6 Benefícios do coaching para advogados

Benefícios do coaching para advogados

Como em qualquer profissão, o advogado precisa planejar a carreira e desenvolver habilidades comportamentais essenciais para atuar no ambiente jurídico. Deve ainda estabelecer metas e se planejar profissionalmente, para daqui a dois, cinco ou dez anos.

Quem não se preocupa em delinear um plano estratégico para a carreira, acaba se deixando levar pelos acontecimentos. Com isso, porém, o indivíduo certamente não chega onde gostaria, obtendo resultados insatisfatórios.

Por isso, o coaching pode funcionar como um processo transformador e de desenvolvimento humano para promover autoconhecimento. Isso é capaz de apoiar advogados para que alcancem sucesso profissional e realizações pessoais.

Quem possui autoconhecimento, consegue conquistar seus objetivos com muito mais facilidade. Faz isso, ao identificar seus talentos, mas também aqueles comportamentos nocivos que o impedem de alcançar bons resultados.

O coaching apoia o advogado numa visão sistêmica da vida profissional, financeira, familiar e pessoal. Isso possibilita verificar quais áreas da vida precisam de foco para se sentir mais realizado com os seus valores. Define ainda seus objetivos e metas com mais clareza.

Veja quais são os 6 principais benefícios do coaching para advogados:

Benefícios do coaching para advogados1 – Análise de perfil comportamental

Ao traçar seu perfil comportamental com o suporte do coaching, o advogado descobrirá qual a sua dominância cerebral. Com isso, entenderá como são formados seus valores, comportamentos e como ele enxerga a vida.

Nessa análise de comportamento são traçados modelos que apontam as características centrais, como comunicação, idealização, organização e ação. Isso permite que o indivíduo identifique seu perfil baseado nos dados obtidos e centre esforços no seu desenvolvimento.

2 – Escuta atenta e estruturada

Quando o advogado passa a incorporar esse hábito no seu dia-a-dia, aumenta as probabilidades de compreender o cliente. E, a partir desse entendimento, poderá apoiá-lo de forma eficaz no seu processo de autoconhecimento.

Além disso, também há apoio para o desenvolvimento das competências necessárias para alcançar suas metas pessoais e/ou profissionais.

3 – Foco na solução

Um profissional que permanece focado na solução e não no problema, passa a abandonar a preocupação e a empregar ação, assumindo uma postura mais proativa. Dessa maneira, acredita mais em sua própria capacidade de realização.

Em paralelo, também aprimora sua habilidade de resolver problemas de um modo mais rápido, eficaz e criativo.

4 – Inteligência emocional

O advogado poderá lidar de forma mais fácil com as emoções, quando desenvolver a capacidade de identificar seus sentimentos e os dos outros. Assim pode se motivar e gerenciar bem as emoções dentro de si e nas relações, por meio da inteligência emocional.

O profissional vai aprender como observar e analisar seu próprio comportamento. Verá ainda como dominar impulsos, lidar com emoções negativas, aumentar sua autoconfiança, lidar com a pressão, desenvolver o sentimento de empatia e o respeito nas relações.

5 – Desenvolvimento de Habilidades e Competências

O coaching pode proporcionar benefícios em diferentes aspectos para quem segue a carreira do direito. Apoia no desenvolvimento de habilidades de relacionamento para interagir e se comunicar com todos, sejam clientes, colegas, ou superiores hierárquicos.

6 – Aptidões

O profissional terá mais facilidade para desenvolver aptidões fundamentais para melhoria do desempenho profissional. Podemos destacar foco, gestão de tempo, produtividade, organização, liderança eficaz, comunicação e positividade.

Outro ponto é que o advogado poderá obter resultados relevantes em um curto espaço de tempo. Tal característica tem feito o coaching ser largamente utilizado no ambiente corporativo por profissionais que desejam ou já ocupam cargos de liderança.

Benefícios do coaching para advogadosO plano de carreira

Trabalhar numa grande empresa abre portas para o crescimento profissional. Mas isso não acontece de forma automática. Afinal, nas grandes corporações, há hierarquias e barreiras a serem vencidas, assim como em qualquer atividade profissional bem estabelecida.

Estar bem qualificado é o mais importante, mas para alcançar novos patamares, e subir cada degrau no plano de carreira, é preciso se sobressair. Nossa rotina é agitada e, muitas vezes estressante, não apenas no trabalho, como também na vida pessoal.

Tudo isso tira o foco para aquilo que é mais importante: saber que o ser humano precisa estar em constante evolução para se manter motivado. Devemos entender que é saudável estar frequentemente diante de novos desafios e conquistar vitórias.

Crescendo com as oportunidades

O problema é justamente ter esta percepção. É comum pessoas se acomodarem ao atingir certo padrão de vida, o que não é sinônimo de felicidade e realização plena. Por outro lado, também há casos de pessoas que sabem que podem melhorar, mas não sabem como.

Uma das formas cada vez mais procuradas de autoconhecimento é por meio do coaching. É este especialista, o coach (também conhecido como motivador ou treinador), que poderá ajudar as pessoas, o coachee (o motivado ou o cliente), a atingir uma meta.

Muitas vezes, o coachee precisa descobrir e desenvolver suas habilidades e transformar momentos adversos em oportunidades. Ao passar pelo treinamento, que permite traçar metas para atingir objetos, a pessoa potencializa as chances de crescer.

Isso vale para a carreira, mas também ecoa na vida pessoal. Por meio do coaching, o indivíduo terá a real percepção de onde está, onde quer chegar e como fazer isso.

Benefícios do coaching para advogadosConclusão

O coaching, quando aplicado aos advogados, oferece uma série de benefícios que transcendem o âmbito profissional, estendendo-se à esfera pessoal. Ao promover a análise do perfil comportamental, o processo fornece insights valiosos.

São dados sobre dominâncias cerebrais, valores e comportamentos, possibilitando ao advogado focar no desenvolvimento pessoal e profissional. A prática da escuta atenta e estruturada, incorporada no cotidiano do advogado, aprimora a compreensão do cliente.

Em paralelo, no entanto, também contribui para seu próprio autoconhecimento e desenvolvimento de competências. A ênfase na solução, em detrimento do problema, propicia uma postura proativa.

Isso fortalece a crença na capacidade de realização e aprimora a habilidade de resolução criativa. Por sua vez, a inteligência emocional, um pilar fundamental do coaching, capacita os advogados a lidar eficazmente com emoções.

Por meio desse recurso, ele desenvolve a autopercepção, automotivação, empatia e gestão de relacionamentos. O processo não apenas contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas também promove aptidões essenciais.

Podemos destacar gestão de tempo, liderança eficaz e comunicação eficiente. Ao oferecer um suporte abrangente, o coaching permite que os advogados alcancem resultados em curto prazo, consolidando-se como uma ferramenta valiosa no ambiente jurídico.

No contexto do plano de carreira, o coaching emerge como uma estratégia indispensável para aqueles que buscam crescimento em grandes empresas. Embora a qualificação seja crucial, destacar-se e superar obstáculos hierárquicos requer um diferencial.

Em meio à agitação cotidiana, o coaching proporciona uma abordagem para manter o foco na evolução contínua, motivando os profissionais a enfrentar novos desafios. A percepção de que o desenvolvimento é vital para a realização pessoal torna o coaching muito valioso.

Ao explorar oportunidades e transformar adversidades em crescimento, os profissionais submetidos ao coaching podem atingir suas metas com maior eficácia. E isso vale tanto para a carreira profissional quanto para a vida pessoal do indivíduo.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias