Você já ouviu falar em gestão de carreira?
Esse é um processo vantajoso tanto para as empresas quanto para quem persegue seus objetivos profissionais.
Com o atual mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em busca de pessoas habilidosas para contribuir com o sucesso das empresas, muitas organizações oferecem planos de desenvolvimento a seus profissionais.
A ideia por trás do conceito é reter os melhores talentos, evitando que colaboradores de grande potencial deixem a organização.
Esse é um desafio que pode parecer ter na questão salarial uma solução simples, mas não se engane.
Identificar talentos e investir no seu desenvolvimento vai além da remuneração prometida a ele.
Neste artigo, vamos falar como uma empresa pode impulsionar a carreira de seus funcionários e colher os benefícios dessa ação.
Se o tema interessa, não deixe de acompanhar até o final.
Boa leitura!
O QUE É GESTÃO DE CARREIRA?
A gestão de carreira é uma prática gerencial encontrada em organizações bem estruturadas.
Seu objetivo é estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional.
Também visa conciliar as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais. Ou seja, são ações de planejamento de recursos humanos, vinculadas aos objetivos empresariais que visam uma atuação eficaz de seus profissionais.
COMO A GESTÃO DE CARREIRA ACONTECE NA PRÁTICA?
Se você tem dúvidas sobre como começar a fazer a gestão da sua carreira, comece refletindo a respeito dos processos adotados para o crescimento de uma organização.
Na gestão empresarial, por exemplo, você precisa ter claro qual é o propósito do negócio. Assim, tudo começa pelo desenvolvimento da filosofia organizacional, a qual contém a missão, a visão e os valores da empresa. A partir desse exercício, são definidos os planos estratégicos e táticos.
O mesmo método deve ser adotado para o gerenciamento de uma carreira.
Na prática, o profissional deve refletir de maneira sincera sobre os seus interesses e, com eles, formular os seus objetivos.
Entenda que serão sempre propósitos expressivos para a vida profissional, a exemplo de:
- Tornar-me gerente da área de Recursos Humanos.
- Abrir meu próprio negócio.
- Alcançar um cargo de liderança.
- Tornar-me um mentor em minha área de atuação.
- Ter equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
- Com base nos seus objetivos é que são definidas as metas.
Elas são mais específicas e precisam ser alcançáveis, mensuráveis e relevantes, seguindo a proposta do conceito de Metas SMART, uma poderosa ferramenta para essa definição.
A ideia é que as metas tenham prazos mais curtos de realização e, assim, sejam como pequenas conquistas necessárias para atingir a um objetivo maior.
Assim, a cada pequena vitória, a motivação pela busca dos resultados desejados permanece em alta.
Um ponto importante a ser destacado no processo de gestão de carreira é que você é o responsável pelo seu sucesso. Portanto, deve assumir as rédeas da sua vida profissional e correr atrás do seu desenvolvimento.
Não projete o seu sucesso em outras pessoas, ferramentas ou qualquer fator externo.
Vale salientar ainda que a sua participação precisa ser ativa. E isso não significa que você deve interromper a gestão da sua carreira quando atingir aos seus objetivos.
Na verdade, esse é um processo que deve ser realizado ao longo de toda a sua trajetória profissional.
Você precisa ter o compromisso de sempre refletir sobre seus propósitos e ajustá-los quando necessário for.
Aceite a sua evolução, exercite a flexibilidade e não tenha medo de fazer mudanças.
Por isso, o acompanhamento das suas metas e objetivos precisa ser constante. Procure entender as necessidades de mudanças trazidas por fatores externos, como o mercado e a tecnologia.
PRINCIPAIS VANTAGENS DA GESTÃO DE CARREIRA
A gestão de carreira está relacionada ao ato de planejar. E o planejamento é um recurso muito eficaz, que permite mais assertividade e agilidade na tomada de decisão que leva aos resultados.
Portanto, a gestão de carreira é um processo muito vantajoso tanto para as organizações quanto para os profissionais.
Entre os principais benefícios, podemos destacar a diminuição da rotatividade, uma vez que a retenção dos funcionários de grande potencial é maior quando existe a satisfação e o alinhamento entre as expectativas pessoais e organizacionais.
Na prática, se a empresa oferece as condições para o funcionário crescer dentro dela, sentindo-se reconhecido e valorizado por seu trabalho, não há razão para trocar de emprego.
Ao mesmo tempo, a gestão de carreira aparece com destaque enquanto ferramenta administrativa. Com ela, é possível se antecipar aos problemas e criar soluções mais eficientes.
Já os indivíduos que realizam o gerenciamento de suas vidas profissionais conseguem enxergar oportunidades de desenvolvimento e têm a valiosa chance de corrigir vulnerabilidades e comportamentos sabotadores.
A gestão de carreira permite ainda a mensuração da evolução e, com isso, maior foco e comprometimento com o progresso.
No fim das contas, todos os seus objetivos profissionais se tornam mais perto da realização quando esse processo é colocado em prática.
A RELAÇÃO ENTRE COACHING E GESTÃO DE CARREIRA
Gestão de carreira, como vimos, é uma espécie de plano para o crescimento de um profissional e a sua ascensão dentro da organização.
Possui como principais objetivos desenvolver pessoas com base em suas qualificações e habilidades, evitar a estagnação de colaboradores e fomentar a criação de um clima satisfatório interno que traga resultados.
Mas aonde o Coaching entra nessa história?
É fácil de responder: a metodologia de desenvolvimento humano pode ser o caminho para isso, representando um crescimento significativo para o profissional e para a organização.
Esse é um processo eficaz, embasado em técnicas e ferramentas poderosas, a partir das quais o indivíduo reconhece seus pontos fortes e fracos e estabelece um plano de ação para corrigir suas vulnerabilidades e destacar suas virtudes.
O Coaching oferece um caminho seguro para a maximização da performance, o que é fundamental para atingir aos objetivos de carreira.
Se você precisa desenvolver habilidades como liderança, inteligência emocional, comunicação assertiva e empatia, pode tanto recorrer a um coach como buscar a própria formação em Coaching.
O processo traça uma gestão de carreira efetiva, já que promove o desenvolvimento individual de talentos, gerando resultados mais assertivos para o aumento de produtividade, foco, planejamento e ações eficazes.
COMO O COACHING POTENCIALIZA CARREIRAS
Existem vários métodos de Coaching que oferecem os subsídios necessários para que a pessoa possa construir uma carreira de sucesso, potencializando competências e habilidades.
Dentre os nichos existentes, o Coaching de Carreira é um dos mais procurados por quem deseja gerenciar os rumos profissionais e atingir resultados extraordinários.
E eles podem ser vários, vale dizer. Vale, por exemplo, se você quer se tornar um líder, empreendedor ou se quer ter um desempenho melhor no seu trabalho atual.
A metodologia também contribui com os profissionais que desejam mudar de área ou empresa. E ainda apoia quem tem dificuldade de escolher qual profissão seguir.
O Coaching funciona também para definir objetivos claros e metas inteligentes, ações fundamentais para o processo de gestão de carreira.
Dessa forma, com base no momento atual e no estado desejado, são traçados caminhos a serem percorridos, resultando em uma jornada muito mais assertiva rumo ao crescimento consistente.
CONCLUSÃO
Agora que você já sabe o que é gestão de carreira, que tal dar um passo importante e começar a orientação da sua vida profissional?
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