Desenvolvendo competências com o coaching

Desenvolvimento de competências

Um dos maiores desafios no ambiente profissional é administrar as relações interpessoais, habilidade necessária para superar crises e atuar num contexto seguro. Nesse sentido, o coaching é considerado um processo de desenvolvimento de competências.

Ou seja, a abordagem foca na capacidade de agir e de realizar ações rumo a um objetivo, transpondo todas as dificuldades que aparecem pelo caminho. As metodologias são ideais para pessoas com problemas de relacionamento no trabalho.

Vale para questões com pares, superiores, subalternos, clientes, fornecedores, ou pessoas que precisam aprimorar seu desempenho. As ferramentas aplicadas para gerenciamento de conflitos resultaram em sucesso em corporações por todo o mundo.

Embora existam muitas definições para coaching, nenhuma consegue abranger tudo o que ele pode representar na vida de uma pessoa. Ao longo do processo, o indivíduo passa a operar no pico da sua capacidade, direcionada para o caminho do aprendizado.

O coaching como ponto de mudança

No desenvolvimento de competências, o coaching apoia a pessoa para uma reavaliação dos seus objetivos profissionais de curto e longo prazo. A metodologia apoia o profissional a traçar um plano estratégico com ações detalhadas.

A pessoa pode fazer uma leitura das suas preocupações, responsabilidades com a equipe, pressões diárias e se preparar para os desafios. Além disso, o processo de coaching dá suporte às pessoas para aceitar novas tarefas e responsabilidades nas empresas.

O coaching apoia pessoas a refletirem continuamente sobre seus planejamentos individuais e de carreira. Por meio dessa abordagem, o indivíduo realiza o diagnóstico e consegue ter flexibilidade para seu desenvolvimento técnico e comportamental.

Desenvolvimento de competênciasVisão geral do coaching

O processo de coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente). O foco é o alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional.

Tal auxílio é embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento. As normas pelas quais o processo de coaching é medido na SLAC® Coaching reforçam e apoiam o desenvolvimento do papel do coach.

Isso é feito levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento pessoal. Neurociência e psicologia positiva são exemplos, acompanhados de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard.

Atualmente, tais conhecimentos servem como os principais pilares da metodologia. A primeira parte do processo de certificação em coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9h às 19h, de quinta a domingo.

Este é o ÚNICO curso oficial de coaching, no Brasil, reconhecido por meio dos principais órgãos de coaching do mundo.

O que define a psicologia positiva?

A psicologia positiva trata de pontos teóricos e práticos para ampliar o otimismo, a motivação e a resiliência. Eles são fatores necessários, de acordo com essa abordagem, para desenvolver um estado de bem-estar psicológico.

O psicólogo norte-americano Martin Seligman, autor de “Felicidade Autêntica” e “Florescer”, utiliza em suas obras os termos felicidade e bem-estar de modo intercambiável. Tais conceitos descrevem os objetivos de todos os esforços da psicologia positiva.

Isso inclui sentimentos como êxtase, conforto, absorção e dedicação. De acordo com a psicologia positiva, existem diferentes maneiras de enriquecer as nossas emoções positivas. Por isso, Seligman as divide em três espécies.

Há aquelas voltadas ao passado, ao futuro e ao presente. Satisfação, contentamento, orgulho e serenidade são exemplos de emoções orientadas para o passado. Já otimismo, esperança, confiança e fé são emoções orientadas para o futuro.

As emoções positivas voltadas para o presente, por sua vez, dividem-se em duas categorias essencialmente diferentes: os prazeres e as gratificações. A psicologia positiva classifica os prazeres em físicos ou maiores.

Os prazeres físicos são emoções positivas momentâneas. Além disso, elas vêm por meio dos sentidos: cheiros, gostos, visões e sons agradáveis, uma boa movimentação do corpo, sensações sexuais. Já os prazeres maiores são mais complexos que os sensoriais.

Embora também sejam momentâneos, eles podem ser definidos pelos sentimentos que despertam. Exemplos disso são êxtase, emoção, alegria, encantamento, divertimento, entusiasmo, conforto, relaxamento e outros do gênero.

Os prazeres do presente e as emoções positivas sobre o passado e o futuro são a base dos sentimentos subjetivos. Dentro da psicologia positiva, as emoções têm ricos significados. Entendê-los nos ajuda a desenvolver mais consciência e inteligência emocional.

Desenvolvimento de competênciasO conceito do grow

O modelo GROW é uma das ferramentas mais usadas nos processos de coaching. Ela serve tanto para maximizar o desempenho das pessoas em objetivos pessoais e de carreira quanto para as empresas potencializarem seus resultados.

A ferramenta destaca, estimula e maximiza o potencial interno das pessoas. Isso é feito por meio de uma sequência de perguntas estruturadas para criar uma conversa esclarecedora e objetiva entre o coach e o coachee.

A ideia é identificar metas, instrumentos para ação, situação atual e opções para atingir as metas. O modelo GROW é reconhecido como uma das melhores ferramentas para estimular a produtividade, melhorar a comunicação e as relações interpessoais.

Ao ser aplicado nas empresas, o efeito é um ambiente mais eficiente e satisfatório. Ele atua sobre os aspectos micro do desempenho (estimulando o indivíduo em suas particularidades) e macro (o conjunto de esforços que reflete nos resultados da empresa).

Como funciona o processo de comunicação do coaching

Conheça algumas dicas valiosas para melhorar a sua performance e desenvolver com eficácia a sua consulta com o cliente:

  • Esteja envolvido, focado e motivado com a situação do seu cliente no dia a dia
  • Observe atentamente o cliente (tudo o que ele demonstra de forma verbal e não verbal).
  • Mantenha uma atitude positiva e com foco na solução.
  • Observe expressões, referências e palavras positivas que o próprio cliente utiliza para tirar proveito delas ao comunicar-se com ele e gerar empatia.
  • Compreenda as preocupações, os objetivos, os valores e as crenças do cliente, sobre o que ele pensa que é possível ou não fazer para melhorar as áreas vida, pessoal ou profissional
  • Faça um resumo, reformule e reitere o que o cliente diz de forma que ele tenha certeza que está sendo compreendido.
  • Encoraje, aceite, explore e dê reforço positivo para que o cliente exprima as suas emoções, percepções, preocupações, crenças, sugestões, os seus sentimentos, etc.
  • Ajude o cliente a chegar à essência da questão, assim, evitando descrições infindáveis, é comum que eles não consigam fazer isso sozinhos.

Desenvolvimento de competênciasO que não fazer durante um processo de comunicação:

  • Desviar a sua atenção para assuntos não relacionados com a situação em pauta.
  • Mostrar-se distraído e pouco interessado.
  • Pensar que é capaz de antecipar aquilo que o cliente vai dizer ou que já conhece o desfecho da situação que ele está relatando.
  • Fazer juízo de valor em relação ao que está ouvindo.
  • Transmitir postura, gestos ou expressões que inibam a expressividade do coachee.
  • Anotar revelações delicadas do cliente sem a devida discrição diante dele. Isso pode inibi-lo.
  • Olhar para o relógio sem a devida discrição para ver o tempo que falta para terminar a sessão. Uma dica é ter um relógio colocado num ponto estratégico da sala, ou conseguir olhar para o relógio do cliente.

Papel essencial no processo de coaching: rapport

Essa palavra é original na língua francesa e remete a sincronização, harmonia, afinidade e concordância. O termo foi adotado por psicólogos norte-americanos para batizar uma técnica de comportamento: a capacidade de criar conexão com outra pessoa.

Isso é feito para compartilhar interesses e sentimentos em comum, seja para trabalhar, conversar, amar, constituir família ou realizar planos. Com o rapport, o indivíduo se coloca no lugar da outra pessoa com quem conversa ou se relaciona, gerando empatia.

O interlocutor se sente seguro, observando que o outro pensa como ele e então se sente mais tranquilo para aprofundar a conversa e o relacionamento. Quando essa atmosfera de confiança mútua se estabelece, você ganha um parceiro.

Pode ser para uma amizade, sociedade, amor, militância ou empreendimento. O verdadeiro rapport não é forçado e, às vezes, há pessoas que parecem não querer criá-lo conosco. Nesse caso, é melhor decidir até que ponto convém investir energia no relacionamento.

Entenda a diferença de coaching e demais processos

Consultoria

É o ato de um cliente fornecer, dar, solicitar e pedir pareceres, opiniões ou estudos a um especialista contratado para que este auxilie, apoie e oriente o trabalho.

Terapia

Meio ou método utilizado para tratar determinada doença ou estado patológico, para isso, utilizando questões do passado da pessoa.

Treinamento

Ação de ensinar alguém a realizar determinada tarefa ou chegar ao resultado esperado.

Aconselhamento

É o ato de tentar persuadir ou convencer uma pessoa a fazer algo. Recomendar alguém a fazer algo.

Mentoring

É feito por um profissional que tem muita experiência em sua área de atuação e que é designado a aconselhar alguém que esteja iniciando em uma determinada área.

Desenvolvimento de competênciasConclusão

O coaching é essencial para enfrentar os desafios das relações interpessoais no ambiente profissional. Ao direcionar o foco para o desenvolvimento de competências, a abordagem se revela uma aliada poderosa na gestão de crises e na promoção de um contexto seguro.

Dentro da complexidade existente no contexto profissional, o coaching transcende a mera resolução de problemas. A metodologia se destaca como um processo voltado para a capacidade de agir em direção a objetivos predefinidos, por exemplo.

Suas metodologias são particularmente eficazes para indivíduos que enfrentam dificuldades nas dinâmicas de relacionamento no trabalho. Isso abrange desde simples interações com colegas, superiores, subordinados, até clientes e fornecedores.

O coaching, como agente de transformação, desempenha um papel crucial no ponto de mudança das trajetórias profissionais. Ao apoiar a reavaliação de metas, promove o planejamento estratégico e oferece suporte para enfrentar os desafios diários.

Essa abordagem também capacita os profissionais a assumirem novas responsabilidades e tarefas, impulsionando o crescimento individual e organizacional. Na visão geral do coaching, percebemos uma metodologia fundamentada na parceria entre coach e coachee.

Além disso, ela é orientada para o alcance de metas pessoais e profissionais. Certificada pela SLAC® Coaching, essa prática se baseia em conhecimentos científicos, abraçando áreas como neurociência e psicologia positiva para oferecer uma abordagem holística.

A psicologia positiva, delineada por Martin Seligman, revela-se como um pilar essencial na compreensão das emoções positivas, enriquecendo o otimismo, a motivação e a resiliência. Essa perspectiva orienta a busca pela felicidade autêntica e pelo florescimento pessoal.

Tais conceitos são fundamentais no coaching. A introdução do modelo GROW destaca-se como uma ferramenta de grande relevância nos processos de coaching. Ao estimular a identificação de metas, o GROW se consolida como um impulsionador da produtividade.

Por fim, o papel essencial do rapport na comunicação durante o coaching é enfatizado. Essa técnica de criação de conexão, baseada em sincronia e empatia, estabelece uma atmosfera de confiança mútua, fundamental para desenvolver relacionamentos sólidos.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias