Feedback numa sessão de coaching
O papel do feedback numa sessão de coaching é muito relevante. É importante que o coach não presuma que o coachee (cliente) vá querer o retorno. Por vezes, numa sessão guiada de modo diretivo o coach aparece, de repente e sem convite, com o feedback.
No entanto, pode ser que isso se torne muito incômodo na sessão e quebre o relacionamento. E sem um relacionamento, o coaching não pode acontecer. A chave é oferecer o retorno, sinalizando claramente a mudança de estilo.
E, uma vez dado o feedback, retornar ao modo não diretivo: “Tenho algum retorno para você. Você quer?”, e então “Eu notei que…” “Como isso se encaixa com o que você dizia?” “Vale a pena considerar esse aspecto?”
Ocasionalmente, alguns clientes disseram “não” quando lhes ofereci feedback. Quando isso acontece, é quase sempre porque estão ocupados pensando em outra parte do problema e não querem interrupções. Quando estão prontos, então lhes dou o feedback.
Se eles não o quiserem, o que seria estranho, não dê. Se emergir um padrão de constante recusa, então o coach pode dar um retorno sobre as recusas contínuas. O conteúdo acima traz dados de
A importância do feedback no coaching: saiba como usá-lo
No universo do coaching, a importância do feedback dentro do processo é algo inquestionável. Preparar executivos para receber e usar o feedback é considerado um ponto central para garantir que estejam dispostos a melhorar.
As sessões de coaching frequentemente ocorrem em ambientes fora do escritório tradicional. Isso proporciona um espaço livre de distrações e permite que os executivos se abram para o processo. Trata-se de um ponto importante para a metodologia.
O coach tem papel crucial ao facilitar o fluxo de feedback de forma que os executivos compreendam os dados e controlem suas reações. Para que o feedback seja eficaz, no entanto, é imperativo eliminar determinadas barreiras.
Construir uma relação de confiança e segurança é fundamental para o êxito do processo. As sessões de coaching podem variar entre abertas e diretas, usando perguntas e exercícios, ou veladas, observando as reações sutis do coachee.
É essencial que as pessoas estejam preparadas para receber feedback, pois a falta de preparo pode resultar em mal-entendidos e resistência. O objetivo primordial do coaching é auxiliar empresários, executivos e colaboradores a alcançar metas pessoais e profissionais.
Muitos buscam o coaching devido à sua ambição e insatisfação com suas situações atuais, desejando avançar na carreira. A metodologia também é valiosa para aqueles que buscam orientação na escolha de uma carreira, oferecendo habilidades específicas para o sucesso.
Em muitas organizações, a falta de comunicação eficaz e feedback entre líderes e funcionários pode levar a equívocos no dia a dia. A ausência de feedback frequentemente leva os funcionários a inventarem seus próprios cenários.
É importante superar a cultura de temor ao feedback, construindo relações de confiança e de maneira profissional. O feedback é uma ferramenta valiosa para o avanço nas carreiras. Transformar metas em realidade requer um plano de ação eficaz.
Esse plano é fundamental e envolve definir metas claras, traduzi-las em ações específicas, executá-las e monitorá-las. Um plano de ação bem elaborado previne problemas, apresenta soluções, facilita decisões conscientes e resulta em realizações mais rápidas e eficazes.
A relação do feedback no processo de coaching
Preparar os executivos para o feedback é fundamental para garantir que estejam disponíveis. Afinal, eles devem ouvir, aceitar, se abrir e passar para o planejamento das ações. Por isso, as sessões devem acontecer fora do ambiente normal de escritório.
Tal iniciativa é importante para que eles fiquem relaxados, livres de interrupções e rotas de fuga. O coach deve tornar fácil o processo de fluxo de feedbacks para que o executivo entenda os dados e modere suas reações negativas.
É crucial que eles consultem os requisitos do negócio, os atributos de liderança e os resultados esperados, comparando-os ao desempenho atual. Assim, o feedback focaliza os objetivos-chave do empreendimento.
Em geral, o feedback reafirma regras, revê objetivos do coaching e do contexto empresarial. Também descreve como interpretar os resultados, dá a oportunidade para analisá-los, discute surpresas e frustrações e enfatiza forças.
Além disso, o feedback identifica as necessidades de desenvolvimento, descobre áreas de melhoria e inicia o processo de planejamento do desenvolvimento. Já o plano de ação deve ter foco em comportamentos que contribuem para os resultados de negócios específicos.
Foco na desconstrução de barreiras
Para que haja êxito na comunicação do feedback, não pode haver barreiras. Portanto, deve ser criada uma relação de confiança e segurança. A sessão pode ser aberta, óbvia e direta, feita por meio de perguntas e observação, durante a realização de exercícios e testes.
Ou pode ser velada, quando o foco são as reações do ouvinte a estímulos externos. Os feedbacks velados obtêm informações por meio das expressões, posições, movimentos, atitudes sutis e demais expressões inconscientes do coachee.
As pessoas precisam de feedbacks para alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva, identificar falhas e determinar novos rumos para um objetivo. Contudo, é difícil dar feedback em quem não está preparado para recebê-lo ou não sinta sua necessidade.
Nesses casos, a pessoa pode achar que isso não lhe será útil. Nossa cultura tem algumas normas contrárias à expressão de sentimentos pessoais aos outros. Uma pessoa acha que, se der feedback, pode ser mal interpretada ou sofrer retaliação.
E quem recebe pode crer se tratar de críticas pessoais. Por isso, é preciso, primeiro, romper a cultura de temor ao feedback, construindo uma relação de confiança. Trata-se de um valioso recurso para avançar nos objetivos de carreira.
Conclusão
O feedback representa um aspecto crucial no processo de coaching, sendo vital que o coach esteja atento à receptividade do coachee. Oferecer feedback de maneira invasiva pode prejudicar o relacionamento entre o profissional e o cliente.
Por isso, é válido destacar a importância de sinalizar claramente a mudança de estilo e garantir que o coachee esteja confortável com o retorno proposto. A relação de confiança é fundamental para o sucesso do feedback no coaching.
É ela que proporciona um ambiente propício para a abertura e aceitação das informações. A preparação dos executivos para receber feedback é central, e as sessões realizadas fora do ambiente tradicional de escritório oferecem um espaço propício para esse processo.
No contexto empresarial, a falta de comunicação eficaz e feedback pode levar a mal-entendidos e cenários imaginados pelos funcionários. Superar a cultura de temor ao feedback é crucial, construindo relações profissionais sólidas.
Em paralelo, isso também incentiva a aceitação construtiva das críticas. Portanto, o feedback não é apenas uma ferramenta para identificar falhas, mas também um impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional.
Criar um plano de ação eficaz, centrado em metas claras e ações específicas, é essencial para transformar objetivos em realizações rápidas e eficazes. A eficácia do feedback no coaching reside na abordagem cuidadosa e na construção de relações de confiança.
Também envolve a promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento. Ao integrar o feedback de maneira consciente e construtiva, é possível alcançar resultados transformadores no caminho para o sucesso profissional e pessoal.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.