A comunicação verbal é apenas uma das formas encontradas pelos seres humanos para se relacionar e se comunicar. As mensagens acontecem de várias formas, por meio de gestos, toques e pela postura adotada por cada pessoa.
Assim se manifesta a linguagem corporal, tão importante quanto o uso das palavras, mas que muitas vezes destoa entre as palavras empregadas e as expressões gestuais adotadas.É importante interpretar as diferentes linguagens, para compreender o comportamento dos outros e se comportar de maneira mais clara e objetiva.
Seja no ambiente corporativo ou na vida particular, as pessoas devem considerar os sinais corporais para o aperfeiçoamento das relações e do desenvolvimento pessoal. Esse aspecto sofre influência de fatores culturais, sociais e psicológicos, por isso o ambiente onde o indivíduo está inserido determina a forma como ele se comunica.
Leia também: Linguagem Corporal no Mercado de Trabalho
Interpretando as Expressões Não Verbais
Gestos e expressões não verbais são interpretados de maneiras diversas em um país, região ou até mesmo em uma empresa. O estado mental também é analisado por meio dos movimentos corporais, que podem revelar tensão, nervosismo, relaxamento, entre outros.Para interpretar bem os estímulos que emitimos e recebemos, é necessário prestar atenção nas expressões faciais, movimentos de braços, pernas, mãos, cabeça e tórax. O tom de voz, o volume e a velocidade da fala também comunicam, assim como a aparência diz muito sobre quem somos e como nos sentimos.
Cada Situação, uma Postura
É importante que as pessoas tenham consciência dos sinais emitem, para saberem o tipo de informação que desejam partilhar. Para isso, também é preciso identificar qual postura é a mais ideal para cada situação.Estudos sobre a expressão corporal estão sendo intensificados nos últimos anos por profissionais das áreas de psicologia e sociologia, para identificar os sentimentos e expressões não comunicados por palavras.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF