda.
- Encorajar os outros a serem explícitos a respeito das ligações entre suas ideias, testando os pressupostos que aparecem por conta disso.
- Fazer abertamente o mesmo com suas próprias ideias.
- Desafiar, sendo aberto e franco, e incentivando a outra pessoa a fazer o mesmo; respeitar o que ela diz quando encara o desafio.
- Estar disposto a defender suas próprias opiniões com toda a clareza e também a despertar a mesma atitude na outra pessoa. Ser indiferente à opinião que ela adote.
- Explorar o que não é dito e as implicações disso para o relacionamento de coaching, e também para as demais áreas da vida do coachee.
Alta demanda e qualificação
A procura crescente por quem busca se tornar um coach gera uma imensa demanda no mercado de coaching, que ainda é carente de profissionais no Brasil. Com isso, percebeu-se que havia a necessidade de criar um curso que atendesse esse cenário.
Em parceria com a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), a SLAC® instituiu o primeiro MBA em coaching do mundo. O objetivo é qualificar profissionais com competência para atuarem em coaching executivo e organizacional.
O curso de coaching aborda os principais temas da gestão de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A partir disso, cria a alta performance e estimula as pessoas a alcançarem resultados.
Benefícios do coaching
A metodologia de coaching está em expansão e é adotada por diversas áreas. Um estudo recente indica que 68% das organizações dizem submeter seus executivos ao método. E os principais motivos para isso são:
- Aumento da produtividade
- Desenvolvimento da inteligência organizacional
- Desenvolvimento de inteligência emocional
- Assertividade
- Foco na solução de conflitos
- Redução do nível de estresse
- Baixo absenteísmo
- Alta produtividade
- Ganhos de performance
Tipos de coaching
Dentro da abordagem do coaching, existem algumas subdivisões importantes, como o coaching de vida, o coaching executivo, o coaching de carreira, entre outros. Vamos conhecer resumidamente cada uma delas, ver suas aplicações e entender os benefícios do coaching em cada área.
Coaching de vida
Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida. Como o próprio nome indica, o coaching de vida pode ser utilizado tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida. Em geral, é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.
Coaching executivo
Destinado a alcançar objetivos corporativos, o coaching executivo é voltado para a alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.
Coaching de carreira
O coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientados para novas oportunidades. Os benefícios do coaching de carreira são inúmeros e a abordagem é capaz de fazer real diferença entre o êxito e fracasso na área profissional do indivíduo.
Leader coach
Treinamento voltado para líderes e desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas. Entre elas a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.
Team coach
O team coach ou coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.
Business coaching
O business coaching é um processo de coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos, se aprofundando nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.
Processo de coaching na prática
1 – O coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e o cliente, em um contexto produtivo e orientado a resultados.
2 – A conversa é formada por perguntas e tem como objetivo encorajar e apoiar o coachee (cliente) para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.
3 – O processo de coaching oferece um contexto seguro do qual os clientes podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.
Conclusão
O coach, profissional especializado em aplicar a metodologia de coaching, desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na maximização da performance humana. Sua função primordial é auxiliar o cliente, também conhecido como coachee, ao longo do processo.
O objetivo é sempre o de atingir metas estabelecidas pelo próprio cliente desde o início do projeto. Essa abordagem destaca-se por focar no presente e futuro, não considerando aspectos do passado durante as sessões.
A etimologia de coach tem raízes no esporte, originalmente vinculada ao desenvolvimento psicológico e estratégico de atletas. Como profissão, isso remonta aos anos 1990, quando as organizações buscavam abordagens personalizadas ao desenvolvimento pessoal.
O coaching executivo ganhou destaque, inicialmente em grandes empresas, expandindo-se para organizações de diferentes portes. O coach tem diversos papéis cruciais, desde fornecer suporte às metas do cliente até trabalhar na melhoria da inteligência emocional.
Sua abordagem é baseada em incentivar a autodescoberta do coachee, proporcionando ferramentas e estruturas para alcançar os resultados. O coaching, como profissão relativamente nova, sintetiza gestão, filosofia, psicologia positiva e outras disciplinas.
O coaching abrange diferentes segmentos, como o de vida, executivo, liderança, team coaching e outros. Cada modalidade visa atender às necessidades específicas dos clientes, promovendo desenvolvimento pessoal, melhoria de equipes e crescimento profissional.
A separação entre coaching de vida e executivo reflete a diversificação da prática para atender a uma variedade de demandas. A crescente demanda por profissionais qualificados em coaching levou à criação de cursos especializados.
O MBA em coaching da SLAC®, em parceria com a FESPSP é um exemplo. Essa iniciativa visa suprir a carência de profissionais no mercado brasileiro. Com foco na gestão de pessoas, o curso qualifica os alunos para atuarem de forma competente no coaching.
Isso vale para o campo executivo e organizacional, impulsionando o desenvolvimento pessoal e profissional. Quando o assunto é coaching, conte sempre com toda a experiência da SLAC Coaching. Entre em contato e conheça todas as nossas formações.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.
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