Escopo do relacionamento
É óbvio que o coaching de equipe envolve muitas pessoas; porém há mais uma dinâmica em jogo: o coaching entre os membros da equipe. O coaching da equipe funciona melhor quando estimula e apoia o hábito de aplicar esse processo. Um dos recursos mais úteis que conheço consiste em identificar, por um coaching individual, as questões que são significativas para a equipe toda. Então estimulo aquele indivíduo a ser o coach do resto da equipe, passando pela mesma evolução de pensamento que ele mesmo experimentou. Essa estratégia não só permite o compartilhamento do aprendizado como também aprofunda e expande a aprendizagem, que cada indivíduo adquire.
Decisão ou desafio?
Melhorar a qualidade do processo decisório de um indivíduo é uma questão relativamente simples de desenvolver insight (por exemplo, sobre como as emoções influenciam a tomada de decisão) e processos mais rigorosos de análise e solução de problemas. No âmbito da equipe, encontramos mais uma dinâmica. As pessoas funcionam em velocidades diferentes, tanto em geral quanto sobre questões específicas. Múltiplos diálogos interiores precisam ser trazidos À tona para compor um só diálogo aberto. A questão essencial do coaching individual é a mesma de qualquer processo de coaching, porém é ainda mais importante nesse caso: “Você está pronto para tomar uma decisão agora e se comprometer com ela?”. O vice-presidente regional, no exemplo que acabamos de citar, cometeu o erro fatal de usar sua autoridade para forçar uma decisão num momento em que a equipe ainda não estava psicologicamente pronta para se comprometer com ela.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.