Como criar uma relação de confiança com seus clientes
Para manter uma relação de confiança com o cliente, é preciso esforço para ser percebido como empresa de credibilidade. O cliente precisa de evidências que comprovem a qualidade do produto ou serviço que você oferece no mercado.
Isso vale mesmo que ainda não os tenha consumido. Por isso é recomendável elaborar um portfólio com trabalhos realizados e número de consumidores atendidos. Deve constar ainda o tempo de mercado, a carteira de clientes, entre outros indícios de credibilidade.
Associar a empresa a parceiros prestigiados no mercado também pode criar uma boa reputação. Nesse sentido, associações de classe, institutos de defesa do consumidor e órgãos regulamentadores são alternativas válidas.
Atenda aos interesses do cliente
Por meio dos vínculos com associações, o mercado percebe as marcas comprometidas com os mesmos interesses daqueles ao qual a empresa se associou. Os testemunhos espontâneos de clientes também são importantes para a credibilidade.
Isso é válido, seja de corporações ou de consumidores finais. Os contatos da empresa também podem ser disponibilizados como canais eficientes de contato e resolução de demandas. Telefones, e-mails, redes sociais e SACs são exemplos dessas possibilidades.
Porém, mais importante que o número de canais de contato é a presteza em atender os interesses do cliente com o máximo de agilidade. Vamos verificar outras dicas úteis para a criação de confiança entre uma organização e seus clientes.
Trabalhando a confiança
O foco na prestação de serviços continua sendo o principal elemento de percepção do cliente no contato com a oferta. Isso envolve desde a cordialidade da secretária à agilidade da equipe de vendas, incluindo a solicitude do departamento financeiro.
Tudo isso deve ser realizado com o máximo de cuidado. Afinal, trabalhar a confiança do cliente pode ser um poderoso gatilho para gerar confiança num nível maior. E quem deseja empreender, precisa conhecer muito bem esses caminhos.
O que é empreendedorismo?
Na prática, empreender é mais do que abrir um negócio e gerenciá-lo com eficiência. É mais do que ser o tradicional chefe. A definição atual de empreendedor inclui ser um líder inovador e gestor estratégico de pessoas.
No empreendedorismo corporativo, por exemplo, a pessoa não precisa ter aberto uma empresa para empreender. Na verdade, para se enquadrar como empreendedor, a pessoa precisa usar suas competências empreendedoras na empresa que trabalha.
Características dos empreendedores
Mas, afinal, o que significa empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Com a evolução do capitalismo e da tecnologia, a definição sofreu alterações ao longo da história. O conceito mais clássico de empreendedorismo é de 1945.
De acordo com o economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950), o empreendedor é acima de tudo uma pessoa versátil. Pioneiro ao considerar a inovação como propulsor do crescimento econômico, Schumpeter afirmava que quem empreende precisa:
- Saber produzir
- Organizar operações internas
- Reunir recursos financeiros
- Realizar vendas dos produtos ou serviços da empresa
Já para o austríaco Peter Drucker (1909-2005), considerado um guru da administração moderna, o empreendedor é quem vislumbra as oportunidades de negócios. Assim, quem empreende tem a capacidade de transformar ideias inovadoras em ações que geram lucros.
E para isso é preciso contar com inovação. O conceito de empreendedorismo do pesquisador canadense Louis Jacques Filion, referência na área, atrela o ato de empreender ao ato de inovar.
Professor de empreendedorismo na escola de negócios HCE Montreal, Filion defende que o empreendedor é alguém visionário que cria, desenvolve e realiza visões. Ainda segundo ele, o empreendedor cria a partir da congruência entre criatividade e imaginação.
Empreendedor é…
Para o brasileiro Idalberto Chiavenato, ser empreendedor é assumir riscos em meio a uma economia em transformação e crescimento constantes.
Referência em administração, o autor enfatiza que empreender é mais do que produzir mercadorias, oferecer serviços e gerenciar uma empresa.
Já para Robert D. Hisrich, renomado autor do livro “Empreendedorismo”, os riscos que os empreendedores assumem vão além dos financeiros. Incluem também riscos sociais e até mesmo psicológicos, para ficarmos em alguns exemplos.
O escritor define ainda o empreendedorismo como a criação de algo diferente e com valor. Nesse processo, o empreendedor dedica seu tempo e realiza todos os esforços necessários. E tem como recompensa a satisfação econômica e também pessoal.
Competências dos empreendedores de sucesso
Saber liderar é uma competência considerada fundamental na vida de todo empreendedor de sucesso. Porém, além disso, toda definição de empreendedorismo contemporânea inclui algumas competências fundamentais:
- Saber identificar novas oportunidades de negócio
- Gostar de assumir riscos
- Ter poder de realização
- Ser inovador
- Possuir autoconfiança para manter a persistência
- Aprender a resistir às frustrações
Uma dica valiosa para quem deseja potencializar sua liderança é aprimorar seus conhecimentos. E isso pode ser feito investindo em cursos como o MBA em Gestão, Liderança e Coaching que ocorre na Faculdade Campos Elíseos.
O empreendedor precisa sempre adaptar seu negócio às mudanças externas, como, por exemplo, a concorrência, a economia, a política etc. No entanto, nem sempre as pessoas que compõem a organização lidam bem com isso.
A fim de contornar isso, o empreendedor precisa saber se relacionar bem com todos os colaboradores. E, para facilitar as mudanças na organização, uma boa alternativa é utilizar a abordagem do coaching na gestão de pessoas.
Com essa ferramenta, é possível tornar estratégica a administração de pessoal e ainda melhorar relacionamentos interpessoais em toda a empresa. Vamos ver a importante associação entre o ato de empreender e a inovação na obtenção de resultados.
Empreendedorismo e inovação rumo ao sucesso
Reflita por um instante: o que existe em comum entre os empreendimentos de sucesso que você conhece? A inovação certamente é a resposta. De acordo com Peter Drucker, simplesmente não há empreendedorismo sem inovação.
De acordo com os ensinamentos do autor: “a inovação é o instrumento específico do empreendedor”. Isso porque Drucker define inovação como “a habilidade de transformar algo já existente em recursos que gerem riqueza”.
O pesquisador canadense Louis Jacques Filion também reforça a importância da inovação. Para o teórico, os empreendedores de verdade são aqueles que “pensam fora da caixa” e o verdadeiro empreendedor é quem faz inovação.
Além disso, ainda segundo Filion, quem empreende deve reunir habilidades e competências para abrir uma empresa e gerenciar o negócio com resultados positivos. Portanto, como vimos, o êxito do empreendedor está relacionado à sua capacidade de inovar.
Conclusão
Vimos a importância de cultivar uma relação de confiança sólida com os clientes. Para isso é vital destacar a credibilidade da empresa por meio de evidências tangíveis, como um portfólio robusto e associações respeitáveis no mercado.
Além disso, a atenção aos interesses do cliente, evidenciada por testemunhos e canais eficazes de comunicação, contribui para construir uma reputação confiável. Em paralelo, a confiança se alicerça na prestação de serviços de qualidade.
Isso vai desde a cordialidade inicial até a eficiência de todos os departamentos, ou seja, deve ser uma atitude integral. Trabalhar a confiança do cliente não é apenas uma estratégia, mas um catalisador poderoso para um engajamento mais profundo.
No contexto atual, ser empreendedor vai além da gestão eficiente de um negócio; significa ser um líder inovador e estrategista. As características fundamentais incluem a capacidade de identificar oportunidades, assumir riscos, inovar e manter a resiliência diante de desafios.
O empreendedorismo contemporâneo exige mais do que a simples produção de bens e serviços; ele exige uma mentalidade inovadora. A inovação é a chave para o sucesso empreendedor, transformando ideias em ações valiosas que geram lucros e riqueza.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.