Coaching na tomada de decisão executiva

Principalmente no meio corporativo, quando é necessário tomar uma decisão para um grupo, a pessoa responsável, muitas vezes acaba decidindo de forma arbitrária, o que pode acarretar em inúmeros riscos, como os muitos exemplos que temos na história. Por isso, as decisões precisam ser tomadas com cuidado, para que o sucesso seja garantido de maneira estratégica.

Para que essas decisões sejam tomadas com mais certeza, existe o Coaching executivo, que é uma metodologia focada em apoiar executivos e profissionais na tomada de decisões difíceis com embasamento, portanto, de forma mais assertiva.

A Importância da Análise SWOT

No Coaching existe uma ferramenta chamada no mundo corporativo de SWOT, que serve para fazer a análise das situações e auxiliar na tomada de decisões.

De acordo com fatos históricos, essa técnica de análise que criada por Sun Tzu, general, estrategista e filósofo chinês (544 Ac), servia para fazer um levantamento minucioso das fortalezas de seus oponentes, identificando os pontos fortes, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades.

Foi creditada por Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, onde, na época, foram usados profundos estudos com foco organizacional.

Atualmente, para se conseguir informações para tomada de decisões, os executivos têm muitas ferramentas a mão, como o Coaching, livros, sites e outros meios com os quais ele pode criar seu embasamento.

Processo de Coaching e a SWOT

O processo de Coaching é muito importante em tomadas sérias de decisão, por auxiliar no estudo geral, de pontos fortes, fracos e de oportunidades, tanto da empresa em questão quanto dos concorrentes, fazendo o levantamento baseado em fatos e evidências de forma estratégica, e analisando como isso pode ser utilizado. Munido dessas informações, o executivo consegue elaborar a sua estratégia e tomar sua decisão com mais clareza e assertividade.

Para validar a eficácia e eficiência da análise SWOT no processo de Coaching Executivo existe uma lista de líderes mundiais que se beneficiaram desse modelo de perguntas poderosas para a tomada de decisões executivas durante a história, como Genghis Khan, conquistador e imperador mongol.

Aristóteles, da academia de Atenas, também foi mentor e “coach” de Alexandre, o Grande, que através da técnica SWOT, mapeava as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e, depois, tomava a decisão executiva baseado em fatos e evidências.

Isso garantiu que a Macedônia crescesse e conquistasse boa parte do mundo antigo conhecido na época.

Através desse embasamento histórico temos a validação de que o processo de coaching tem sido usado há séculos. E comprova ainda que estratégias como a SWOT são peças fundamentais em um processo de coaching para as tomadas de decisão executivas.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias