Coaching e psicologia: não seja um psicólogo em sua sessão de coaching

Psicologia e coaching

O coaching não tem caráter clínico, nem é indicado para trabalhar transtornos psicológicos ou psiquiátricos. Seus procedimentos são sempre direcionados no presente e futuro, em objetivos específicos, com olhar na solução e não em identificar problemas.

O coach não faz diagnósticos nem aconselha, mas apoia o cliente na sua empreitada para encontrar um objetivo pessoal e identificar as limitações e possibilidades pessoais e profissionais. Por isso, é considerado um empoderamento do ser humano.

Já a terapia é a cura por meio da resolução de problemas passados que estejam afetando o presente. Outra diferença em relação às técnicas de psicoterapia é que o coaching não lida com traumas nem problemas passados.

A psicologia é recomendada a quem busca solucionar problemas, disfunções ou transtornos psicológicos ou psiquiátricos. Ela é exercida somente por psicólogos, que buscarão os motivos de algo que tenha desencadeado determinados comportamentos.

Com isso, o profissional irá obter um diagnóstico e fará as intervenções necessárias a partir de cada caso. Como já estamos verificando o coaching e a psicologia têm funções diferentes, mas são igualmente importantes

A importância do coaching e da psicologia

As duas áreas do conhecimento são valiosas, mas devem ser utilizadas individualmente conforme as necessidades pessoais de cada cliente. Embora o coaching não seja uma técnica psicoterapêutica, ele pode ser terapêutico para o cliente.

Afinal, pode apoiar a conquista da qualidade de vida ao se desenvolver profissionalmente e também na esfera pessoal. Porém, o coaching jamais abordará assuntos que a psicoterapia aborda porque está focado em pontos do presente.

Concentra-se na assertividade, gestão de carreira e em perspectivas futuras, sem considerar traumas ou fatos do passado. Quem deseja fazer psicoterapia de forma simultânea ao coaching deve buscar especialistas diferentes para as atividades.

O coaching não é a solução para todas as dificuldades de um cliente e isso precisa ficar claro para quem procura essa valiosa ferramenta. Para questões abordadas pela psiquiatria e pela psicologia, então, ele não é, sequer, uma opção de apoio.

Psicologia e coachingComo ser um coach profissional?

Um coach bem-sucedido é o reflexo da sua boa formação, aperfeiçoamento e boas experiências profissionais. A SLAC® (Sociedade Latino Americana de Coaching) está na vanguarda da formação e aperfeiçoamento dos melhores coaches do mercado.

Para isso, realizamos cursos com o melhor conteúdo sobre comportamento humano, performance, liderança e gestão de equipes. Por se tratar de um centro de formação bem-sucedido, é referência na formação e em metodologias essenciais.

Nossas abordagens apoiam as pessoas na ampliação e alcance de suas metas e realizações. A SLAC® Coaching fornece cursos com certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Master Coach, Leader Coach e Team Coach.

E, sempre pensando na carreira profissional do coach, a SLAC® Coaching lançou o primeiro MBA em Coaching do mundo. Trata-se de uma parceria com a FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

O MBA em Coaching é reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação, e contempla temas essenciais de coaching e da administração empresarial aplicada à gestão de pessoas.

Reconhecimento internacional

Os cursos são reconhecidos internacionalmente, por serem desenvolvidos no maior centro de pesquisa, estudo, desenvolvimento, ensino e aplicabilidade do coaching. Todos os membros são certificados tendo como base uma metodologia eficaz.

Isso é válido para os atendimentos de coaching e para a qualificação técnico-profissional. A empresa está sempre empenhada em disseminar os conceitos, técnicas, ferramentas e melhores práticas em coaching, capazes de contribuir para a evolução das pessoas, negócios e organizações.

Vale destacar que a SLAC® Coaching foi a primeira organização brasileira a firmar parceria direta com o IPCA® – Institute of Coaching Professional Association, órgão afiliado à Harvard Medical School, sediado no McLean Hospital, um dos maiores centros psiquiátricos de Harvard e considerado um hospital modelo nesta área.

Essa parceria possibilita à SLAC® Coaching disponibilizar para seus membros e clientes corporativos o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching.

Objetivos que devem ser alcançados na sessão

Não se resolve um problema com o mesmo tipo de pensamento que o criou. Pensar em uma solução envolve encontrar uma nova maneira de agir. E, por meio do coaching, coach e coachee juntos criam estratégias para que isso aconteça.

O coach é o profissional que trabalha na resolução de um problema. Além disso, entre os papéis do coach está: auxiliar o cliente a focar na melhor maneira de encontrar uma saída para, o que o impede de progredir, ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Ele também apoia a melhoria na área de atuação do cliente e o desenvolvimento de estratégias para sua vida profissional. Outro ponto a ser considerado é que, enquanto para algumas pessoas, uma determinada situação é um problema, para outras, pode não ser.

Existem pessoas com um perfil de se acomodar diante de uma determinada situação. Neste caso, elas terão pouca motivação para tomar iniciativa e vencer aquilo que as incomoda em maior ou menor grau. O coach deve ter tudo isso em mente.

O profissional que aplica o coaching é capaz de induzir o coachee a ter pensamentos positivos e que proporcionam bem-estar. Trilhar o caminho entre o estado atual e o estado desejado, tendo como foco o resultado final, pode ser prazeroso, construtivo e motivador.

Psicologia e coachingA comunicação do coach

Buscar diálogos que sejam mais satisfatórios e eficientes é algo que envolve muitos pontos, segundo especialistas. Por isso, trata-se de algo que vem inspirando uma ampla variedade de trabalho de pesquisadores e terapeutas na área de comunicação.

Aprender a escutar os outros de forma intensa proporciona maior confiança, aspecto fundamental no processo de coaching. Além disso, é algo que pode ser aplicado para elaborar soluções que tragam satisfação a um número maior de pessoas.

Existem diversas técnicas para escutar melhor e que permitem que as pessoas se tornem mais atenciosas. Dessa maneira, em uma conversa, passa-se ao outro a convicção de que se compreendeu verdadeiramente o que ele está sentindo.

Exercitar nossa habilidade de expressão ajuda a questionar o que se quer de uma forma mais calma e clara. Ou seja, com muito mais assertividade. Com isso, a probabilidade de se alcançar os objetivos almejados aumenta exponencialmente.

Estrutura de diálogo em coaching

Existem vários modelos que descrevem o diálogo que se desenrola no processo de coaching. O mais usado é o desenvolvido pelo coach Sir John Whitmore, conhecido como modelo GROW, sigla formada pelas iniciais das palavras com origem na língua inglesa.

São elas Goals (metas), Reality (realidade), Options (opções) e What (que). Ele simplifica uma grande quantidade de observações sobre o diálogo “de” e “para a” aprendizagem. Muitas pessoas praticam efetivamente o diálogo na sequência que a sigla propõe.

No entanto, o coach eficiente entrelaça esses elementos de maneira diversificada. A ideia é se basear na observação de por onde será mais proveitoso que o coachee comece. Tais escolhas são fruto da experiência do coach e fazem a diferença nos resultados.

Níveis de diálogo em coaching

A experiência de muitos profissionais da área sugere que há alguns níveis de diálogo. Eles são usados para apoiar o coachee na construção de seu entendimento, identificação de maneiras para avançar e assumir o controle de seu próprio desenvolvimento:

 

O diálogo de aprendizagem: destina-se a construir o vínculo entre os interlocutores e um elo de confiança, que é o esteio de um relacionamento eficiente de aprendizagem.

 

O diálogo técnico: apoia o coachee na compreensão dos sistemas e processos essenciais à realização da tarefa.

 

O diálogo tático: dá suporte ao coachee na elaboração de maneiras práticas de tratar das questões que surgem no trabalho ou em outras áreas de sua vida.

O diálogo estratégico: torna o processo mais profundo, oferecendo uma oportunidade para examinar o contexto e o quadro geral subjacentes a uma questão, e para desenvolver soluções de longo prazo.

O diálogo de autopercepção: desloca o foco da conversa do ambiente externo para o interior do coachee. Esse tipo de conversa pode analisar de qual maneira o coachee está contribuindo para os problemas que enfrenta.

O diálogo de mudanças de comportamento: recorre a esses insights e aplica-os a percepções e esclarecimentos externos a fim de compor um plano estruturado para adaptar o coachee a seu meio ambiente.

PCC® (Professional Coach Certification)

Só realiza sonhos e objetivos quem se desenvolve continuamente, quem está à frente e preparado para lidar com todos os percalços que vierem no caminho. A Certificação Internacional em Life Coaching, PCC® – Professional Coach Certification, possui carga horária de 120 horas.

Por meio dela, você terá acesso aos principais processos para avaliação comportamental para ir além na sua vida e na sua carreira. Além disso, irá conhecer e saber lidar com as pessoas, transformando as relações humanas em relações ganha-ganha!

Ao final da Certificação Internacional, você receberá o título de Professional Coach e 5 certificações internacionais, além de dominar os conteúdos de coaching para aplicar na sua vida e carreira ou para desenvolver em programas de maximização de performance humana.

Você receberá o título de Professional Coach Membro, da Sociedade Latino Americana de Coaching. Será também certificado, credenciado e licenciado como membro PCA® – Professional Coaching Alliance.

Isso significa que você terá seu nome, currículo e foto cadastrados como membro de uma das maiores certificadoras de coaching do mundo.

Psicologia e coachingConclusão

O coaching e a psicologia, embora distintos em suas abordagens, desempenham papéis significativos no desenvolvimento humano. O coaching se concentra no presente e futuro, direcionando-se a objetivos específicos.

Já a psicologia busca resolver questões passadas que afetam o presente. Ambas as disciplinas são valiosas, mas devem ser aplicadas conforme as necessidades individuais de cada cliente. A importância do coaching vai além da solução de problemas.

Ele é um instrumento de empoderamento, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, é crucial reconhecer que o coaching não lida com traumas ou problemas psicológicos, áreas onde a psicologia é especializada.

A estrutura de diálogo no coaching destaca a importância da comunicação eficaz. O coach, ao entrelaçar elementos como metas, realidade, opções e ação, adapta-se à experiência única do coachee, impactando positivamente os resultados.

A Certificação Internacional em Life Coaching, PCC®, oferece uma sólida formação para quem busca se destacar como coach profissional. Com uma carga horária de 120 horas, esse programa abrange processos de avaliação comportamental.

Proporciona ainda cinco certificações internacionais, preparando os profissionais para enfrentar desafios e alcançar metas. No entanto, é crucial entender que, embora o coaching seja uma ferramenta poderosa, não é a solução para todas as dificuldades.

Para questões que envolvem a psiquiatria e a psicologia, é fundamental buscar suporte especializado. A interação entre coaching e psicologia destaca a diversidade de abordagens disponíveis para promover o bem-estar e o desenvolvimento humano.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias