Diferenças entre programação neurolinguística e coaching

PNL e coaching

A programação neurolinguística (PNL) é uma metodologia para criar mudanças. O prefixo “neuro” corresponde ao pensamento e “linguística” diz respeito à maneira como a palavra pode ser utilizada para influenciar outras pessoas e a si próprio.

Existem modelos específicos dentro do campo da PNL para ensinar as pessoas a mudar os hábitos e outros comportamentos. Por meio da abordagem é possível explorar e alterar estados interiores, além de definir, identificar e mudar as convicções limitantes.

A PNL explica como organizarmos nossos sentimentos e emoções e os mobilizamos para alcançarmos nossas metas e objetivos, por exemplo. Mas como podemos relacionar a programação neurolinguística e a metodologia do coaching?

A PNL pode ser usada como ferramenta no processo de coaching?

Em geral, treinamentos de coaching dão ênfase à PNL e isso causa certa confusão. O coaching é um processo que apoia a pessoa na tarefa de acessar seus recursos internos e externos e utilizá-los para alcançar um resultado desejado.

Além disso, dentro do processo, tudo é feito alinhando potenciais e valores para chegar a resultados positivos. Para compreender melhor a associação entre coaching e PNL, primeiro precisamos verificar mais a fundo a base da segunda metodologia.

Os princípios da programação neurolinguística

De acordo com os princípios da PNL, o ser humano tem três modos distintos de entender uma situação: primeiro está a forma como se pensa (valores, crenças, desejos e interesses), depois, a forma com a qual se absorve a opinião das pessoas ao redor.

Por fim, vem a observação sistêmica, com uma visão das duas perspectivas sem adotar uma delas, criando uma visão mais abrangente do “Eu” e do “Outro”. Os estudos de PNL são sérios e amplamente utilizados para propor mudanças importantes.

Mas não deve ser confundido com coaching. Os dois processos são válidos, mas caminham separados. PNL e coaching são técnicas diferentes, sendo a primeira voltada a pesquisas da neurociência, enquanto o coaching tem bases firmadas sobre estudos comportamentais.

PNL e coachingVisão geral do coaching

O processo de coaching é uma metodologia de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente). O foco é o alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional.

Tal auxílio é embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento. As normas pelas quais o processo de coaching é medido na SLAC® Coaching reforçam e apoiam o desenvolvimento do papel do coach.

Isso é feito levando em consideração habilidades de comunicação com o respaldo das principais áreas do desenvolvimento pessoal. Neurociência e psicologia positiva são exemplos, acompanhados de pioneiros estudos realizados na Universidade de Harvard.

Atualmente, tais conhecimentos servem como os principais pilares da metodologia. A primeira parte do processo de certificação em coaching consiste em oito dias de treinamento que, normalmente, é realizado das 9h às 19h, de quinta a domingo.

Este é o ÚNICO curso oficial de coaching, no Brasil, reconhecido por meio dos principais órgãos de coaching do mundo.

O que define a psicologia positiva?

A psicologia positiva trata de pontos teóricos e práticos para ampliar o otimismo, a motivação e a resiliência. Eles são fatores necessários, de acordo com essa abordagem, para desenvolver um estado de bem-estar psicológico.

O psicólogo norte-americano Martin Seligman, autor de “Felicidade Autêntica” e “Florescer”, utiliza em suas obras os termos felicidade e bem-estar de modo intercambiável. Tais conceitos descrevem os objetivos de todos os esforços da psicologia positiva.

Isso inclui sentimentos como êxtase, conforto, absorção e dedicação. De acordo com a psicologia positiva, existem diferentes maneiras de enriquecer as nossas emoções positivas. Por isso, Seligman as divide em três espécies.

Há aquelas voltadas ao passado, ao futuro e ao presente. Satisfação, contentamento, orgulho e serenidade são exemplos de emoções orientadas para o passado. Já otimismo, esperança, confiança e fé são emoções orientadas para o futuro.

As emoções positivas voltadas para o presente, por sua vez, dividem-se em duas categorias essencialmente diferentes: os prazeres e as gratificações. A psicologia positiva classifica os prazeres em físicos ou maiores.

Os prazeres físicos são emoções positivas momentâneas. Além disso, elas vêm por meio dos sentidos: cheiros, gostos, visões e sons agradáveis, uma boa movimentação do corpo, sensações sexuais. Já os prazeres maiores são mais complexos que os sensoriais.

