Escrito por
Sulivan França - 17 de Junho de 2019
Após concluir a formação de Coaching, podem surgir algumas dúvidas sobre o ingresso no mercado de trabalho e quais atitudes os novos profissionais devem tomar para trilhar um caminho de sucesso. Não existe uma fórmula mágica, mas seguir alguns passos podem ajudar você a ingressar da melhor forma em um dos mercados que mais cresce no Brasil.
Formação de Coaching: dicas para aplicar no início de carreira
No início de carreira é normal ter dúvidas sobre qual caminho seguir na profissão e como trabalhar com todos os conhecimentos adquiridos no curso de Life Coaching. A boa notícia é que conhecer previamente algumas dicas de atitudes que devem ser tomadas ou evitadas podem ajudar a ingressar como coach no mercado de forma assertiva.
Planejamento
O primeiro passo é definir os seus objetivos na carreira como coach e planejar as ações que deverá tomar para alcançar os resultados almejados.
Definição da área de atuação
Você também deve definir qual será a sua área de atuação e qual perfil de cliente você irá atender. Quanto mais direcionado for o seu trabalho, melhor você aplicará as técnicas e as ferramentas de Coaching de acordo com seu público.
Carteira de Clientes
Comece atendendo pessoas conhecidas, como familiares, colegas de trabalho e amigos. Desta forma, você vai identificar o seu perfil como coach, adquirindo experiência, reconhecendo pontos fortes e de melhoria, além de começar a criar uma carteira de clientes que podem divulgar o seu trabalho.
Divulgação
Outro ponto essencial nessa etapa é falar não apenas do seu trabalho, mas sobre a metodologia utilizada no Coaching. Invista em um site próprio, blog ou nas redes sociais. Faça com que as pessoas conheçam você e o seu trabalho.
Formação de Coaching: erros mais comuns no início de carreira
Confira agora alguns dos erros que os coaches cometem no início de carreira e saiba como evitá-los:
Falta de Capacitação
Muitos coaches acreditam que somente a formação de poucos dias já proporciona todo o conhecimento necessário para atuar na área. Entretanto, esse pensamento pode influenciar negativamente a sua trajetória profissional.
Além da necessidade de ter uma formação de qualidade, como o curso PCC® - Professional Coach Certification da SLAC® Coaching, você deve buscar por aprimoramentos contínuos como uma forma de manter-se atualizado e cada vez mais capacitado.
Falta de Experiência
Claro que é difícil ter experiência profissional assim que você ingressa na área. Entretanto, para driblar a falta de experiência, você deve dominar as metodologias e as ferramentas utilizadas para atender seus clientes. A falta de domínio pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho e ainda demonstrar que você não tem experiência no assunto.
Querer atuar em diversos nichos ao mesmo tempo
Outro erro comum é não escolher uma especialização e querer atuar com todos os tipos de cliente. Para agir de forma mais assertiva, você precisa escolher um nicho para seguir e aprimorar os seus conhecimentos nesta área.
Gostou das dicas sobre como iniciar a carreira depois da sua formação de Coaching? Para aprofundar seus conhecimentos, não deixe de acessar o site da SLAC® Coaching e confira mais conteúdos relacionados para potencializar cada vez mais a sua atuação.
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF