Escrito por Sulivan França - 10 de Abril de 2019

Se você quer entender o que são as dinâmicas de apresentação, chegou ao lugar certo. Neste artigo, além de descobrir para que elas servem, também vai conhecer exemplos de aplicação.

E esse é um conhecimento importante, especialmente para quem lidera pessoas. Como você deve saber, as apresentações são necessárias em diversos momentos, como em processos seletivos, no primeiro dia de trabalho, em reuniões ou seminários.

Em todas essas oportunidades, as dinâmicas podem contribuir. Você só precisa ter bem claro o objetivo a atingir para avaliar qual a melhor opção.

Continue lendo e saiba mais!

O que são dinâmicas de apresentação?

As dinâmicas de apresentação são atividades realizadas para revelar características individuais ou de um grupo. De forma descontraída, estimulam a participação e promovem um ambiente mais confortável e desimpedido. Afinal, nem sempre é fácil falar de si mesmo, não é verdade?

Dependendo do contexto, a tensão e o receio tomam conta e a tarefa acaba ficando mais difícil do que precisa ser.

Assim, as dinâmicas de apresentação funcionam como um "quebra-gelo". Mais do que isso: auxiliam a comunicação entre as pessoas e estimulam a integração do grupo.

Importância das dinâmicas de apresentação

O primeiro destaque sobre as dinâmicas de apresentação já foi exposto: elas facilitam o entrosamento entre os participantes. Mas, a importância desses momentos vai além. A verdade é que as pessoas se sentem mais seguras para falar de si em um ambiente mais leve. O mesmo ocorre quando há um direcionamento sobre como devem se apresentar.

Não por acaso, esse tipo de exercício pode gerar bons resultados. Entre eles, o incentivo a empatia, o respeito ao próximo, a conexão entre os participantes e a união de uma equipe.

Ou seja, seus benefícios se estendem do individual para o coletivo.

6 exemplos de dinâmicas de apresentação

As dinâmicas de apresentação podem ser feitas com grupos diversos e em momentos distintos. É sempre importante ter um plano, com objetivos bem claros, antes de sua realização.

Por exemplo: se você vai aplicar a dinâmica em uma equipe de trabalho que já se conhece, mas quer fomentar a união do grupo, considere exercícios que tragam resultados mais abrangentes, como a proximidade entre os participantes.

Para facilitar sua escolha, veja seis exemplos de dinâmicas de apresentação.

1. Troca de papéis

Essa dinâmica é bem simples de ser realizada e pode ser usada para apresentações em reuniões e workshops, por exemplo. Além de destacar informações básicas dos participantes, ela também colabora com a integração entre eles.

Veja o passo a passo:

  1. Divida o grupo em duplas.

  2. Dê alguns minutos para que as duplas possam se conhecer. A ideia é que compartilhem informações como nome, atuação e alguma característica pessoal relevante.

  3. Cada integrante da dupla deverá apresentar o seu colega, contando ao restante da turma o que aprendeu sobre ele.

2. Dinâmica do Autorretrato

Se a ideia é fugir de apresentações tradicionais e promover momentos descontraídos, você pode aplicar a dinâmica do autorretrato. Além de funcionar como "quebra-gelo", ela estimula a comunicação entre o grupo.

Também permite uma reflexão sobre si mesmo a partir da visão do outro.

Confira como realizar:

  1. Distribua ao grupo alguns papéis e lápis coloridos.

  2. Em vez de pedir para que os participantes se descrevam usando palavras, desafie-os a fazer um autorretrato. Não é necessário usar todo o talento para o desenho, basta transmitir algumas características importantes.

  3. Cada membro do grupo deverá ir à frente e mostrar o autorretrato produzido, sem fazer comentários.

  4. Os demais devem observar o desenho e descrever o que enxergam na imagem do colega.

3. Dinâmica da Bolinha

Essa dinâmica é daquelas atividades divertidas que alegram o ambiente. Pode ser feita em diferentes ocasiões e grupos, envolvendo equipes de trabalho, com colegas de escola ou em processos seletivos.

Além de auxiliar no processo de apresentação, favorece a memorização sobre as informações que foram compartilhadas.

  1. Você precisará de uma bolinha. Pode ser de tênis, pingue-pongue ou parecida.

  2. Reúna o grupo em um círculo e entregue a bolinha aleatoriamente para alguém.

  3. A pessoa que estiver com a bolinha deve se apresentar brevemente. As informações compartilhadas podem ser direcionadas antes do início da dinâmica, de acordo com o objetivo esperado. Por exemplo: apresentações sobre experiências profissionais em um processo seletivo, ou questões mais pessoais, caso queira aproximar os membros de uma equipe.

  4. Após se apresentar, o participante deve jogar a bolinha para outra pessoa, que vai repetir o processo.

  5. Ao final, quando a última pessoa fizer a apresentação, ela deve voltar a bolinha para o integrante de quem a recebeu.

  6. Nesse momento, deverá repetir as informações que o colega havia dito e, assim, seguir com a atividade na ordem inversa.

4. Dinâmica das Entrevistas

É difícil encontrar alguém que nunca brincou de ser repórter, não é mesmo? Nessa dinâmica, a brincadeira é colocada em prática para conhecer os colegas um pouco melhor. É uma forma bastante divertida e eficaz de fazer apresentações.

Veja como fazer:

  1. Reúna o grupo em círculo.

  2. Coloque uma cadeira ao centro de todos, de preferência um modelo giratório.

  3. Selecione uma pessoa para sentar na cadeira. Ela será a primeira a ser entrevistada.

  4. Os demais devem atuar como repórteres, fazendo questionamentos ao entrevistado para descobrir mais informações sobre ele.

  5. Ao terminar a rodada de perguntas, o entrevistado assume o papel de repórter e outra pessoa toma o seu lugar, até que todos tenham participado da dinâmica.

5. Dinâmica das Afinidades e Semelhanças

Essa é uma atividade voltada para aumentar a integração entre os participantes. Parte da ideia que, ao identificar assuntos e características iguais, as pessoas tendem a se aproximar mais. A dinâmica pode ser aplicada quando existe o objetivo de estreitar o relacionamento entre a equipe ou grupo.

  1. Divida o grupo em duplas ou trios.

  2. Dê tempo para que possam conversar entre si e descobrirem similaridades. Pode ser sobre características pessoais, gostos musicais e de esporte, entre outros.

  3. Depois de encontrar duas ou três semelhanças, peça que anotem em um papel.

  4. Abra espaço para que as duplas ou trios contem o que acharam e comentem sobre a conversa que tiveram.

6. Dinâmica das Confidências

A Dinâmica das Confidências provoca resultados parecidos com o da sugestão anterior, apesar de serem aplicadas de formas distintas. A atividade estimula o respeito ao próximo, a empatia e ainda a conexão.

  1. Distribua papéis de tamanhos iguais e canetas da mesma cor.

  2. Peça aos participantes para refletirem sobre assuntos que consideram desconfortáveis para compartilharem com o grupo, se tivessem que se identificar.

  3. Então, solicite que as pessoas escrevam nos papéis sobre o que pensaram.

  4. Reúna os papéis em um saco ou caixa e distribua-os aleatoriamente. Cada pessoa deverá ficar com um.

  5. Uma pessoa por vez deverá abrir o papel e ler o que está escrito em voz alta. Após cada leitura, abra espaço para o diálogo e promova a comunicação entre todos, fazendo com que se coloquem no lugar do outro e reflitam sobre o assunto.

Como o Coaching auxilia a performance de equipes?

Como vimos até aqui, as dinâmicas de apresentação podem ser úteis de acordo com o objetivo esperado.

Elas têm potencial para contribuir com a interação entre os participantes, permitindo que uns conheçam mais sobre os outros.

É importante entender que as dinâmicas oferecem oportunidades de estímulos e não de desenvolvimento.

Se a ideia é evoluir e adquirir ou aprimorar competências e habilidades, você precisa de uma metodologia que conta com embasamento científico para isso.

É aí que entra o Coaching.

Com repercussões tanto individuais quanto coletivas, o processo permite sair do estado atual para o desejado, maximizando a performance e atingindo os objetivos desejados.

Se você tem como meta contar com uma equipe mais produtiva e engajada, por exemplo, pode se favorecer da metodologia e alcançar resultados consistentes.

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