As principais competências de liderança
Quando pensamos em líder, a primeira coisa que precisamos dizer é que o profissional deve saber que a liderança não é um cargo, mas sim um papel a ser exercido. Existem dois grandes focos de trabalho para um bom líder, nos resultados e nas pessoas.
Diante disso, a pessoa pode se perguntar qual é o melhor ou o mais correto? A resposta para isso, no entanto, é que os dois são. E como em outros aspectos da vida, é sempre importante manter o equilíbrio para obter sucesso.
Quando se persegue apenas os resultados, corre-se o risco de deixar a equipe desmotivada e sem a atenção que devem receber. No caso contrário, quando se trabalha apenas para o bem estar dos colegas, pode-se deixar de atingir as metas.
Por tudo isso, o líder deve estar atento aos resultados e ao modo como eles estão sendo conquistados. Também é necessário desenvolver algumas competências, e isso independentemente do cenário em que pretende atuar.
Precisa ainda ter uma visão de futuro e criar estratégias que envolvam as pessoas de forma atraente e realista, com parâmetros bem definidos. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcançá-las.
As competências de um bom líder
Um líder extraordinário e orientado para bons resultados percebe quando a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado não procedem da forma como ele gostaria. Essa é uma característica considerada fundamental.
Logo, ele deve encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é necessário para o sucesso dos negócios. Outro ponto chave da liderança é manter a flexibilidade, pois isso ajuda o líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados.
Como desenvolver liderança?
Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho é essencial.
Além desse líder se conhecer bem, o ideal é que também conheça bem sua equipe, pontos fortes e fracos e, fornecendo feedbacks positivos a eles. Se possível, o líder deve até mesmo passar por algum processo de coaching para isso.
Portanto, o líder sempre precisa assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe pela conquista. Num eventual fracasso, ele tem de instigar a todos a pensarem em possíveis aprendizados com aquela situação.
O que é liderança e como exercer de forma eficaz
Na dinâmica do ambiente corporativo, não são poucos os profissionais que acham que sabem o que é liderança, mas não se comportam como líderes. Consequentemente, isso acaba interferindo diretamente na produtividade dos gerenciados.
É por isso que, muitas vezes, equipes com grande potencial não conseguem gerar os resultados desejados pela empresa e acabam, inclusive, ficando desmotivados. O gestor olha para o time, enxerga nele toda a capacidade necessária para realizar metas.
No entanto, os objetivos não se concretizam nunca. O que será que falta, então, para que isso aconteça? Vamos falar sobre o conceito de liderança, o que marca um bom líder e também como se tornar um gestor inspirador para a sua equipe.
O que é liderança?
De modo simplificado, liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos. Mas não é só isso, esse profissional consegue transformar o grupo em uma verdadeira equipe que gera os resultados almejados pela empresa.
O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar os liderados, agindo de forma ética e positiva. Faz isso de modo que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Além disso, o líder consegue sempre explorar de cada integrante da equipe os seus pontos fortes. No entanto, a liderança pode ser complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas, deve ter inteligência emocional para gerir os colaboradores e a equipe.
Precisa ser ainda capaz de desenvolver seus liderados atendendo expectativas pessoais e profissionais, e tudo isso sempre alinhado com os interesses das organizações.
Principais tipos de liderança?
Engane-se quem pensa que a liderança é exercida de uma só forma.
São muitos os estilos que marcam líderes das mais diversas características. Obviamente, o impacto que cada um gera sobre os liderados no ambiente corporativo também muda.
O líder precisa apresentar clareza estratégica, estrutura organizacional, valores e princípios. Deve ter ainda compromisso na adoção de práticas de reconhecimento, de remuneração e de salubridade do clima organizacional.
A seguir, você vai conhecer os tipos mais comuns, como o autocrático, o democrático e o liberal. Veremos também outros mais específicos, como o Leader Coach, o situacional e o servidor. Qual será o seu?
Liderança autocrática
A liderança autocrática consiste em uma figura de comando autoritário, que costuma centralizar as tarefas e tomada de decisão sem envolver a equipe. É um líder que impõe regras e ordens, sem exercitar o diálogo.
Nesse estilo, há destaque para a falta de autonomia dos subordinados, que se comportam como cumpridores de ordens. Agindo dessa forma, o líder conduz o time à sua maneira e acredita que os resultados virão se for compreendido naquilo que quer.
Liderança democrática
O estilo democrático, como o nome sugere, compreende as ideias e as decisões da equipe. Nesse caso, o líder exerce papel de orientador e facilitador, enquanto a equipe é estimulada a assumir mais responsabilidades.
Esse modelo permite a valorização dos profissionais e foca no aumento da produtividade. O reforço no desempenho é esperado com o maior engajamento e motivação dos colaboradores.
Liderança liberal
Na liderança liberal, o líder participa pouco e concede muita autonomia para os liderados. Os subordinados, então, nem podem ser assim chamados, já que assumem um papel de protagonismo, com grandes responsabilidades.
Eles costumam agir e decidir sem o consentimento do líder. É algo que pode tanto ter efeito positivo, como um desempenho acelerado pela satisfação profissional, quanto também negativo.
Acontece, por exemplo, quando a falta de orientações leva o time a perder o foco nas metas e objetivos da empresa.
Leader coach
O líder aplica as técnicas e ferramentas de coaching para proporcionar o desenvolvimento da sua equipe, tendo sempre no autoconhecimento o ponto de partida.
A ideia é que cada vez mais os liderados entendam as suas potencialidades e aprendam a aprimorar as habilidades comportamentais deficientes ou inexistentes.
Assim, encontrando a melhor versão de cada um, eles se tornam mais completos e preparados para atingir seu potencial máximo.
Liderança situacional
Os líderes que adotam esse estilo estão mais presentes em organizações que se transformam o tempo todo. Isso porque são profissionais que têm habilidade em lidar com situações diversas, propondo ações e estratégias de acordo com os acontecimentos.
A flexibilidade é uma das características marcantes desse estilo de liderança.
Liderança servidora
A liderança servidora, por sua vez, conta com um profissional que atua para atender aos objetivos e às expectativas da equipe. Dessa forma, o líder servidor deve ter a capacidade de se colocar no lugar do liderado para compreender as necessidades e desejos dele.
Nesse caso, a habilidade que mais se destaca é a empatia.
Conheça o curso de Leader Coach da SLAC® Coaching
Para se desenvolver como líder, uma forma de acelerar esse processo e notar resultados mais efetivos é recorrer ao coaching.
O curso de formação PLCC® – Professional Leader Coach Certification faz parte das certificações da SLAC®, reconhecidas pela IAC® – International Association of Coaching, principal órgão que regulamenta o uso do coaching nos Estados Unidos.
O programa é considerado um dos mais avançados da atualidade.
Essa certificação foi comprovada e aprovada por mais de 5.000 líderes.
Todo o conteúdo programático segue a metodologia desenvolvida por Morgan McCall (High Flyers), que é utilizada nas maiores universidades do mundo.
Assim, ela traz, de forma simples e direta, os conceitos de Liderança Coach.
São 16 horas de aula presenciais, além de estar também disponível 100% online, com material de apoio e exercícios de fixação.
Fez sentido para você?
Então, eu tenho um presente exclusivo, 100% online e gratuito. Um Workshop para você mudar seus resultados como gestor ou líder.
Conclusão
Como vimos, liderar não se trata de apenas um cargo, mas um papel a ser desempenhado pelos profissionais. Assim, as competências de um líder se revelam cruciais para o equilíbrio entre resultados e relações interpessoais.
Ao focar exclusivamente em metas, há o risco de desmotivar a equipe, enquanto o oposto pode resultar na não realização dos objetivos. O líder eficaz, portanto, precisa equilibrar habilidades de gestão com sensibilidade para com sua equipe.
Desenvolver liderança exige uma visão de futuro, estratégias envolventes e o compartilhamento transparente de expectativas. Além disso, líderes extraordinários enfrentam a realidade sem se esquivar dos desafios.
Além disso, eles mantêm a flexibilidade e conhecem profundamente tanto a si mesmos quanto a equipe. A responsabilidade pelos resultados é assumida, seja para celebrar o sucesso ou extrair aprendizados dos fracassos.
No cerne da liderança está a capacidade de influenciar positivamente, motivar e explorar os pontos fortes da equipe. Liderança não é um conceito estático; é dinâmico e multifacetado. Existem diferentes estilos, desde o autocrático até o líder coach.
Cada um deles com suas características e impactos no ambiente corporativo. Por fim, a liderança é uma jornada de aprendizado contínuo. O curso de Leader Coach da SLAC® Coaching destaca-se como uma oportunidade para líderes se aprimorarem.
Para isso, usa as ferramentas do coaching para desenvolver equipes e alcançar resultados excepcionais. Nesse contexto, a liderança é uma arte que se aperfeiçoa com o tempo, experiência e um compromisso constante com o crescimento pessoal e profissional.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.