Uma forma útil para dar início a esse processo é entrevistar o presidente e a equipe executiva a fim de validar a visão, a missão, os valores e as metas organizacionais mais amplas da empresa. Uma vez esclarecidos esses pontos, grupos de discussão (inclusive pessoas de todos os níveis e todas as áreas da organização) podem passar a trabalhar na identificação das competências e comportamentos centrais necessários para o sucesso futuro.
A finalidade desses grupos de discussão é dupla: em primeiro lugar, o envolvimento de pessoas de diversos níveis e de todas as partes da empresa assegura que o perfil captará de modo preciso os fatores de sucesso referentes a toda a empresa, não apenas à sua sede. Em segundo lugar, porém não menos importante, o seu envolvimento assegura um sentido de "propriedade" do produto final. Esse perfil de liderança não é uma teoria qualquer de algum professor de faculdade, nem algo determinado pela alta administração. Trata-se de um conjunto singular de competências e comportamentos de liderança que tais pessoas ajudaram a criar. Em seguida, a lista é desenvolvida ao presidente para aprovação afinal.
Determine que é capaz de fornecer feedback significativo
Conduza uma reunião de orientação (presidida por um executivo sênior) a fim de expor o processo e fornecer treinamento sobre como transmitir feedback às outras pessoas. Essa etapa é freqüentemente omitida, pois o processo aparenta ser tão singelo que nenhuma explicação seria necessária. Contudo, tanto as pessoas que transmitem feedback como as que o recebem encaram o processo com um certo grau de ansiedade, de modo que uma reunião inicial pode ser útil para explicar como e por que o perfil de liderança foi concebido.
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