Embora também sejam momentâneos, eles podem ser definidos pelos sentimentos que despertam. Exemplos disso são êxtase, emoção, alegria, encantamento, divertimento, entusiasmo, conforto, relaxamento e outros do gênero.

Os prazeres do presente e as emoções positivas sobre o passado e o futuro são a base dos sentimentos subjetivos. Dentro da psicologia positiva, as emoções têm ricos significados. Entendê-los nos ajuda a desenvolver mais consciência e inteligência emocional.

PNL e coachingCursos de coaching

Cresce a demanda pelo coaching, metodologia eficaz, com o roi de cerca de 529%, segundo pesquisa da metrixglobal. Como podemos observar, a procura pelos cursos de coaching possuem propensão mundial.

A tendência é de um crescimento muito maior para os próximos anos, ou seja, fazer um curso de coaching, é um grande passo para se destacar frente ao mercado de trabalho.

Isso acontece em ritmo acelerado, porque o coaching é muito mais do que uma profissão. Trata-se de uma metodologia que traz apoio para muitas pessoas que buscam ampliar e alcançar metas e realizações, tanto na área pessoal como na área profissional.

Cursos de coaching da Slac® Coaching

A SLAC® Coaching (Sociedade Latino Americana de Coaching) foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria direta com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA).

O órgão é afiliado à Harvard Medical School, sediado no McLean Hospital, o maior centro psiquiátrico de Harvard, considerado hospital modelo na área psiquiátrica. É reconhecido ainda por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental.

Conheça nossos cursos de coaching com certificação internacional

Professional Coach Certification

É o primeiro curso de coaching com certificação internacional para quem quer iniciar no mundo do coaching. Conhecido também como coaching de vida.

Professional Executive Coach Certification

Formação para coaches que desejam ampliar sua experiência e vivência no coaching e trabalhar com o coaching executivo.

Professional Master Coach Certification

Curso de coaching reconhecido como o mais avançado programa de desenvolvimento de coaches da América Latina disponível em português, dirigido a pessoas que querem definitivamente fazer parte de um grupo de pessoas que alcançaram a maestria em coaching.

Professional Leader Coach Certification

Conhecido como coaching para líderes, com esta formação o profissional em cargo de liderança é preparado para atuar como gestor coach com sua equipe.

Professional Team Coach Certification

O curso de coaching para equipes atua no desenvolvimento de times, alinhamento de cultura, gestão, performance, desenvolvimento de competência e clima.

PNL e coachingConclusão

Como foi possível observar, a diferenciação entre programação neurolinguística (PNL) e coaching ressalta a singularidade de cada abordagem. Um ponto importante é que a PNL foca na reprogramação de padrões mentais e comportamentais.

Já o coaching estabelece uma parceria entre coach e coachee para o alcance de metas pessoais e profissionais. Embora ambas as metodologias sejam valiosas, é essencial compreender que a PNL é uma ferramenta utilizada no processo de coaching.

Não é, contudo, sinônimo deste. Os princípios fundamentais da PNL destacam a compreensão dos diferentes modos pelos quais os seres humanos percebem situações. Isso envolve abordar pensamentos, influências externas e uma perspectiva sistêmica.

Enquanto a PNL baseia-se em pesquisas neurocientíficas, o coaching tem suas raízes em estudos comportamentais, evidenciando a distinção entre essas abordagens. O coaching, por sua vez, é respaldado por uma metodologia científica.

Isso inclui contribuições da neurociência e psicologia positiva, exemplificadas por estudos pioneiros da Universidade de Harvard. A SLAC® Coaching, reconhecida internacionalmente, oferece cursos que fundamentam o coaching nesses pilares.

Nossas formações proporcionam uma certificação de alta qualidade e respaldo global. À medida que a demanda por coaching cresce mundialmente, os cursos oferecidos pela SLAC® Coaching se destacam, abrangendo certificações internacionais.

Entre eles, destaque para Professional Coach, Professional Executive Coach, Professional Master Coach, Professional Leader Coach e Professional Team Coach. Essa diversidade de cursos reflete o amplo alcance e aplicabilidade do coaching em diversas áreas.

Também evidencia sua eficácia como uma metodologia transformadora tanto para indivíduos quanto para organizações. Entre em contato conosco. Quando o assunto é PNL ou coaching, a SLAC® Coaching é autoridade, com décadas de bons serviços prestados.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias