Importância do contrato no processo de coaching
É útil ter um contrato por escrito e claro com o coachee. Também é necessário ter um contrato com o cliente – a organização -, e isso é mais bem expresso na matriz de objetivos públicos e privados.
Não se pode querer ser muito exigente ao apresentar o contrato como um documento legal para as partes não se sentirem constrangidas. O propósito do contrato é garantir um relacionamento produtivo e livre de problemas, com qualquer outro contrato. Talvez você não precise dele até que ele seja feito, e se ainda o fez é muito tarde para providenciá-lo. Ele deve incluir os objetivos do programa e as medidas do sucesso, as regras básicas e os custos apropriados.
Duração e frequência das reuniões
Não há regras estabelecidas sobre a frequência ou duração das reuniões, e cada relacionamento de coaching se desenvolverá dentro de seu próprio padrão. O ponto de partida, como você deve ter imaginado, é perguntar ao coachee. Além disso, há alguns fatores que devem ser considerados no desenvolvimento de um programa:
• O esquema do uso do tempo para atingir os objetivos.
• A necessidade de suporte que o coachee tem.
• O nível de elasticidade dos objetivos.
Acho muito difícil conseguir conquistar qualquer coisa de valor quando se faz o coaching do tipo formal em menos de uma hora e normalmente marco sessões de uma hora e meia a duas horas. Isso também se deve ao fato de que não estou no local, como a maioria dos gerentes, e quero garantir que as sessões sejam plenas.
Se o coach e o coachee trabalham no mesmo prédio, é mais fácil que eles se encontrem novamente ou conversem no intervalo das reuniões. No começo de um relacionamento de coaching, os encontros tendem a ser mais frequentes, digamos quinzenais, e então mudam para uma vez a cada três semanas ou um mês. Isso ocorre os coachees tendem a precisar de mais ajuda nos estágios iniciais, enquanto consideram mudanças a serem feitas e começam a colocá-las em prática.
As informações desse texto foram extraídas do livro Coaching Eficaz de Myles Downey, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.