Como liderar pessoas difíceis?

Lidando com pessoas difíceis

Liderar pessoas difíceis é um dos principais desafios que os gestores têm que enfrentar. Em geral, as pessoas difíceis de liderar geralmente são aquelas geniosas, que não conseguem se relacionar em equipe e colocam dificuldade em tudo.

Por vezes não são compromissadas com o trabalho e agem na defensiva, nada receptivas a feedbacks. Lidar com essas situações e gerenciar pessoas com esse perfil, é um desafio que exige inteligência emocional e habilidades interpessoais bem desenvolvidas.

Somente com tais recursos, o líder consegue evitar confrontos. Afinal, quem comanda o time deve se deparar com os impactos do comportamento de uma pessoa difícil na equipe. O ideal é seguir algumas dicas que certamente ajudarão nessas situações.

Por exemplo, deve-se deixar explicado que regras são regras e devem ser cumpridas por todos, independente de quem sejam. Isso se refere aos horários, prazos, demandas e aos comportamentos que os colaboradores devem ter com os colegas e com a empresa.

O papel do líder

O líder deve frisar que o colaborador se insere num contexto que exige responsabilidades, é orientado por normas que precisam ser cumpridas e respeitadas. Em seguida, o ideal é que o líder trabalhe para melhorar o comportamento desses colaboradores.

Muitos profissionais são difíceis de lidar não porque gostam de transmitir antipatia gratuita, mas porque têm personalidade diferente. Ou ainda porque viveram experiências ruins, que lhes deixaram mais duros e resistentes aos feedbacks e mudanças.

Ainda assim, se o colaborador for um talento e tiver potencial, o gestor deve ajudá-lo a compreender como as suas atitudes são prejudiciais. Algo que se estende à equipe, ao trabalho e a ele próprio. Essas orientações são consideradas essenciais.

Afinal, o direcionamento permite que a pessoa possa repensar seus comportamentos e analisar como eles são prejudiciais. Com tais informações, o profissional pode melhorar os aspectos apontados pelo líder, e pelos demais, como sendo nocivos.

É importante que o gestor dê sempre constantes feedbacks, pois são poderosas ferramentas de desenvolvimento, evolução e crescimento profissional e pessoal. Além disso, devem ser usados pelo gestor para ajudar seus funcionários mais temperamentais.

Por meio desses feedbacks, o gestor, de uma forma tranquila e bem explicada, deve indicar-lhes pontos de melhoria. Pode ainda mostrar onde estão errando e as atitudes que precisam ser modificadas para que possa se tornar uma pessoa mais acessível.

Porém, é muito importante saber passar o feedback da forma correta, para que o indivíduo não interprete erroneamente, achando que possa ser uma crítica destrutiva. E para que esse feedback seja passado corretamente, o líder deve ser claro e honesto.

Isso quer dizer que o colaborador deve estar ciente de como os seus comportamentos são negativos e como isso pode afetar sua continuidade na empresa. O líder deve ser claro com o colaborador quanto às regras e ao que a organização espera de um funcionário.

Nessa conversa, o líder deve ser honesto e explicar, com clareza, que a não conformidade com isso, pode fazer o funcionário perder boas oportunidades de crescer. Em paralelo, precisa esclarecer que certas atitudes podem aumentar os riscos de ele ser demitido.

E o mais importante de tudo: colocar um limite claro para o funcionário. Se mesmo com todas as orientações, feedbacks e pedidos de mudança, o profissional ainda apresentar atitudes negativas e recorrentes, a possibilidade de desligamento deve ser avaliada.

Lidando com pessoas difíceisComo aplicar uma boa liderança de equipe?

Liderar vai além de lidar com pessoas difíceis. Para aplicar uma liderança de equipe eficaz, é importante conhecer a si mesmo, seu perfil profissional e a sua equipe. Afinal, por mais que eu passe boas dicas, elas somente serão eficientes se você as adaptar à sua realidade.

Portanto, o primeiro exercício que proponho a você é: invista em autoconhecimento e busque entender mais os profissionais que estão ligados a você. Isso é vital para saber como ajudá-los a crescer e até mesmo para delegar tarefas de forma assertiva.

Estipule metas alcançáveis

Liderar uma equipe também exige estipular objetivos. Se criar uma lista de metas que são muito altas, pode acabar desestimulando os funcionários. Isso porque, se notarem que não vão conseguir, já perdem a vontade de tentar.

Ser flexível a mudanças e estimular os colaboradores

Nada melhor do que um profissional adaptável, que não demora a se adequar a novos processos e outras mudanças em sua área. Se essa característica já é importante para os funcionários, para um líder que é exemplo ela deve ser mais ainda.

Portanto, a dica é buscar dividir tarefas de maneiras diferentes — se for possível no seu contexto — para exercitar novos olhares sobre as demandas. Outra possibilidade é dar e receber feedbacks com ideias do que pode ser melhorado e como isso seria viável.

Lidando com pessoas difíceisNão ignore a vida pessoal dos profissionais

Muitas vezes falamos em “vida pessoal” e “vida profissional”. Porém, ambas são vividas pela mesma pessoa. Ou seja, não há como separá-las completamente. Esteja atento ao comportamento dos colaboradores e procure deixá-los à vontade para recorrer a você.

Isso é importante, caso eles precisem de ajuda ou mesmo para esclarecer alguma questão. Em alguns casos, o desempenho de um profissional pode diminuir se estiver passando por algum problema. Saiba como identificar se há algo de errado.

Com isso, você terá condições de ajudar a conduzi-lo da melhor forma para que não se prejudique no ambiente de trabalho. Talentos excepcionais podem passar por momentos desafiadores e o líder deve saber como agir diante de um cenário como esse.

Levante novos líderes

Uma das formas de fazer sua liderança de equipe ser mais produtiva é incentivar e “levantar” novos líderes. Em um primeiro momento, pode parecer confuso pensar em outras pessoas para ajudar você a gerir pessoas e atividades na organização.

Mas um bom líder não conta apenas com suas habilidades, pois sabe como e quando impulsionar os liderados para que os projetos andem com mais autonomia. Experimente deixar pessoas encarregadas por tarefas de mais responsabilidade em alguns momentos.

E, com isso, aproveite para dar feedback de cada experiência. O PLCC® (Professional Leader Coach Certification) é um dos cursos que pode ajudar você a se desenvolver como um líder de excelência e ampliar sua liderança de equipe.

Lidando com pessoas difíceisConclusão

Liderar pessoas difíceis é um desafio que exige inteligência emocional e habilidades interpessoais. O gestor, ao se deparar com colaboradores geniosos e resistentes, deve estabelecer claramente as regras, destacando a importância de sua aplicação uniforme.

Além disso, é fundamental trabalhar para melhorar o comportamento desses profissionais, compreendendo suas personalidades e experiências passadas. O papel do líder vai além da imposição de regras; ele deve orientar os colaboradores difíceis e oferecer feedbacks.

A ideia é que tais direcionamentos sejam sempre feitos de maneira construtiva para promover mudanças positivas. A comunicação honesta e clara é essencial para que o colaborador compreenda a necessidade de ajustes em seu comportamento.

O gestor deve deixar claro como determinadas atitudes impactam não apenas a equipe, mas também o próprio desenvolvimento do profissional. Aplicar uma liderança eficaz vai muito além do gerenciamento de pessoas difíceis.

Autoconhecimento é fundamental para adaptar as dicas às particularidades de cada situação e equipe. Estabelecer metas alcançáveis, ser flexível a mudanças e estimular os colaboradores são práticas essenciais para uma liderança bem-sucedida.

Não ignorar a vida pessoal dos profissionais é outro aspecto de enorme relevância, pois ambos os aspectos estão interligados. O líder deve estar atento aos sinais de problemas pessoais que possam afetar o desempenho no trabalho.

Além disso, incentivar e desenvolver novos líderes dentro da equipe é uma estratégia eficaz para aumentar a autonomia e produtividade. Liderar pessoas difíceis requer paciência, compreensão e a aplicação consistente de feedback construtivo.

A liderança eficaz envolve adaptação, metas realistas, flexibilidade, consideração pela vida pessoal dos colaboradores e o fomento ao surgimento de novos líderes. O desenvolvimento do líder é crucial para aprimorar suas habilidades e promover uma liderança de excelência.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias