Escrito por Sulivan França - 27 de Novembro de 2013

Por realização, quero dizer chegar a resultados extraordinários, o alcance de objetivos pessoais e organizacionais, e a execução de estratégias, projetos e planos. Isso sugere eficiência, criatividade e inovação.

Critérios de uma aplicação de coaching eficaz

O coaching eficaz chega a realizações de forma sustentável. Por causa da ênfase no aprendizado e porque a confiança dos players é melhorada (“Eu consegui sozinho!”), o aprimoramento no desempenho é tipicamente sustentado por um período mais longo e terá impacto em áreas que não são diretamente ligadas ao processo de coaching. A realização inclui o aprendizado e o desenvolvimento.

Chegar ao resultado no negócio é uma coisa, atingi-lo de forma que o player aprenda e se desenvolva é parte de um processo que tem um valor maior – para o player, o gerente de linha ou o coach e para a organização, já que é a capacidade de aprendizado que assegura a sobrevivência de todos. Também incluo aqui a noção de que o trabalho pode ter significado; que, por meio do coaching, os indivíduos começam a identificar aqueles objetivos intrinsecamente recompensadores. Com a satisfação vem o aumento da motivação.

O coach precisa respeitar o player, seus ideias e opiniões. O player, por sua vez, precisa fazer seu trabalho à sua maneira e perseguir, de forma responsável, seus próprios objetivos. Tudo isso torna um player inspirado e comprometido. Dessa forma, uma parte maior da energia, inteligência e imaginação de cada indivíduo será usada a serviço da organização.

E a alegria. Quando as pessoas estão atingindo seus objetivos, quando este tem algum significado e quando o aprendizado e o desenvolvimento são partes do processo, a satisfação está assegurada. Satisfação, realização e alegria são componentes interligados, e a ausência de qualquer um deles vai ter impacto sobre os outros e desgastá-los. Aprendizado sem façanhas vai rapidamente acabar com a energia do indivíduo. A façanha sem o aprendizado se torna enfadonha. A ausência de alegria desfaz o espírito humano.

Há ainda outro fator que não consigo encaixar muito bem nos três resultados do coaching eficaz, mas que está implícito em todos eles, que é a responsabilidade. Sem responsabilidade e senso de propriedade, as organizações se tornam ineficazes rapidamente. O coaching afeta a responsabilidade direta e imediatamente.

Se o gerente de linha ou coach vence um obstáculo ou decide o curso a ser tomado pelo player, então houve sendo de propriedade e responsabilidade. Se o player chegar a um obstáculo, ele voltará ao gerente de linha ou coach novamente.

Metodologia do coaching eficaz

O coaching em que o player define seus próprios objetivos, resolve problemas por si ou desenvolve seus próprios planos faz com que a responsabilidade continue com o player.

Tais fins – satisfação, realização e alegria – não podem ser atingidos por uma abordagem de coaching em que o gerente de linha ou coach instrui outros em função de sua perícia, seu conhecimento ou, pior ainda, seu status. Esta abordagem é conhecida como “diretiva”. Essa abordagem completamente diretiva reduz as oportunidades do player de pensar ou ser criativo, limita a sua possibilidade de assumir para si a responsabilidade e tira qualquer satisfação ou alegria que possa haver.

O coaching eficaz como descrito aqui, requer uma abordagem predominantemente “não diretiva”, uma abordagem que evoca excelência, na qual o aprendizado é intrínseco e a satisfação deriva da busca e da realização de objetivos significativos. Isso é o que o coaching eficaz pode ser.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF