Não caia na armadilha entre estímulo e desenvolvimento: entenda a diferença

Estímulo vs desenvolvimento

Atualmente as pessoas são muito imediatistas, essa é uma grande verdade. E, por serem imediatistas, elas confundem dois conceitos, que eu sempre busco clarificar para os meus alunos e para todas as pessoas que me acompanham.

Os dois conceitos que as pessoas mais confundem no mundo nos dias atuais são estímulo e desenvolvimento. O que eu quero dizer com isso? Muitas pessoas buscam receitas prontas, não é mesmo? É a famosa receita de bolo.

Muitas vezes, a pessoa vai para um treinamento extremamente motivacional, acreditando que imersões de um dia, dois dias ou até três dias irão transformar a sua vida. São imersões que geram estímulos. Mas o que eu quero dizer com estímulos?

O indivíduo vai até lá, recebe uma infinidade de estímulos visuais e estímulos auditivos. Ou seja, estamos falando de músicas muito altas, imagens, dinâmicas e exercícios que fazem com que o sujeito entre em um estado de catarse.

Para quem não sabe o que é um estado de catarse, trata-se de um estado de consciência alterada, no qual o sujeito entra em um processo emocional. E, a partir dali, com frases e músicas de impacto, o sujeito começa a achar que ele tem superpoderes.

Ele passa por essas imersões de um dia, dois dias, três dias e se sente bem. Enquanto está na imersão, ele está submetido a todos aqueles estímulos. Com isso, ele começa a achar que tem superpoderes, mas isso é nada mais nada menos do que estímulo.

Estímulo vs desenvolvimentoNa verdade, ele foi extremamente estimulado durante aquelas 24, 48 ou 72 horas. E isso traz uma percepção de bem-estar. Eu faço uma comparação que, para muita gente, parece até certo exagero, mas essas imersões são como verdadeiras drogas.

A pessoa se sente bem enquanto está fazendo o uso, mas, quando passa o efeito do entorpecente, ela se dá conta da dura realidade. E, muitas vezes, a dura realidade é que ela não tem competência para lidar com as questões da vida dela.

E aí entra um segundo conceito, que é o conceito do desenvolvimento. Se ela não tivesse estímulo, mas efetivamente um desenvolvimento, certamente, ela saberia lidar com tudo e com qualquer desafio ao longo da vida dela.

Como ela não passou por um processo de desenvolvimento, o efeito não é perene e duradouro, mas apenas como o efeito de uma droga. Ela sente, passa por aquilo, mas, no final do processo, não há resultado nenhum.

E o mais interessante (e interessante não seria a melhor palavra para definir), mas o mais triste de tudo isso é que tem exatamente o efeito de uma droga. Porque as pessoas, muitas vezes, se veem cada vez mais dependentes desse tipo de estímulo.

Então, quanto mais elas consomem, mais elas precisam consumir. Por quê? Porque elas precisam dessas situações momentâneas que causam um bem-estar. Mas é importante dizer: é um bem-estar momentâneo que só serve de estímulo e não de desenvolvimento.

O que a gente propõe é desenvolvimento, para que você tenha sucesso e alcance de objetivos que sejam perenes, duradouros. E para que saiba alcançar seus objetivos sozinho, sem dependência de alguém como um guru.

Ou alguém que muitas vezes a pessoa coloca em um pedestal, como se fosse um indivíduo com superpoderes e que, com uma varinha de condão, pudesse mudar a vida de milhares e milhares de pessoas. Nesse sentido, o coaching propõe o desenvolvimento contínuo.

Estímulo vs desenvolvimentoMas o que é isso? A SLAC® Coaching pode ajudar você a se desenvolver, e uma ótima forma de começar é conhecer o PCC®? Professional Coach Certification, uma formação que vai apresentar ferramentas úteis para mudar seu cenário da maneira certa!

PCC® (Professional Coach Certification)

Só realiza sonhos e objetivos quem se desenvolve continuamente, quem está à frente e preparado para lidar com todos os percalços que vierem no caminho. A Certificação Internacional em Life Coaching, PCC® – Professional Coach Certification, possui carga horária de 120 horas.

Por meio dela, você terá acesso aos principais processos para avaliação comportamental para ir além na sua vida e na sua carreira. Além disso, irá conhecer e saber lidar com as pessoas, transformando as relações humanas em relações ganha-ganha!

Ao final da Certificação Internacional, você receberá o título de Professional Coach e 5 certificações internacionais, além de dominar os conteúdos de coaching para aplicar na sua vida e carreira ou para desenvolver em programas de maximização de performance humana.

Você receberá o título de Professional Coach Membro, da Sociedade Latino Americana de Coaching. Será também certificado, credenciado e licenciado como membro PCA® – Professional Coaching Alliance.

Isso significa que você terá seu nome, currículo e foto cadastrados como membro de uma das maiores certificadoras de coaching do mundo. Vamos conhecer detalhadamente cada etapa do PCC® (Professional Coach Certification).

Aqui estão alguns dos segredos que você vai aprender dentro desta formação

O PCC® – Professional Coach Certification não é apenas uma Formação, é uma Certificação Internacional. É tudo o que você precisa para conquistar seus resultados pessoais e profissionais de maneira mais focada. Aqui você vai ter em mãos conceitos, técnicas e passos 100% aplicáveis:

Parte 1 – Visão geral sobre coaching

Você aprenderá de forma direta o que é o coaching, sua história e como começar a trabalhar como coach. Este módulo é uma visão geral sobre coaching.

