Como funciona o coaching para empreendedores
Quais são as vantagens que existem para quem quer abrir uma empresa? O que é necessário para se destacar diante da concorrência? Como se manter no mercado sem ser engolido pelas inevitáveis crises econômicas?
Essas e outras perguntas desafiadoras surgem o tempo todo na cabeça de profissionais experientes que querem montar seu próprio negócio. No entanto, diante de tantos desafios, muitos deles ficam paralisados, vitimados pela insegurança.
Frente a esse cenário, o coaching para empreendedores é um elemento fundamental. Isso, sobretudo, numa fase em que o pequeno empresário está descobrindo o mercado e trabalhando duro para fazer sua empresa vingar.
Além disso, o coaching para empreendedores é um processo que oferece técnicas e ferramentas voltadas para a elaboração de metas e objetivos. Nesse sentido, trabalha sobretudo no longo prazo, o que faz a diferença para qualquer ramo de atuação.
O processo de coaching vai trabalhar junto com a pessoa para apoiar mudanças que possibilitem, por exemplo, aumentar os resultados dos negócios. A abordagem permite ainda fortalecer ou desenvolver habilidades empreendedoras já existentes.
Além de metodologia para adequar o modelo de negócio e seus processos, o coaching dá suporte aos empreendedores. Apoia a detecção de falhas em pontos críticos da empresa, como, por exemplo, no que se refere à gestão de pessoas.
O coaching também auxilia o aprimoramento da eficiência, permitindo que o empreendedor opere com sabedoria a reestruturação da empresa. São ferramentas e metodologias disponíveis e que geram resultados surpreendentes para a vitalidade dos negócios.
Além disso, também contribuem para a minimização de riscos que, muitas vezes, podem intimidar o empreendedor. Um dos principais pontos em que o processo de coaching colabora com o desenvolvimento do empreendedor é por ampliar o autoconhecimento.
Autoconhecimento para empreender
O coaching para empreendedores aprimora ou mesmo desperta habilidades. Isso faz com que o indivíduo reaja de forma positiva e proativa às mudanças do mercado e intempéries do mercado econômico. Com isso, ele consegue acompanhar as exigências dos clientes.
Tal ferramenta capacita a pessoa a ampliar a visão para determinados objetivos e a descobrir boas oportunidades. Com isso, o indivíduo acumula resultados positivos para seu negócio e toma decisões mais corretas sobre os rumos da empresa.
Tudo isso feito a partir do conhecimento sobre as variáveis que impactam a empresa. Por meio do autoconhecimento, o empresário aprende a identificar suas forças e a tirar bom proveito delas em benefício do seu negócio.
O coach, condutor do processo de coaching, apoia na identificação do ponto da vida em que o cliente se encontra. E, a partir desse entendimento, estabelece um planejamento utilizando metodologias eficientes para alcançar os objetivos.
Ao identificar pontos fortes e fracos, o empreendedor percebe situações onde deve saber lidar com eles e calcular riscos dentro desse cenário. Ele também deve estar motivado e disposto para realizar as tarefas, dessa forma as mudanças serão nítidas.
Para aprimorar o negócio é preciso que ele tenha cada vez mais uma atitude positiva frente aos inúmeros desafios que irão surgir. Vamos conhecer um pouco melhor os recursos que costumam ser utilizados em um processo de coaching.
Ferramentas de coaching
As ferramentas de coaching apoiam os empreendedores a alcançarem as metas desejadas, por meio de ações factíveis, o que requer disciplina e força de vontade. São consideradas o caminho a ser percorrido para o empreendedor atingir seus objetivos. Confira quatro delas:
Plano de Ação Assertivo
Quem elaborar um plano de ação exequível, factível, sem erros de planejamento, está no caminho de atingir seus objetivos. O importante é que o empreendedor chegue ao final do dia com suas ações cumpridas, sabendo que realizou aquilo a que se propôs.
Mas para isso é preciso ter cuidado, evite metas grandes com pouco tempo para serem realizadas. Não se esqueça que, para sair de zero a dez, precisa passar por números de um a nove e isso requer tempo e melhora de performance.
É preciso ainda conhecer melhor o empreendimento, aprimorar habilidades e treino em uma variedade de técnicas. Por isso, deve-se fracionar a meta em partes, sabendo onde você quer chegar, o que já fez para alcançá-la e o que ainda é necessário realizar para atingi-la.
