Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são.
Em pequenas empresas, onde o convívio é mais intenso, esses conflitos são ainda mais comuns. Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores, clientes e fornecedores. Para que o empreendedor consiga minimizar conflitos entre os membros de sua equipe, é importante que tenha alguns cuidados.
Confira a palestra "A Mediação: Uma Nova Forma de Resolver Conflitos"apresentada pelo presidente do Instituto Vertus, Rubens Tilkian, durante a segunda edição do COEXP - Coaching Experience Day.
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Como evitar conflitos nas empresas
Em empresas, para se evitar conflitos em equipe desnecessários que podem gerar prejuízos, é imprescindível que os gestores sejam empáticos e se coloquem na posição da outra pessoa. Dessa forma, terá o outro ponto de vista, que ajudará a compreender as razões que levaram o outro a tomar a decisão que levou ao conflito.O líder deve sempre ser justo antes de tomar qualquer medida, ouvindo e entendendo os dois lados conflitantes. Deve ter uma postura racional e não se envolver emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Porque as pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.
Como fazer a gestão
O gestor responsável por apartar a discussão deve procurar fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária. E por fim, mas não menos importante, o líder jamais deve se omitir perante discussões, nunca sair antes de resolver o conflito.Se após todas essas ações o impasse persistir, então a gestão deve tomar as medidas cabíveis. Às vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em consideração para decidir. Com os líderes seguindo dessa forma para resolverem os possíveis conflitos, com o passar do tempo, seus liderados perceberão que a negociação equilibrada sempre será o melhor caminho e as discussões dentro da empresa diminuirão muito.
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