Escrito por Sulivan França - 25 de Outubro de 2017

A gestão de pessoas por competência é a possibilidade de orientar as ações de indivíduos, no intuito de se construir uma organização eficaz para atingir suas metas e objetivos.

Esse tema é importante para o funcionamento das empresas com excelência, porque a competência não se limita a um conjunto de habilidades que alguém possui, mas envolve todos os seus valores e crenças que influenciam sua conduta e direcionam todos os seus relacionamentos e decisões.

Competências humanas e organizacionais

As competências podem ser classificadas como humanas, ou seja, relacionadas ao indivíduo, e organizacionais, referentes à organização.

Vale ressaltar que é o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional. Por isso, quando uma empresa define o perfil de competências individuais para o ocupante de uma função, está também explicitando as suas expectativas com relação ao comportamento, posturas, habilidades e conhecimentos que os profissionais precisam possuir para a realização eficaz de seu trabalho.

As competências individuais

Existem três categorias de competências individuais valorizadas e desenvolvidas, para contribuir com o conjunto de competências organizacionais: competências pessoais, competências técnicas e competências gerenciais.

Nas abordagens das competências individuais existentes em uma empresa, pode-se definir uma competência principal da organização, e isso significa que só existe competência organizacional se os profissionais apresentarem esta mesma competência.

Gestão por competência nas organizações

O sistema de gestão por competência inicia a partir da definição dos objetivos estratégicos da empresa, com base em sua principal competência. Alguns fatores relevantes precisam ser levados em conta na definição dos objetivos, como a missão, a visão e os valores.

A implantação de um processo de gestão por competências requer investimento de tempo e em treinamento. Esses recursos vão gerar benefícios em longo prazo, porque desenvolvem os seus colaboradores e aumentam os índices de produtividade.

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