Muitas pessoas mostram ter dificuldade em lidar com um ambiente de estresse.
Conflitos no escritório tendem a envenenar os relacionamentos interpessoais, explodindo quando as pessoas não administram suas emoções e acabam descontando nos outros. Nesse ambiente, fica difícil comunicar ideias, o que causa grande desequilíbrio no ambiente de trabalho.
Em uma época em que trabalhar em equipe é cada vez mais crucial para lidar com a complexidade e a competitividade, a gestão de relacionamentos parece ser mais importante do que nunca.
As Dificuldades de Relacionamento
Quando o assunto são as dificuldades relacionais, as principais barreiras são: divergência de opinião, arrogância, timidez e muito mais. A ausência de empatia também é um fator que não pode ser ignorado.A verdade é que, a maioria das pessoas não sabe que cuidar das relações interpessoais. Isso não é apenas uma questão de sociabilidade, mas de progresso profissional.
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Marketing Interpessoal e Networking
Relações humanos são baseadas em comportamento, por isso, o marketing interpessoal é uma ótima ferramenta de orientação na busca pela adequação das equipes e para o sucesso, produzindo melhores resultados para as empresas. A empatia é um diferencial, pois nos ensina a se colocar no lugar do próximo, respeitar os outros e a não fazer com os outros aquilo que não quer que eles façam com você.Cultivar as amizades, mantendo contato com as pessoas sempre que puder, dentro e fora do ambiente de trabalho, e não somente quando precisar delas. Mostrar que se importa realmente com elas. Isso é denominado "Networking".
O que é Linguagem Corporal?
É interessante também que as pessoas aprendam a ouvir mais do que falar, sendo sempre educados e demonstrando interesse. Cumprimentando a todos, mesmo quem não conhece direito, mas que encontra praticamente todos os dias.
É ideal que as pessoas sorriam mais, pois o sorriso é contagiante e atrai positividade, tornando o ambiente mais agradável. É imprescindível, também, saber mais sobre as diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.
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