A inteligência organizacional é a habilidade de uma empresa identificar situações que precisam ser aperfeiçoadas, para programar, planejar e vislumbrar novas estratégias e recursos organizacionais.
Ela é importante para os sistemas da organização funcionarem em bom sincronismo, incorporando aspectos como inovação, qualidade, produtividade, rentabilidade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento.
Para incorporar esse conceito, a empresa precisa fazer estudos, analisar o ambiente, verificar o que de fato requer mudanças, elaborar objetivos, traçar metas e implementar todas as ideias e ações listadas.
Busque Sempre um Diferencial
Uma empresa com inteligência organizacional deve ter uma política de marketing e relacionamento permanente com os clientes, buscando diferenciais de atendimento no mercado.
Essas empresas têm uma forma particular de abordagem que as distingue das demais, deixando os clientes sempre impressionados de maneira positiva em todos os contatos com esta organização.
Além disso, as organizações inteligentes são inovadoras, procuram sempre oferecer novos produtos, conceitos ou formas de atendimento para estar um passo à frente da concorrência.
Responsabilidade Social
É cada vez mais comum as pessoas associarem a imagem positiva de uma organização com sua postura de responsabilidade social. Por isso, um quesito forte de inteligência organizacional é quando a empresa tem uma política de responsabilidade dentro da sociedade.
Geralmente, não há necessidade de grandes investimentos, portanto são acessíveis à maioria das empresas, bastando apenas que busquem agir de maneira inteligente.
Portanto, para alcançar sucesso, é necessário que as corporações desempenhem papel que vão além de desenvolver suas competências técnicas. Elas precisam incorporar também atributos que caracterizam sua inteligência organizacional.
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