Programas de mudança de cultura oferecem uma estatística desanimadora de sucessos, apesar de todo o esforço e de todo o dinheiro investido. Parte do problema está relacionado ao fato de processos de mudança geralmente deixarem de considerar diversos componentes cruciais. Um desses é a oportunidade de explorar em profundidade as preocupações que todos têm em relação à mudança, e como irão pessoalmente aprender a se comportar de outro modo. Eventos fabulosos para divulgar as novidades não criam o ambiente requerido por reflexões e introspecções ponderadas, tanto para cada pessoa atingida quanto para a equipe como um todo.[nggallery id=278]
Conforme apurei em minhas experiências e observações, entretanto, todas as vezes em que uma mudança de cultura foi acompanhada por um significativo investimento no coaching dos indivíduos e das equipes, o andamento e a profundidade de mudanças genuínas aumentaram substancialmente. O coaching de equipes oferece todos os elementos para se compreender a natureza e o impacto da mudança de cultura, para enfrentar os demônios particulares e do grupo, para criar e monitorar planos pragmáticos na implementação de mudanças, e para apoiar as pessoas enquanto se esforçam na assimilação de novas atitudes e condutas.
Além disso, há algumas evidências de que o coaching de equipes contribui para:
- Reduzir os conflitos tanto dentro da equipe como entre as equipes (justamente uma das maiores dores de cabeça para as diretorias de muitas empresas);
- Aumentar a eficiência dos processos e de sistemas do grupo (ao questionar por que a equipe faz as coisas do jeito que faz);
- Melhorar a qualidade da comunicação da equipe com os principais envolvidos de fora da equipe (novamente, no nível da diretoria);
- Reter os empregados valiosos (porque eles acham que continuam aprendendo);
- Planejar as sucessões, ao elevar o perfil e a capacidade de promoção do líder/ gerente da equipe e de seus integrantes;
- Promover o gerenciamento geral do conhecimento (porque os membros da equipe são capazes de usar suas próprias habilidades para o coaching, e assim ajudar a aprendizagem de pessoas de fora da equipe).
Na apresentação do case para o coaching de equipes, a melhor abordagem consiste geralmente em envolver o alto escalão administrativo num diálogo de coaching. Eis algumas perguntas úteis para essa ocasião:
- Essa organização está pronta para o coaching de equipes?
- O que se espera que essa equipe faça pela organização?
- Quais serão as conseqüências, caso ela não apresente os resultados esperados?
- Como se saberá que ela não os apresentou?
- Quanto ao esforço você está preparado para dedicar a fim de garantir que ela apresente os resultados desejados?
- Quais são as chances de isso acontecer sem coaching?
- Qual deverá ser o lucro obtido com o coaching da equipe para que sejam cobertos os custos de tempo e dinheiro desse investimento, além do valor da contratação do especialista?
- Como será medido esse lucro?
- Quais são os riscos possíveis de proporcionar coaching para essa equipe?
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