Como trabalhar crenças limitantes em PNL
As crenças limitantes de um ser humano são resultados de interpretações negativas das experiências vividas no passado. Ao longo de sua vida, desde os primeiros anos, as pessoas são influenciadas positiva e negativamente pelos indivíduos a sua volta.
Além disso, os indivíduos também acabam marcados pelas situações que ocorrem no dia a dia. Deste modo, todas pessoas, sem exceção, acabam formando os modelos mentais e percepções do mundo que nem sempre correspondem à realidade.
Ao nos identificarmos com uma situação ou modelo, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas. Por mais que alguém ache que presencia a realidade, ele é constituído por meio do seu sistema de crenças e valores.
Portanto, a realidade em si é percebida por meio das informações que obtivemos durante nossa trajetória. Agora que você compreendeu mais a fundo o conceito das crenças limitantes, vamos verificar exatamente qual é a origem delas.
Como nascem as crenças limitantes
As crenças limitantes nascem à medida que o indivíduo é submetido a experiências ruins ao longo da vida. Desse modo, o indivíduo acumula continuamente uma imagem mental negativa sobre ele próprio e sobre as demais pessoas.
Na infância, por exemplo, um pai pode dizer a seu filho que ele é fraco e incapaz ou compará-lo com um irmão mais forte. Com essa atitude, muito provavelmente haverá uma sabotagem da autoestima dessa pessoa, o que o deixará mais inseguro em suas ações.
E isso, ao longo da infância, acaba sendo determinante para a formação da criança e da visão que ela terá de si mesma. Afinal, neste período, os pais são as principais referências dos filhos e suas palavras e ações têm um peso muito grande.
Crenças limitantes e PNL
Para a programação neurolinguística (PNL) é fundamental que o indivíduo saiba o que quer e ter certeza de que isso vale a pena. Dessa maneira terá satisfação quando alcançar suas metas. Mas para desenvolvê-la, algumas perguntas podem ser formuladas.
É importante saber o que se quer, se você pensa imediatamente em várias metas e se elas se assemelham entre si. A partir do momento que o indivíduo tem conhecimento de suas crenças limitantes, com o auxílio da PNL, ele conseguirá atingir os resultados desejados.
Reconhecidamente, a programação neurolinguística é capaz de quebrar as barreiras impostas ao indivíduo anteriormente. Além disso, o estudo da PNL proporciona ao indivíduo o poder sobre seus pensamentos e ações.
Como a programação neurolinguística (PNL) pode ajudar você?
Para saber a resposta, primeiro, é importante entender todo o potencial por trás desse processo. Estamos falando de algo utilizado para vencer crenças limitantes, identificar e evitar a autossabotagem, mudar comportamentos e aproximá-lo de seus objetivos.
Com a PNL, você pode aprender a usar melhor seu cérebro. E a forma como isso acontece é o que veremos a partir de agora. Além de explicar o conceito e seu funcionamento, vamos falar ainda de suas aplicações e resultados alcançados.
Também veremos a relação entre a programação neurolinguística com o coaching, metodologia que foca no desenvolvimento humano e maximização de performance. No entanto, antes de mais nada, vale a pena conhecer as origens da PNL.
O que é programação neurolinguística?
Surgida na Califórnia (EUA) no início dos anos 1970, a programação neurolinguística (PNL) é um processo educacional sobre como usar melhor o cérebro. Os norte-americanos Richard Bandler e John Grinder são os criadores do conceito.
Segundo eles, com a PNL, é possível utilizar o cérebro para ter ótimos resultados em diversas áreas. A técnica surgiu da necessidade de se compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de quem é considerado excelente no que faz.
Por meio da PNL, a pessoa pode mudar o que quer em sua vida, de forma rápida e sem grandes esforços. E tudo isso acontece ao aprender a usar melhor seu cérebro, como vamos explicar, ao falar do funcionamento da programação neurolinguística.
Como o PNL funciona na prática?
Como vimos, a PNL consiste em um processo de conhecimento e de estruturação dos padrões de pensamentos. Para que seja aplicado, todo processo se vale de algumas fases que, nesse caso, estão relacionadas à aprendizagem.
Isso porque a programação neurolinguística tem como objetivo promover mudanças através de novas informações repassadas ao nosso cérebro. Ou seja, estamos falando sobre a aquisição de conhecimento. E que fases são essas?
Podemos definir em quatro os estágios do processo aprendizagem em PNL. São os seguintes:
- Incompetência inconsciente
- Incompetência consciente
- Competência consciente
- Competência inconsciente.
Em geral, eles são percorridos com o auxílio de um profissional qualificado em PNL, que pode atuar como coach ou psicoterapeuta. Significa que a técnica pode aparecer tanto como ferramenta de um processo de coaching como numa abordagem psicoterápica.
Aliás, esses dois métodos são distintos, é bom frisar. Definidas junto ao cliente ou coachee, as sessões de PNL costumam ser realizadas presencialmente, no caso do coaching. Os intervalos costumam ser entre sete e 15 dias, tendo duração de pelo menos uma hora.
A quantidade de sessões necessárias vai depender do objetivo desejado e também do período necessário para que o cliente complete cada etapa com excelência. Passar da incompetência inconsciente para a incompetência consciente pode ser bastante rápido.
Afinal, isso implica na tomada de consciência sobre uma limitação ou competência ainda não adquirida. Se o objetivo é conquistar uma vaga de trabalho no exterior, por exemplo, será preciso aprender uma nova língua.
Mas esse aprendizado pode esbarrar na falta de certas habilidades comportamentais, como ausência de foco e de disciplina para os estudos. Antes de se aprofundar nesse propósito, a pessoa estará vivenciando a incompetência inconsciente.
Ou seja, ela não sabe que precisa adquirir essa competência para alcançar o seu sonho de fato. Então, o primeiro passo será reconhecer essa necessidade, passando para o estágio da incompetência consciente, quando o indivíduo sabe que não sabe.
Não por acaso, um processo de coaching tem no autoconhecimento sempre o seu ponto de partida, pois é preciso reconhecer o que hoje o afasta ou o aproxima de seus objetivos. A partir dessa conscientização, é possível avançar para a competência consciente.
Tal fase é mais trabalhosa, uma vez que exige dedicação e empenho para desenvolver a nova competência. Em nosso exemplo, essa etapa pode envolver aulas de idiomas e adaptação na rotina para ter mais contato com a língua que se deseja aprender.
Em paralelo, também pode envolver técnicas para manter o foco, vencer a introspecção e outras. Depois do terceiro estágio, o processo se completa, pois o cliente conquista a competência inconsciente. Nesse momento, ele realmente domina o novo idioma.
Quando necessário, acessa uma área específica da mente e fala, escreve, lê ou traduz a nova língua. Vale dizer que utilizamos o exemplo do idioma, mas que qualquer realização pode ser alcançada com a PNL, seja uma meta simples ou um sonho ousado.
Conclusão
As crenças limitantes, enraizadas nas experiências passadas, moldam a percepção e as decisões de um indivíduo. A PNL surge como uma ferramenta para quebrar esses padrões, proporcionando uma abordagem eficaz na superação de obstáculos e autossabotagem.
O processo de formação de crenças limitantes inicia-se na infância, muitas vezes influenciado por figuras parentais e experiências adversas. O reconhecimento dessas limitações é o primeiro passo para a mudança.
Além disso, a PNL oferece um caminho para transformar padrões negativos em oportunidades de crescimento. Ao integrar a programação neurolinguística, o indivíduo ganha domínio sobre seus pensamentos e ações.
Com isso, se capacita a reestruturar seus modelos mentais. A PNL identifica e quebra barreiras, mas também promove uma mudança profunda, conduzindo o indivíduo da incompetência inconsciente para a competência consciente.
Em um passo posterior, a pessoa adquire a chamada competência inconsciente. Paralelamente, se destaca a relação intrínseca entre a PNL e o coaching, o que revela uma abordagem eficiente no desenvolvimento humano.
A busca por metas torna-se mais assertiva quando alinhada ao autoconhecimento proporcionado pela PNL, resultando em mudanças comportamentais duradouras. A PNL desvenda as origens das crenças limitantes, mas vai além.
Esse valioso recurso também oferece uma jornada de aprendizado e transformação. Ao entender e aplicar os princípios da PNL, os indivíduos podem superar limitações, alcançar suas metas e realizar seus sonhos mais ousados.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.