Como funciona a metodologia do coaching?
O coaching possui uma série de elementos que tornam seus procedimentos eficazes, definindo seu propósito e foco. Cada ponto deve ser de domínio e conhecimento do coach, que aplicará a metodologia com eficiência, para obtenção de resultados satisfatórios.
No processo de formação de um profissional de coaching são trabalhados sistemas, métodos, ferramentas, conceitos, disciplinas fundamentais e especializadas. Também é dado enfoque no seu crescimento pessoal e profissional.
O aprendizado do coach
Em seu processo de aprendizado, o futuro coach adquire conhecimento e domínio de todos os conteúdos do coaching. Faz isso, cursando disciplinas fundamentais e especializadas que ensinam a aplicação adequada de ferramentas, sistemas e processos de trabalho.
No decorrer das etapas de formação, a pessoa faz o papel de coach e coachee, ou seja, de profissional e cliente, de forma alternada. Com isso, aprendem como ambos se sentem por meio da vivência durante o treinamento.
A metodologia contém processos teóricos e práticos de trabalhos individuais e de grupo, reflexões, sessões de coaching dirigidas com base em temas e ferramentas específicas. Essas questões encorajam a mudanças e dão a segurança necessária do futuro coach.
A formação em coaching
Para realizar a formação em coaching, o aluno terá acesso às ferramentas necessárias e materiais que poderão ser utilizados posteriormente em seus trabalhos. A metodologia pode ser aplicada em processos de mudança, equilíbrio de vida pessoal e profissional.
Também apoia a orientação profissional e de curso, superação de momentos difíceis, crises, obstáculos e desafios, boa gestão financeira e melhoria de habilidades. O futuro coach deve possuir competências diferenciadas, nos aspectos pessoal e profissional.
Entre elas, destacam-se o respeito à diversidade, estar 100% focado no cliente, no planejamento, organização e no aperfeiçoamento contínuo. É preciso ter comunicação interpessoal e boa orientação para resultados e ser adaptável a mudanças.
A metodologia do coaching é utilizada, ainda, para se trabalhar metas profissionais e pessoais. O recurso é útil para ajudar em projetos de novos empreendimentos e aumento de momentos de felicidade, impulsionando a encontrar um sentido na vida.
Visão geral do coaching
O processo de coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente). O foco é o alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional.
Tal auxílio é embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento. As normas pelas quais o processo de coaching é medido na SLAC® Coaching reforçam e apoiam o desenvolvimento do papel do coach.
Isso é feito levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento pessoal. Neurociência e psicologia positiva são exemplos, acompanhados de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard.
Atualmente, tais conhecimentos servem como os principais pilares da metodologia. A primeira parte do processo de certificação em coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9h às 19h, de quinta a domingo.
Este é o ÚNICO curso oficial de coaching, no Brasil, reconhecido por meio dos principais órgãos de coaching do mundo.
O que define a psicologia positiva?
A psicologia positiva trata de pontos teóricos e práticos para ampliar o otimismo, a motivação e a resiliência. Eles são fatores necessários, de acordo com essa abordagem, para desenvolver um estado de bem-estar psicológico.
O psicólogo norte-americano Martin Seligman, autor de “Felicidade Autêntica” e “Florescer”, utiliza em suas obras os termos felicidade e bem-estar de modo intercambiável. Tais conceitos descrevem os objetivos de todos os esforços da psicologia positiva.
Isso inclui sentimentos como êxtase, conforto, absorção e dedicação. De acordo com a psicologia positiva, existem diferentes maneiras de enriquecer as nossas emoções positivas. Por isso, Seligman as divide em três espécies.
Há aquelas voltadas ao passado, ao futuro e ao presente. Satisfação, contentamento, orgulho e serenidade são exemplos de emoções orientadas para o passado. Já otimismo, esperança, confiança e fé são emoções orientadas para o futuro.
As emoções positivas voltadas para o presente, por sua vez, dividem-se em duas categorias essencialmente diferentes: os prazeres e as gratificações. A psicologia positiva classifica os prazeres em físicos ou maiores.
Os prazeres físicos são emoções positivas momentâneas. Além disso, elas vêm por meio dos sentidos: cheiros, gostos, visões e sons agradáveis, uma boa movimentação do corpo, sensações sexuais. Já os prazeres maiores são mais complexos que os sensoriais.
Embora também sejam momentâneos, eles podem ser definidos pelos sentimentos que despertam. Exemplos disso são êxtase, emoção, alegria, encantamento, divertimento, entusiasmo, conforto, relaxamento e outros do gênero.
Os prazeres do presente e as emoções positivas sobre o passado e o futuro são a base dos sentimentos subjetivos. Dentro da psicologia positiva, as emoções têm ricos significados. Entendê-los nos ajuda a desenvolver mais consciência e inteligência emocional.
Conclusão
Como vimos, o coaching se destaca como uma poderosa ferramenta de transformação, onde a parceria entre coach e coachee visa o alcance de metas pessoais e profissionais. Trata-se de um recurso fundamentado em uma metodologia cientificamente comprovada.
O processo de coaching na SLAC® Coaching é cuidadosamente delineado para promover o desenvolvimento do coach. Para isso, incorpora habilidades de comunicação respaldadas por conhecimentos em neurociência e psicologia positiva.
Tais aprendizados são provenientes de estudos pioneiros em instituições renomadas como a Universidade de Harvard. A certificação em coaching oferecida pela SLAC® Coaching é reconhecida pelos principais órgãos internacionais.
Isso representa um compromisso único e abrangente com a qualidade e excelência na formação de profissionais dessa área. Esse curso, realizado ao longo de oito intensivos dias de treinamento, destaca-se como referência no Brasil.
Além disso, a exploração da psicologia positiva, com suas bases teóricas e práticas, apresenta-se como um componente essencial do coaching. A abordagem proposta por Martin Seligman é focada no aumento do otimismo, motivação e resiliência.
Isso contribui para o desenvolvimento do bem-estar psicológico, explorando emoções positivas relacionadas ao passado, presente e futuro. Em última análise, tanto o coaching quanto a psicologia positiva emergem como ferramentas complementares e fundamentais.
Ambos os conhecimentos ajudam a aprimorar a consciência, inteligência emocional e o estado de bem-estar. Com isso, impulsionam indivíduos a alcançarem seu pleno potencial e florescerem em diversas áreas de suas vidas.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.