Evite injetar esforço na rapidez e se esquecer da consistência da meta, porque o importante é a constância com que você caminha na direção do objetivo. Quem dá saltos antes de aprender a caminhar pode colocar o empreendimento em risco.
Lembre-se sempre que você é quem impulsiona seu negócio, por isso deve ter habilidade para desenvolver um bom planejamento e colocá-lo em prática.
Análise de Perfil Comportamental (DiSC)
Ferramenta para fazer a medição da linguagem corporal e das ações dos indivíduos, o DiSC é reconhecido como base para os estudos de interpretação de padrão comportamental das pessoas em determinados ambientes.
A técnica mede as ações e a linguagem corporal, baseada em estudos desenvolvidos por um psicólogo chamado William Moulton Marston. O DiSC leva em consideração a existência de quatro traços essenciais no comportamento humano.
São eles: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Ao utilizar um sistema de perguntas e respostas baseado no DiSC, é possível definir os pontos fortes e fracos de uma pessoa.
Cada característica pode ser devidamente melhorada para potencializar sua personalidade no âmbito pessoal e nos negócios. De acordo com os especialistas, todas as pessoas têm potencial para serem bem sucedidas e alcançarem suas metas.
Mas a ferramenta DiSC pode ajudá-las e descobrir em quais setores e áreas podem ter melhor desempenho.
Avaliação de inteligência emocional
A ferramenta de avaliação de inteligência emocional possibilita que a pessoa compreenda melhor como dispõe dessa competência na personalidade. Além disso, pode desenvolvê-la de modo assertivo e definir metas para se desenvolver no âmbito pessoal e profissional.
Ao colocar em prática os principais atributos de inteligência emocional, o gestor pode administrar melhor a si próprio e aprimorar a autodisciplina. Consegue ainda se relacionar de uma forma mais adequada com outras pessoas.
Os testes de avaliação de inteligência emocional são padronizados, feitos com os indivíduos em ambiente empresarial. Eles fornecem resultados abrangentes, sobretudo se usados em processos de seleção de candidatos a postos de trabalho numa empresa.
Esses dados são importantes, pois a inteligência emocional permite controlar as emoções e sua expressão de modo mais assertivo. Muitos a consideram uma dimensão de vida que as pessoas poderiam desenvolver para gerir os sentimentos de forma mais adequada.
Afinal, quem sabe ouvir o próximo e compreender suas emoções, pode controlar a si próprio e ajuda a manter o respeito mútuo nas relações.
Roda da Vida
Nome de um sistema de auto avaliação desenvolvido por hindus, a Roda da Vida é uma ferramenta simples de ser utilizada no coaching. Apesar dessa simplicidade, ela pode gerar bons resultados para os empreendedores.
Os profissionais podem ter um diagnóstico das principais áreas da vida do indivíduo em determinada fase. Trata-se de um círculo subdividido em partes que possibilita a criação de um panorama holístico e pessoal de um determinado momento.
Isso propicia a análise de problemas, prioridades e a estimativa de planos futuros. Ao utilizar a Roda da Vida, o indivíduo precisa desenhar um círculo separado com as seis ou oito categorias mais relevantes na sua vida.
Pode priorizar carreira, família, saúde, finanças, educação, espiritualidade, amigos ou amor. Porém, a abordagem é flexível e possibilita mudanças conforme os objetivos de cada pessoa. Do centro à borda circular, deve ser marcada uma escala de zero a dez.
Com isso, a pessoa deve fazer um “x” na altura do número correspondente, mantendo-se proporcional ao zero no centro e dez na borda circular. Dessa maneira, cada uma das categorias recebem nota e prioridade. Vamos conhecer os benefícios do coaching.
Quais são os ganhos com o coaching?
É possível afirmar que o coaching é uma nova área no mercado de trabalho. A metodologia sintetizou o que há de melhor na gestão de negócios e estratégia, filosofia, psicologia positiva e terapia cognitiva, entre outras áreas de conhecimento.
Seu objetivo é beneficiar todos que estão passando por um processo pragmático ou que buscam alcançar objetivos. Por meio de técnicas e ferramentas o coaching é capaz de mudar o estado atual (presente) do indivíduo e levá-lo ao seu estado desejado (futuro).
