Podemos definir o conflito como um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante, ou ainda, como a divergência entre duas ou mais partes pode afetar as metas da organização.
A mediação de conflitos é essencial para as pessoas e organizações como fonte geradora de mudanças, pois muitas vezes é dessas tensões conflitivas que nascem as oportunidades de crescimento mútuo.
Podemos encontrar várias definições de conflito. Apesar dos diferentes sentidos que o termo conflito adquiriu, encontramos temas comuns na maioria de suas definições. Porém, quando se fala de conflito nas organizações, existem alguns tipos mais comuns, como os interpessoais e os organizacionais.
Conflitos interpessoais e organizacionais
Os conflitos interpessoais surgem entre indivíduos e podem ocorrer por diversas razões, como diferenças pessoais, nos valores, crenças, atitudes, sexo, idades e experiências. Fazendo com que situações variadas sejam analisadas de diversas maneiras, por pessoas diferentes, dando inevitavelmente a situações de divergência de pontos de vista.Limitação de recursos e diferenciação de papéis, ou seja, a definição de quem pode dar ordem a quem. Se esta ordem não é acatada pelo outro, dá-se o conflito.A própria estrutura de uma organização constitui uma fonte potencial de conflito.
A relação entre empregado e empregador, ambiguidade quanto à autoridade e responsabilidade, competições entre funcionários por recursos ou cargos, dentre muito outros.
Identificando o tipo de conflito
Para que o gestor possa sanar os possíveis conflitos em sua organização, é importante que inicialmente ele identifique qual é o tipo do conflito. Após essa identificação, será necessário que ambas as partes saibam se comunicar, ouvir, e perguntar, pois, sem diálogo, não há comunicação nem solução possível para os problemas, a maioria dos erros, omissões, irritações, atrasos e conflitos são causados por uma comunicação inadequada.O líder ou gestor que conduz a equipe deve saber ouvir ativamente. Metas e intenções não compreendidas levam sempre a uma resolução sem sucesso, e também deve saber como questionar seus liderados de forma a conduzir a conversa, deixando sempre os objetivos bem esclarecidos, evitando assim os possíveis conflitos.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF