Da mesma maneira como as pessoas levam suas metas individuais para a equipe e as integram em metas coletivas compartilhadas, elas podem ter diversas metas de aprendizagem mais ou menos alinhadas com as da aprendizagem da equipe. Por exemplo, um funcionário com 30 e poucos anos mostrou-se bastante honesto ao falar sobre a permanência em sua atual equipe:
Passei algum tempo nos departamentos de informática, de compras e de vendas. Agora quero conseguir experiência em gerenciamento contábil para adquirir um repertório abrangente sobre todas as esferas importantes de varejo. Depois, vou me transferir para o setor de treinamento no qual terei mais credibilidade, porque suei para aprender como a empresa funciona.[nggallery id=285]
Num nível, sua meta de aprendizagem era muito diferente da dos colegas e daquela equipe como um todo. Contudo, reconhecer essa diferença significativa que o gerente podia aproveitar, para o bem de todos, o entusiasmo daquele funcionário para aprender tanto e tão depressa. Além disso, ele se mostrava bastante motivado a compartilhar seus conhecimentos de outras funções e, com isso, a equipe levou vantagem ao realizar suas metas graças aos relacionamentos que ele havia construído por suas funções no treinamento.
Desse modo, a aprendizagem da equipe é um processo que pode ser administrado em benefício dos indivíduos, da própria equipe e da organização.
A aprendizagem organizacional pode ser vista como um processo de oportunidades sequenciais de aprendizagem em equipe, mesmo que transcorram de forma independente, pois têm efeitos interdependentes que alcançam o desempenho de toda a empresa.
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