Escrito por Sulivan França - 20 de Setembro de 2017

Gestores das grandes empresas sabem que pessoas são peças fundamentais para a gestão. Mas conquistar o comprometimento dos colaboradores e equipes é uma tarefa complicada, pois repassar os valores, objetivos e a cultura da empresa são atividades que consomem tempo.

Muitas vezes, as organizações investem recursos no treinamento de seus funcionários, mas acabam perdendo os colaboradores para seus concorrentes. Portanto, atrair e reter talentos em uma organização é uma tarefa desafiadora. No caso das micro e pequenas empresas acaba sendo mais fácil, porque os líderes estão mais próximos dos colaboradores.

A função dos gestores

Tendo isso em mente, os gestores organizacionais devem oferecer a seus funcionários, planos de carreira, novos projetos, envolver seus funcionários em reuniões decisivas, saber seu papel na organização e transitar entre as diversas áreas da empresa, conhecendo e criando laços com seus liderados.

O ideal é que a organização valorize seus funcionários, ressalte seus planos e expectativas dentro de um ambiente produtivo, estimulante e saudável que os incentive a inovar e ser mais produtivos de trabalho. Isso é possível com um plano educativo bem elaborado e que ofereça oportunidades para aprenderem e aprimorarem suas qualificações.

A importância de buscar novos talentos

É interessante também que a empresa faça parcerias com universidades e incentive seus funcionários nos estudos.

É importante também buscar novos talentos dentro dessas instituições, pois conseguir identificar os jovens com potencial é a chave para o sucesso e acaba favorecendo uma boa troca de experiências dentro das equipes, o que pode vir a ser muito produtivo. Se possível, a empresa pode estabelecer horários flexíveis de trabalho ou optar por home office, uma alternativa interessante, capaz de dar liberdade ao funcionário e mantê-lo feliz em sua posição.

As empresas devem também se preocupar em apostar em suas equipes, investindo em seus profissionais, promovendo-os ao invés de ir atrás de profissionais no mercado. Dessa forma, o funcionário se sente valorizado e tende a acreditar na empresa e no trabalho do seu time.

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