Escrito por Sulivan França - 04 de Setembro de 2017

A gestão estratégica de pessoas é fundamental para viabilizar o andamento de qualquer organização, o atendimento às suas demandas e o alcance de seus objetivos.

E é natural que seja assim.

Afinal, uma empresa em crescimento precisa de um time de profissionais talentosos, além de estar alinhada à necessidade de evolução de posições críticas.

Se ela enfrenta um momento difícil, por exemplo, deve fazer a gestão do dimensionamento da força de trabalho como alavanca para o aumento de produtividade, de modo a proteger a longevidade organizacional.

São os colaboradores que irão levar o negócio aos resultados que deseja. 

O mesmo vale para cenários positivos, como de expansão de mercado ou lançamento de novas soluções.

Independentemente da necessidade, atrair e reter talentos, gerir o conhecimento produzido, garantir processos sucessórios e ter um ambiente estimulante de trabalho são elementos de prioridade da maioria das organizações. 

Por isso, a gestão estratégica de pessoas não se restringe à área de recursos humanos, mas é compreendida como uma responsabilidade de todos os líderes da organização.

Quer saber mais sobre o conceito e sua importância?

Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Boa leitura!

O CONCEITO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

A gestão estratégica compreende de maneira profunda o ciclo de vida do trabalhador na empresa.

Ela faz o delineamento de políticas, processos e metodologias aderentes às necessidades da organização e do empregado para cada estágio desse ciclo de vida.

Para tanto, visa garantir que as práticas e políticas de recursos humanos estejam funcionando a serviço da empresa.

Cabe lembrar que a área de recursos humanos é relevante no estabelecimento de políticas, processos e metodologias para a gestão estratégica de talentos, considerada grande força motriz na criação de fatores críticos de sucesso para o bom desempenho da empresa.

O que se costuma dizer é que a gestão estratégica tem alcance global e também local.

Significa que ela possui a escalabilidade desejada por grandes organizações, ao mesmo tempo em que permite a flexibilidade necessária para se realizar adaptações a cada região ou unidade de negócio. 

Podemos defini-la ainda como um pilar essencial para a criação de uma cultura de alta performance, na qual os colaboradores da empresa são valorizados e reconhecidos e, por isso, trabalham no topo de seu potencial e contribuem de forma efetiva para a geração de resultados para a empresa.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

A gestão estratégica de pessoas está diretamente ligada à vantagem competitiva - e essa é uma das principais razões para apostar no conceito.

Uma empresa que se dedica ao capital humano percebe resultados positivos em seus processos e, por consequência, o crescimento do seu negócio.

As mudanças favoráveis e significativas se dão pelo aumento da motivação e da produtividade dos funcionários. 

Ao compreender integralmente o ciclo de vida do trabalhador na empresa, a gestão estratégica de pessoas incita a satisfação e a realização dos profissionais.

Quando os colaboradores estão contentes com o seu trabalho, é possível observar uma melhora no clima organizacional. 

Essa atmosfera positiva ocorre também quando existe uma relação próxima entre as expectativas dos funcionários com a da organização. Desse modo, quando há congruência entre elas, a busca pelos objetivos é ainda mais certeira.

Outro benefício de fazer a gestão estratégica de pessoas aparece na atração de talentos. 

Não é novidade para ninguém que as marcas empregadoras bem-sucedidas costumam despertar o interesse de profissionais mais qualificados. Ao mesmo tempo, a concorrência por vagas permite que o processo de recrutamento e seleção tenha critérios mais rigorosos.

Assim como a atração, a retenção de talentos também precisa ser citada como vantagem da estratégia. Afinal, não faltam pesquisas para comprovar que os índices de rotatividade caem quando os funcionários estão satisfeitos e realizados. 

DICAS PARA FAZER A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 

Depois de conhecer as vantagens do processo, só resta saber como colocá-lo em prática.

O primeiro passo para implementar a gestão estratégica na sua empresa é reconhecer o valor humano. A organização deve entender a relação das pessoas com o sucesso ou insucesso de um negócio.

Mas atenção: é preciso que isso seja demonstrado em ações e não apenas no discurso de que a preocupação faz parte da cultura organizacional.

Se a sua empresa compreende essa importância, confira a seguir cinco valiosas dicas para fazer a gestão estratégica de pessoas:

1. Crie políticas de RH

Estabelecer as diretrizes de RH na empresa é fundamental para que exista um guia a ser utilizado pelos funcionários. 

Lembre-se de reforçar os valores e princípios da organização, assim como as condutas adequadas dentro e fora do ambiente de trabalho.

Outras questões também importantes, como remuneração, benefícios, carreira, programas de qualificação e capacitação, avaliação de desempenho, dentre outras, precisam ser bem definidas. 

Afinal, para o trabalhador, são pontos de total interesse e que repercutem na sua satisfação com o emprego e, por isso, no próprio desempenho.

2. Estruture os processos de recrutamento e seleção

Assim como as políticas de RH, os processos relacionados à contratação de funcionários devem ter critérios bem alinhados.

Ao publicar vagas abertas, por exemplo, certifique-se de divulgar todas as informações necessárias. Conheça cada cargo dentro da organização e as competências exigidas para a posição.

Também é muito importante apresentar os atributos da organização e a filosofia organizacional. Os candidatos precisam estar cientes da cultura e do propósito da empresa. 

3. Desenvolva constantemente os profissionais 

O mercado se transforma o tempo todo e as organizações precisam acompanhar as mudanças, assim também como os profissionais.

É primordial que haja a atualização constante por parte dos gestores e funcionários, o desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais, além da capacidade de inovação.

Uma organização que realiza a gestão estratégica de pessoas deve investir na qualificação dos seus colaboradores, promovendo palestras e workshops pertinentes, além de possuir programas de capacitação.

Também a cultura organizacional deve incentivar o próprio funcionário a buscar sempre a evolução pessoal e profissional, demonstrando os benefícios que ele colhe ao seguir por esse caminho.

4. Tenha objetivos e metas bem definidos 

Quando se tem um propósito claro, fica mais fácil incentivar e direcionar os esforços dos profissionais.

Por isso, as metas são excelentes estímulos para a conquista dos objetivos. 

Quando definidas de forma inteligente, os profissionais se sentem motivados a cumpri-las, a produtividade pode ser percebida e o resultado final desejado se torna mais próximo.

COMO O COACHING QUALIFICA  A PERFORMANCE DE EQUIPES

Como vimos, a gestão estratégica de pessoas é uma ferramenta muito valiosa para qualquer organização.

Mas para que seus benefícios apareçam no campo prático, os colaboradores devem estar engajados para buscar os resultados e atingir aos objetivos esperados pela empresa. 

O desafio maior pode estar na tarefa de manter os colaboradores motivados. Isso porque a motivação é uma habilidade por vezes carente em algumas pessoas.

Por isso, se você quer melhorar a performance da sua equipe, pode recorrer ao Coaching.

A metodologia utiliza técnicas e ferramentas com embasamento científico para estimular o autoconhecimento no indivíduo. Com base nesse exercício, é possível identificar as competências existentes e as habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Além disso, o Coaching auxilia a definir os objetivos e os caminhos a serem percorridos para que sejam alcançados, com ações e estratégias que mantenham o foco e o comprometimento. 

CONCLUSÃO

Você conheceu neste artigo o conceito de gestão de pessoas estratégica, suas vantagens e as principais dicas para colocar o processo em prática.

Fica claro que o foco no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador repercute positivamente nos resultados individuais e coletivos.

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