Parte 2 – Desenvolvimento de competências de um coach – nível 1

Nesta parte você aprenderá as atitudes, estratégias e crenças do coach. E as formas de se comunicar e ouvir seus clientes.

Parte 3 – Desenvolvimento de competências de um coach – nível 2

Como construir a confiança no relacionamento com seus clientes e como conduzir reflexões e decisões por meio de passos simples e de forma prática em suas sessões de coaching.

Parte 4 – Desenvolvimento de competências de um coach – nível 3

Como fazer perguntas poderosas, como utilizar o método socrático de pensamento e 501 perguntas para um processo de coaching.

Parte 5 – Aplicando coaching na prática – nível 1

Tudo sobre como fazer uma sessão perfeita, como criar um roadmap completo e o estudo sobre as 12 áreas da vida.

Estímulo vs desenvolvimentoParte 6 – Aplicando coaching na prática – nível 2

Saiba como criar metas que são possíveis de serem atingidas e os modelos que você pode utilizar para ajudar seus clientes.

Parte 7 – Aplicando coaching na prática – nível 3

Conheça a melhor forma de tomar decisões e o modelo de perdas e ganhos. Você entenderá como fazer gestão de mudanças.

Parte 8 – Aplicando coaching na prática – nível 4

O coaching na aplicação mais prática e direta dele. Nesta etapa você entenderá o conceito de perguntas e como gerar um histórico das suas sessões. Você também entenderá como mensurar os seus resultados.

Parte 9 – Eu, coach, como analista comportamental – nível 3

Você conhecerá uma das ferramentas mais poderosas do coaching. O DISC, com essa ferramenta você poderá analisar o perfil comportamental de qualquer pessoa.

Parte 10 – Devolutiva estruturada

Após enviar o DISC para o seu cliente, você precisa explicar cada resultado para ele. Neste módulo você aprenderá exatamente como funciona esse processo.

Parte 11 – Aplicando coaching na prática – nível 5

Esse é o momento para troca de experiências, aqui também começaremos a estudar alguns casos que você enfrentará no seu dia a dia como profissional.

Parte 12 – Aplicando coaching na prática – nível 6

Como resolver problemas que parecem ser impossíveis de se alcançar a solução. Você terá em mãos a matriz de resolução de problemas e mais três estudos de casos comuns.

Parte 13 – Aplicando coaching na prática – nível 7

O conceito completo de crenças. Você entenderá sobre as crenças que envolvem o seu cliente e como você como profissional pode ajudá-lo a resolver.

Parte 14 – Aplicando coaching na prática – nível 8

As oito dimensões de valor e como utilizar os valores para motivar uma pessoa. Você entenderá tudo sobre a necessidade humana e o que as pessoas desejam.

Parte 15 – Aplicando coaching na prática – nível 9

O poder do feedback 360º e como você pode usar o poder da alavancagem para engajar o seu cliente e ter mais resultados. Além disso, você aprenderá como fazer um planejamento estratégico semanal.

Parte 16 – Sou coach, e agora? – nível 5

Aqui você aprenderá tudo sobre como ser coach. É nessa etapa onde as perguntas: Onde atender? Como cobrar? Como conseguir o primeiro cliente? Como me posicionar? E tantas outras são resolvidas. Nesta última etapa você estará simplesmente pronto.

Estímulo vs desenvolvimentoConclusão

A armadilha entre estímulo e desenvolvimento é evidente na atualidade, onde a busca por soluções imediatas prevalece. Muitos confundem estímulo com desenvolvimento, optando por imersões que proporcionam uma enxurrada de estímulos visuais e auditivos.

Essas experiências criam uma ilusão de superpoderes temporários, assemelhando-se ao efeito fugaz de uma droga. No entanto, devemos sempre ter em mente que essa sensação de bem-estar é apenas um estímulo momentâneo.

Trata-se de algo incapaz de fornecer as ferramentas necessárias para lidar com os desafios da vida de maneira duradoura. A dependência desses estímulos, muitas vezes comparada ao vício em drogas, reflete uma busca incessante por momentos de conforto passageiros.

A falta de investimento em desenvolvimento real impede a construção de competências para enfrentar os obstáculos diários. O coaching, por sua vez, propõe uma abordagem centrada no desenvolvimento contínuo.

Ela capacita a pessoa a alcançar objetivos de forma autônoma, sem depender de soluções instantâneas ou líderes tidos como “gurus”. O contraste entre estímulo e desenvolvimento se acentua ao vermos a proposta do Professional Coach Certification (PCC®).

Certificação internacional oferecida pela SLAC® Coaching, esta formação abrangente de 120 horas destaca a importância do desenvolvimento de competências de coaching em três níveis. Isso visando proporcionar uma transformação na vida e na carreira dos participantes.

Ao enfatizar o desenvolvimento contínuo, o PCC® busca capacitar os profissionais a alcançar resultados realmente duradouros. A partir disso, as relações humanas são promovidas, o que beneficia todas as partes envolvidas.

Em resumo, a sociedade contemporânea enfrenta a armadilha de buscar estímulos momentâneos em detrimento do desenvolvimento real. A dependência desses estímulos ilusórios pode levar a uma busca incessante por soluções rápidas e superficiais.

No entanto, o caminho verdadeiro para o sucesso reside no investimento contínuo em desenvolvimento pessoal e profissional, como proposto pelo PCC®. Isso capacita os indivíduos a conquistarem seus objetivos de maneira sustentável e independente.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

Artigos Recentes

Categorias