Escrito por Sulivan França - 10 de Janeiro de 2018

O significado de feedback corporativo funciona como um retorno, no intuito de avaliação, que é dada a um grupo ou a um colaborador individualmente, sobre suas ações ou resultados obtidos. E esse feedback pode ser classificado como positivo ou negativo, variando conforme a situação.

O feedback funciona como um meio de esclarecer questões relacionadas ao andamento do trabalho e da retorno profissional ao funcionário. O que o torna muito importante dentro de qualquer organização, pois empresas que não possuem comunicação entre as pessoas certamente não evoluem o tanto que poderiam.

O ideal sempre, é que superiores e funcionários caminhem com o mesmo objetivo e ideias alinhadas.Mesmo aquelas pessoas que fazem o mesmo trabalho diariamente, e que são experientes em suas funções, acabam por cometer erros muitas vezes simples e através de feedback, são capazes de detectar e corrigi-los, evitando complicações posteriores.

E também da forma contrária, o feedback deve ser usado para elogiar o bom desenvolvimento e os resultados positivos do profissional, servindo sempre como uma ferramenta de avaliação. Porém, os gestores devem ter em mente que expor somente os lados negativos do funcionário e fazer ameaças quanto a sua permanência no emprego são apenas alguns dos motivos que tornam o feedback tão temido e não trazem o resultado esperado.

Veja também: Como Dar e Receber Feedback?

No imaginário social, uma conversa com o chefe ou gestor tem implícita uma crítica, o que nem sempre é real. Muitas vezes eles se sentem na responsabilidade de mostrar aos seus funcionários em quais atividades estão mais aptos e naquelas em que precisam de aprimoramento.

Como fazer um bom Feedback

Para se obter os resultados desejados com o feedback, o gestor deve ter em mente que este é o momento propício para falar a verdade e dar um retorno profissional ao funcionário e como tal, deve acontecer sempre que houver necessidade de mostrar ao colaborador seu desempenho em certas atividades, sejam eles positivos ou negativos.

Cada empresa adota uma política em relação à periodicidade desse bate-papo, porém o ideal seria que todas estimulassem essa prática com frequência entre suas equipes e tomar medidas como adotarem um calendário com datas pré-estabelecidas para que essas avaliações aconteçam.

Em resumo, pode-se afirmar que o feedback bem feito, por lideres empáticos que compreendem e que se expressam bem com seus funcionários, trás sim um retorno positivo, melhorando sempre o desempenho de sua equipe e consequentemente de sua empresa.

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