Algumas indicações para o coaching:
- Definição e planejamento de negócios ou carreira
- Integração dos negócios e vida pessoal em busca do equilíbrio
- Potencialização de desempenho no trabalho
- Tomada de decisões importantes
- Gestão de negócios
Benefícios do coaching
A metodologia de coaching está em expansão e é adotada por diversas áreas. Segundo um estudo recente, 68% das organizações dizem submeter seus executivos ao método. E os principais motivos para isso são:
- Aumento da produtividade
- Desenvolvimento da inteligência organizacional
- Desenvolvimento de inteligência emocional
- Assertividade
- Foco na solução de conflitos
- Redução do nível de estresse
- Baixo absenteísmo
- Alta produtividade
- Ganhos de performance
Tipo de coaching
Coaching de vida
Processo desenvolvido para a pessoa ter melhor qualidade de vida. Como o próprio nome diz, essa modalidade pode ser utilizada para o desenvolvimento pessoal ou planejamento de vida. Em geral, é buscado por quem pretende alcançar um objetivo determinado.
Coaching executivo
Essa abordagem do coaching é destinada a quem deseja alcançar objetivos corporativos, alta performance e necessidades de negócios. Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.
Coaching de carreira
O coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientados para novas oportunidades.
Leader coach
Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas. Entre elas a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.
Team coach
O coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.
Business coaching
Processo de coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos. A metodologia se aprofunda nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.
Visão geral do coaching
O processo de coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente). O foco é o alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional.
Tal auxílio é embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento. As normas pelas quais o processo de coaching é medido na SLAC® Coaching reforçam e apoiam o desenvolvimento do papel do coach.
Isso é feito levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento pessoal. Neurociência e psicologia positiva são exemplos, acompanhados de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard.
Atualmente, tais conhecimentos servem como os principais pilares da metodologia. A primeira parte do processo de certificação em coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9h às 19h, de quinta a domingo.
Este é o ÚNICO curso oficial de coaching, no Brasil, reconhecido por meio dos principais órgãos de coaching do mundo.
O que define a psicologia positiva?
A psicologia positiva trata de pontos teóricos e práticos para ampliar o otimismo, a motivação e a resiliência. Eles são fatores necessários, de acordo com essa abordagem, para desenvolver um estado de bem-estar psicológico.
O psicólogo norte-americano Martin Seligman, autor de “Felicidade Autêntica” e “Florescer”, utiliza em suas obras os termos felicidade e bem-estar de modo intercambiável. Tais conceitos descrevem os objetivos de todos os esforços da psicologia positiva.
Isso inclui sentimentos como êxtase, conforto, absorção e dedicação. De acordo com a psicologia positiva, existem diferentes maneiras de enriquecer as nossas emoções positivas. Por isso, Seligman as divide em três espécies.
Há aquelas voltadas ao passado, ao futuro e ao presente. Satisfação, contentamento, orgulho e serenidade são exemplos de emoções orientadas para o passado. Já otimismo, esperança, confiança e fé são emoções orientadas para o futuro.
As emoções positivas voltadas para o presente, por sua vez, dividem-se em duas categorias essencialmente diferentes: os prazeres e as gratificações. A psicologia positiva classifica os prazeres em físicos ou maiores.
Os prazeres físicos são emoções positivas momentâneas. Além disso, elas vêm por meio dos sentidos: cheiros, gostos, visões e sons agradáveis, uma boa movimentação do corpo, sensações sexuais. Já os prazeres maiores são mais complexos que os sensoriais.
Embora também sejam momentâneos, eles podem ser definidos pelos sentimentos que despertam. Exemplos disso são êxtase, emoção, alegria, encantamento, divertimento, entusiasmo, conforto, relaxamento e outros do gênero.
Os prazeres do presente e as emoções positivas sobre o passado e o futuro são a base dos sentimentos subjetivos. Dentro da psicologia positiva, as emoções têm ricos significados. Entendê-los nos ajuda a desenvolver mais consciência e inteligência emocional.
Coach: o que é e quais são as funções?
Agora que vimos algumas das principais perguntas em um processo, vamos conhecer mais sobre o coach. Ele é o profissional que utiliza das ferramentas presentes na metodologia de desenvolvimento e maximização de performance humana, conhecida como coaching.
O principal papel do coach é o de auxiliar o cliente (também conhecido como coachee) ao longo das sessões de coaching. A ideia é que o coachee consiga alcançar as metas determinadas por ele mesmo, desde o início do processo.
Quando falamos da metodologia, tudo aquilo que envolve o passado não pode e nem deve ser considerado durante as sessões. O coach avalia o estado atual do indivíduo para que ele chegue ao estado desejado.
Além disso, trabalha a inteligência emocional das pessoas. A palavra coach significa treinador. Essa metodologia surgiu no esporte, por meio do conhecimento dos coaches que trabalham focados no desenvolvimento humano e na alta performance do atleta.
Coach e sua etimologia
Existem diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas. Por exemplo, alguns estudos indicam que a origem da palavra está no verbo inglês “coax”, que significa persuadir ou aliciar.
O termo foi disseminado no esporte, em especial, o futebol, e contempla o profissional que, no Brasil, chama-se técnico. Nos países de língua inglesa, porém, o coach, mesmo no esporte, sempre teve conotação ligada à atuação no aspecto psicológico dos atletas.
Também é alguém que atua na construção de estratégias e táticas do que propriamente ao aperfeiçoamento de técnicas. Portanto, a definição possível para coach, nesse contexto, é do profissional que atua como um estimulador externo.
Portanto, trata-se de alguém cujo trabalho é o de despertar o potencial interno de outras pessoas. Para tanto, o profissional utiliza uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas e métodos.
O coach está incumbido de acessar os recursos internos (emoções, valores, talentos, etc.) e externos (força, habilidades mecânicas, carisma, etc.) do coachee (aluno). Com isso, a ideia é sempre melhorar seu desempenho e buscar os melhores resultados.
Descubra como conquistar os seus sonhos e metas, alcançando resultados diferentes e incríveis. A SLAC® Coaching oferece cursos com as certificações internacionais, criados exclusivamente para a sua necessidade! Para saber mais, clique aqui!
Conclusão
O coaching para empreendedores é fundamental para enfrentar os desafios do mundo dos negócios. Na fase inicial, quando o pequeno empresário está desbravando o mercado, o coaching proporciona suporte essencial ao desenvolvimento de metas de longo prazo.
Elas são essenciais para o sucesso. Ao focalizar mudanças que potencializam resultados e fortalecem habilidades empreendedoras, o coaching promove uma reestruturação eficiente, especialmente na gestão de pessoas e na otimização da eficiência operacional.
O autoconhecimento despertado pelo coaching é uma peça-chave para o empreendedor. Ao identificar e capitalizar suas forças, ele ganha uma visão mais ampla, tornando-se proativo diante das mudanças do mercado e mais apto a atender às demandas dos clientes.
O coaching também é um recurso que proporciona uma abordagem única para enfrentar os desafios. Faz isso, ao ensinar a calcular riscos, tomar decisões mais acertadas e manter uma atitude positiva diante dos obstáculos.
A variedade de ferramentas de coaching, como o plano de ação assertivo, a análise de perfil comportamental (DiSC), a avaliação de inteligência emocional e a roda da vida, oferece aos empreendedores instrumentos tangíveis para alcançar metas desejadas.
Essas ferramentas não apenas aprimoram a eficácia operacional, mas também promovem o desenvolvimento pessoal. Tal componente é considerado essencial para enfrentar os inúmeros desafios que o mundo dos negócios apresenta.
Os benefícios do coaching refletem-se na expansão da metodologia, adotada por diversas organizações. Com foco na produtividade, inteligência emocional, resolução de conflitos e redução do estresse, o coaching é chave para desenvolver indivíduos e empresas.
O coaching é um recurso que sempre oferece uma abordagem integrada e orientada para resultados. Seja na busca por equilíbrio na vida pessoal e profissional, no aprimoramento do desempenho no trabalho ou na gestão eficaz dos negócios.
Diante desse cenário, o coaching não pode ser considerado apenas uma metodologia. Trata-se de uma filosofia que sintetiza conhecimentos de diversas áreas para promover a transformação pessoal e profissional do ser humano.
Ao proporcionar um caminho pragmático do estado presente para o desejado, o coaching se destaca como uma ferramenta dinâmica e indispensável para os empreendedores que buscam alcançar o sucesso em seus empreendimentos.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.